Vereador Francisco Eloecio solicita criação do cargo de gerontólogo para atender aos idosos na rede pública

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Vereador Francisco Eloecio (PRB)

Na sessão ordinária desta quarta-feira (8), o vereador Francisco Eloecio (Republicanos) apresentou duas proposições solicitando à prefeitura providências no funcionalismo público para melhor atendimento aos idosos e recuperação de rua no Bairro Betânia.

Cargo de gerontólogo
A criação do cargo de gerontólogo foi solicitada na Indicação nº 564/2021.  Conforme explicou o parlamentar, gerontólogo é o profissional de saúde no aspecto da gerontologia, que significa estudo do envelhecimento, sendo a pessoa competente para gerir a atenção e estudar aspectos biológicos, psicológicos e sociais da velhice, já que o envelhecimento saudável é mais que apenas a ausência de doenças.


“É importante acompanhar o processo de envelhecimento de uma pessoa para proporcionar mais qualidade de vida em termos de saúde física, psicológica e biológica”, alegou Francisco Eloecio.

Ele ainda destacou que este profissional, através de sua competência interdisciplinar, busca elevar as condições de vida dos idosos, desenvolvendo projetos, além de atuar na administração de instituição de permanência para idosos.

Esses profissionais são responsáveis pela prestação de apoio familiar, por meio de acompanhamento e suporte, aconselhando e orientando sobre os cuidados e tratamentos necessários pra cada caso.

Por fim, o legislador explicou que o envelhecimento é um processo de adaptação às mudanças que ocorrem ao longo da vida e o gerontólogo irá, de forma técnica, ajudar na manutenção de uma boa velhice. Por isso, o profissional deve ser incluído nas estruturas organizacionais das secretarias municipais de Assistência Social (Semas), de Saúde (Semsa), de Cultura (Secult), de Esporte e Lazer (Semel) e da Mulher (Semmu).

Reforma de via no Bairro Betânia
Ainda na ocasião, o vereador Francisco Eloecio apresentou ao plenário a Indicação n° 565/2021, pedindo ao Poder Executivo municipal a manutenção da Rua São Lázaro, no Bairro Betânia.

O pedido foi feito através de demanda enviada ao gabinete do parlamentar. Segundo ele, os moradores da Rua São Lázaro descreveram as dificuldades da via, em que grande parte encontra-se com esgoto a céu aberto, diversos buracos e parte da rua intrafegável para carros.

“A rua há muito tempo vem com essas dificuldades, devido ao grandioso volume de água no período do inverno que agravou as condições dessa via pública. Por isso, o governo deve promover uma visita ao local de forma urgente e as devidas melhorias que forem necessárias, para possibilitar melhora no tráfego e segurança aos moradores”, pediu o vereador.

Para ele, a obra deve ser realizada urgentemente, já que o período de chuva se aproxima e os moradores estão preocupados com as condições ruins da via, que pode piorar ainda mais com o período chuvoso.

Votação
Ao serem colocadas para votação parlamentar, as indicações foram aprovadas em unanimidade. Com o parecer favorável da Câmara, ambas serão enviadas ao Poder Executivo, que deverá analisar e, se possível, implementar os pedidos.

veja também