Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Veja a programação oficial do 29º aniversário de Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Inaugurações, lançamento de campanhas, ações de cidadania, caminhada, show com artistas locais e nacionais, dança, esporte e um enorme bolo. Tudo isso e muito mais fazem parte da programação de aniversário de 29 anos de Parauapebas, a ser festejado no dia 10 de maio.

Com o slogan “Parauapebas 29 anos, o lugar da nossa gente”, as comemorações irão começar na próxima terça-feira, 2, e irão se estender até 28 de maio, com o envolvimento de várias secretarias sob o comando da prefeitura, que no dia 26 de maio vai entregar uma obra há anos esperada por um grupo que não vê a hora de morar debaixo do seu próprio teto: as 1.008 famílias beneficiadas com um apartamento do Residencial Alto Bonito. Em ato simbólico, as chaves serão entregues pelo prefeito Darci Lermen, em cerimônia a partir das 16 horas.


Novos espaços

Ao longo do mês, serão seis as inaugurações: no dia 4 de maio, do Espaço Azul, para atendimento ao homem, no Hospital Geral de Parauapebas (HGP); no dia 5, do novo espaço do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro da Paz; no dia 8, do Centro de Assessoria Jurídica da Mulher.

Nos dias 11 e 16 de maio, a prefeitura vai inaugurar duas Unidades Básicas de Saúde (UBS): do Rio Verde, na rua do Comércio, e da Cidade Nova, na rua A. Já no dia 19 de maio, será inaugurado o Balcão da Juventude, no Center Cidade Nova.

No dia 23 de maio, quando será feito o lançamento do Comitê Municipal do ID Jovem e será assinada a Ordem de Serviço do Diagnóstico Municipal da Juventude. Antes disso, no dia 6, será realizada a Caravana da Juventude, com concentração na praça da Escola Faruk Salmen.

Em meio às inaugurações, será lançado no HGP, às 14 horas do dia 9 de maio, um serviço de saúde que vai aliviar a dor de mais de 500 vítimas de câncer em Parauapebas: o da Oncologia.

Campanhas, atos e ações

Serão três as campanhas durante as homenagens a Parauapebas. A primeira a ser lançada, no dia 9 de maio, será a de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. Dois dias depois, será a vez da Campanha Maio Amarelo, com o tema “Minha Escolha Faz a Diferença”. Por fim, nos dias 27 e 28 de maio, as comemorações do aniversário serão encerradas com uma intensa campanha de doação de sangue, no HGP.

As comemorações ainda preveem Ação Cidadania, na Praça de Eventos, com emissão de documentos, assessoria jurídica, consulta médica e diversão para as crianças, entre outras atividades; ato cívico, com desfile da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, bem como apresentação da banda da Escola de Música Waldemar Henrique; sessão especial na Câmara de Vereadores, para exposição da história de Parauapebas; comemoração ao Dia das Mães, com café da manhã; seminário sobre Acolhimento das Crianças e Adolescentes; entrega de um veículo para o Cadastro Único; e visita ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS).

O grande dia

No dia 10 de maio, uma quarta-feira, Parauapebas vai amanhecer em festa. Às 8 horas, uma caminhada vai sair da prefeitura até a Praça de Eventos, onde o prefeito Darci Lermen, equipe de governo e convidados farão o corte de um bolo de 29 metros de comprimento. Quem estará lá para receber o prefeito serão 29 mulheres pioneiras do município.

Mais tarde, já às 18 horas, haverá “Aulão de Zumba” para quem não perde o rebolado. Já para quem não dispensa um bom futebol, a partir das 18h30, no Estádio Rosenão, irá rolar um amistoso entre Seleção Brasileira Master X Seleção de Parauapebas Master.

A noite será fechada com um grande show na Praça de Eventos, onde haverá queima de fogos e apresentação dos artistas locais DJ Rodrigo Libra, Léo Bruno, Jairo Ueno e Açaí com a Banda Tropa Louca. O show nacional ficará por conta de João Neto e Frederico.

Contudo, esse não será o único show de comemoração ao aniversário de Parauapebas. No dia 8 haverão shows gospeis com cantores locais. Já no dia 9 de maio, haverá apresentação do DJ Ozzi Mix, Malícia do Forró e da Banda Lamezon. A atração nacional é o cantor Mano Walter. E no dia 11 de maio, o show será com o padre Alessandro Campos.

Reportagem: Hanny Amoras

Publicidade

Veja
Também