Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Vale participa de ação voltada para inclusão de pessoas com deficiência

Vale participa da programação da 13ª Semana de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Parauapebas

A Vale marcou presença na programação da 13ª Semana de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência de Parauapebas. A empresa, entre outras entidades, participou de ação desportiva e de cidadania voltada para pessoas com deficiência realizada na última semana.

A ação, que teve como tema “Deficiência não é uma opção, respeite a inclusão”, foi uma inciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Gildiney Sales, que possui deficiência visual e é gerente Executivo das Operações da Vale em Carajás, buscou motivar o grupo para entrada no mercado de trabalho contando um pouco de sua trajetória. Ele destacou a importância da parceria público-privada e da sociedade na busca de entender as dificuldades, de ouvir e buscar com as pessoas com deficiência, soluções para criar oportunidades. “Nós entendemos que as pessoas com deficiência precisam de condições de qualificação e formação, além das questões que envolvem acessibilidade, igualdade e condições para se inserir no mercado de trabalho”, destacou Sales.

Na terça-feira, 21/9, no qual é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, a empresa também participou de ação realizada na Escola Fernando Pessoa. Além de palestras sobre empoderamento, empreendedorismo, carreira e inovação, também foram fornecidas orientações sobre carreira na Vale para pessoas com deficiência e cadastro desses profissionais no banco de oportunidades da empresa.

A Vale estimula fortemente a participação de pessoas com deficiência nos processos seletivos promovidos pela empresa. Sarah Lopes passou por um deles e atualmente trabalha em Carajás, no município de Parauapebas, na equipe de gestão e contratos do negócio de Metais Básicos desde dezembro de 2019. Ela é formada em Engenharia Civil e integra a equipe de Gestão e Contratos do negócio de Metais Básicos desde dezembro de 2019.

Sarah tinha o sonho de trabalhar em uma grande empresa. “E aos 25 anos isso foi possível. Vivo e desfruto desse sonho a cada dia”, conta. “Existem muitos deficientes com vontade de aprender, crescer e ter o seu trabalho. Mas infelizmente muitas vezes esses deficientes deixam de sair de casa e ir em busca dos seus sonhos justamente pelo medo de como serão recebidos pela sociedade, acessibilidade nas ruas e nos estabelecimentos”, destaca Sarah.

Seleção
Este ano, a Vale promoveu processos seletivos exclusivos para talentos com deficiência. Ao todo foram mais de 300 vagas abrangendo diversos cargos, em áreas operacionais e administrativas, incluindo o trabalho remoto, em todo o Brasil. Criar cada vez mais oportunidades para profissionais com deficiência é parte do movimento da Vale de se tornar mais diversa e inclusiva.

“Estamos em uma jornada de transformação e acreditamos que a evolução da Vale exige contribuições de múltiplas perspectivas e experiências. Somos uma empresa feita por pessoas e para pessoas e atrair talentos diversos é fundamental para que possamos inovar e construir uma companhia cada vez mais sustentável”, destaca Mira Noronha, gerente global de Atração de Talentos da Vale.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário