Vale vai doar madeiras para membros do Polo Moveleiro de Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Representantes da Vale estiveram na última segunda-feira, 29, conhecendo as instalações da Serraria do Polo Moveleiro. A visita é mais uma etapa do processo de doação das madeiras da Vale para a Cooperativa da Indústria Moveleira e Serradores de Parauapebas (Coopmasp).

O secretário municipal de Desenvolvimento, Isaías Queiroz, o vereador Francisco Pavão, representantes da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e os trabalhadores do local acompanharam a visita.


O pátio de estocagem da Vale possui 14 mil metros cúbicos de várias espécies de árvores. A doação dessas madeiras faz parte da execução do projeto Madeira Legal para aumentar a produção das 92 unidades de movelaria, que mobilizam cerca de mil trabalhadores.

O projeto piloto prevê a doação de dois mil metros cúbicos de madeira, dos quais serão destinados15 metros cúbicos para cada moveleiro, com uma condição: de que ninguém divida a madeira com outra serraria, conforme frisou o presidente da Coopmasp, Sérgio Ferreira.

O representante da Vale, Luiz Veloso, destacou o interesse da empresa em fazer a doação. “A Vale tem a intenção de fazer a doação, e aqui estamos cumprindo mais uma etapa. Precisamos ter a garantia de que as pessoas vão trabalhar com segurança. Sabemos a importância de fomentar a economia, mas para isso é fundamental o cumprimento das exigências legais, dos trâmites internos e dos órgãos envolvidos”, explicou.

Como parte de um projeto de governo de geração de emprego e renda, a Seden busca parcerias para alavancar o Polo Moveleiro.  “Assim que assumimos a Seden, procuramos retornar o processo de doação dessas madeiras para os trabalhadores do Polo Moveleiro. Já fizemos a visita ao pátio da Vale. O processo está avançando; acreditamos muito nesse projeto”, destacou Isaías Queiroz.

O secretário ressaltou outras ações do governo em favor dos trabalhadores do polo, com a exposição de móveis no Partage Shopping, que irá até o dia 11 de junho e que já desperta interesse de outras regiões. “Já fomos convidados para fazer a exposição no Nordeste. Acredito que com essa madeira vamos ficar conhecidos nacional e internacionalmente”, observou o secretário.

Publicidade

veja também