Proposta apresentada busca fortalecer educação no trânsito, prevenir acidentes e promover conscientização da população

A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou, durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (12), a Indicação nº 316/2026, de autoria do vereador Léo Márcio, que solicita ao Poder Executivo a criação da Escola Municipal de Trânsito no município.
A proposta tem como principal objetivo promover educação para o trânsito, conscientização cidadã, prevenção de acidentes e fortalecimento da segurança viária em Parauapebas.
De acordo com o texto apresentado no plenário, a futura escola seria voltada para ações permanentes de orientação e formação de condutores, pedestres, ciclistas, estudantes e da população em geral, funcionando como instrumento de apoio às atividades desenvolvidas pelo órgão municipal de trânsito.
Na justificativa da indicação, o parlamentar destacou que a educação é um dos pilares fundamentais para a construção de um trânsito mais seguro, ao lado da engenharia de tráfego e da fiscalização.
Segundo o vereador, o Departamento Municipal de Trânsito não deve ser visto apenas como um órgão responsável pela aplicação de multas, mas também como uma instituição com função educativa, preventiva e social.

A proposta prevê que a Escola Municipal de Trânsito realize palestras, cursos, campanhas educativas, treinamentos, atividades lúdicas e projetos pedagógicos relacionados à segurança viária.
O projeto também sugere que o espaço atenda estudantes das redes pública e privada, motociclistas, motoristas profissionais, idosos, ciclistas, pessoas com deficiência e demais integrantes da comunidade.
Outro ponto destacado na indicação é a possibilidade de parcerias entre o município, instituições de ensino, autoescolas, empresas e entidades da sociedade civil para ampliar as ações educativas voltadas à direção defensiva, respeito às leis de trânsito, cidadania e acessibilidade.
Conforme o documento aprovado pela Câmara, a implantação da Escola Municipal de Trânsito poderá contribuir para a redução de acidentes, diminuição da imprudência nas vias e fortalecimento da cultura de paz no trânsito.
Após aprovação em plenário, a indicação será encaminhada ao prefeito Aurélio Goiano para análise e possível implementação por parte do Poder Executivo Municipal.









