Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Vale realiza campanha de segurança ferroviária no Carnaval

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O trabalho preventivo é realizado o ano inteiro e intensificado em períodos festivos. O objetivo é sensibilizar e conscientizar a população para a convivência segura com a ferrovia

“Seja nota 10 no quesito segurança”. Este é o tema da campanha deste ano, que a Vale realiza sobre segurança ferroviária no Carnaval. O objetivo da ação é sensibilizar a população para a convivência harmoniosa com a ferrovia e reforçar a importância de se adotar comportamentos e atitudes seguros nas proximidades da linha férrea.


No Carnaval, há um fluxo maior de pessoas pelas vias, o que requer maior atenção e cuidado nos cruzamentos com a Estrada de Ferro Carajás (EFC). Neste período, a Vale reforça a entrega de materiais educativos nas abordagens feitas pelas equipes em campo, que visitam escolas, comércios e bares ao longo da ferrovia no Pará e no Maranhão.

Além da atuação das equipes, a campanha envolve a divulgação de mensagens de segurança nas mídias, nos informativos oficiais da Vale, no trem de passageiros e nas redes sociais da empresa. É um trabalho constante de prevenção ao longo do ano e intensificado em períodos festivos, a exemplo das férias escolares e das festas do final do ano, assim como no carnaval.

Perto da ferrovia é preciso redobrar a atenção e jamais atravessar quando o trem estiver vindo. É importante parar, escutar e sempre olhar para os dois lados antes de cruzar a ferrovia. Este cuidado merece ainda mais atenção porque um trem, diferente de um carro leve, pode percorrer até 1.000 metros antes de parar completamente.

O trânsito mais seguro é responsabilidade de todos. Isso envolve adoção de comportamento seguro, independentemente de se estar na condição de pedestre, ciclista ou condutor. Além das campanhas que a Vale realiza ao longo do ano, a empresa mantém a ferrovia devidamente sinalizada. São mais de 100 travessias, incluindo passagens em nível, viadutos e passarelas construídos para ampliar a mobilidade das comunidades próximas à ferrovia e permitir o cruzamento seguro para todos.

Atente às orientações:

– Pare, olhe e escute: motoristas, ciclistas e pedestres devem atentar para a sinalização quando estiverem perto da linha do trem;

– Só atravesse a linha férrea em locais seguros e sinalizados;

– Se beber, não dirija. Nunca tente cruzar a ferrovia após ter consumido bebida alcoólica. Isso diminui seu nível de atenção e pode causar acidentes;

-Não ande ou brinque sobre os trilhos;

-Não estacione seu carro próximo a linha férrea;

– Ao ouvir a buzina, fique atento: é sinal de que o trem vai passar;

– Não pule nos engates dos vagões;

– Não tente passar por baixo dos vagões enquanto o trem está parado. Ele pode se movimentar a qualquer momento;

– Evite andar a pé ou de bicicleta próximo à ferrovia;

– Não pegue carona nos vagões e

– Em situações de risco próximo à ferrovia, ligue pro Alô Ferrovias 0800 285 7000.

Publicidade

Veja
Também