Vereador Francisco Eloecio requisita espaços para prática de esporte nas aldeias indígenas e no Bairro Panorama

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Considerando a dívida histórica que o Brasil tem com a população indígena, o vereador Francisco Eloecio (PRB) pediu, como forma de minimizar a exclusão ocorrida ao longo dos anos, que a prefeitura viabilize a construção de quatro campos de futebol e quatro quadras poliesportivas nas terras indígenas.

O pedido foi oficializado na Indicação 278/2021, onde Francisco ressaltou que o oferecimento de políticas públicas de esporte e lazer é um importante instrumento de inclusão social. Por isso, é importante proporcionar o acesso ao esporte às comunidades indígenas.


O legislador ainda revelou que os indígenas da região têm uma especial afinidade com o futebol, por isso o pedido se concentra na solicitação de construção de quatro campos de futebol e quatro quadras poliesportivas para atender às aldeias Katetê, Djudjêko, Ôôdjã e Pokró.

Francisco pediu que todas essas estruturas sejam entregues devidamente cercadas por alambrados e com a iluminação adequada. E, ainda, com os equipamentos esportivos pleiteados e com o consequente fomento de atividades esportivas.

Em seguida, o vereador Francisco Eloecio apresentou a Indicação n° 279/2021, onde requisitou que o Poder Executivo Municipal atendesse às demandas da Associação de Moradores do Bairro Panorama, localizado no Complexo VS10.

No pedido, o legislador requereu serviços de pavimentação asfáltica e drenagem, adição do bairro na rota do transporte público, construção de creche, Unidade Básica de Saúde (UBS) e praça com academia de ginástica ao ar livre.

Francisco contou que visitou o bairro e se reuniu com membros da associação, que expressaram imensa indignação em relação às questões estruturais do bairro. Isto porque o bairro não possui nenhuma rua asfaltada e este problema afeta muito os residentes, pois não há limpeza no local e é inviável o deslocamento de transportes grandes por várias ruas que deveriam ser de acesso.

Representantes da associação de moradores afirmaram que o Bairro Panorama foi um dos primeiros a serem criados no Complexo VS10, mas nada foi agregado a ele desde sua criação.

“É necessário que sejam tomadas as devidas providências o quanto antes. Primeiro, deve ser desenvolvida a construção da pavimentação asfáltica com drenagem adequada. Logo após, o bairro necessita de certas acessibilidades, como, por exemplo, ser incluído na rota o transporte público da cidade, por conta da distância em que se encontram as estruturas básicas”, alegou Francisco Eloecio.

Votação

Ao serem colocadas para votação parlamentar na sessão ordinária de terça-feira (4), as Indicações nº 278 e 279/2021 foram aprovadas pelos vereadores. Com o parecer favorável da Casa Legislativa, as proposições serão enviadas ao Poder Executivo, que deverá analisar e implementar os pedidos.

veja também