Vereador Léo Márcio requer escola-modelo em turismo e título honorífico a policial militar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Léo Márcio – Pros

Uma indicação e um projeto de decreto legislativo foram apresentados na sessão ordinária do dia 22/02 pelo vereador Eleomárcio Almeida de Lima (Pros), conhecido por “Léo Márcio”, sugerindo implantação de uma escola-modelo em turismo (Indicação nº 18); e propondo concessão do título de “Cidadão Honorário” ao capitão PM Jardson Costa dos Santos (Projeto de Decreto Legislativo nº 22).

Escola-modelo em turismo


A escola-modelo em turismo é uma iniciativa de âmbito nacional, idealizada em 2019, quando o Ministério do Turismo, em conjunto com o Ministério da Educação, passou a estudar a ideia de criar uma instituição especializada em turismo com foco na preparação de mão de obra.

De acordo com justificativa do parlamentar, a escola-modelo em turismo tem como finalidade formar profissionais atuantes em diversos segmentos do mercado de trabalho, por meio de realização de cursos de formação, tais como qualidade em serviços turísticos, vendas, segurança na manipulação de alimentos, eventos, operação hoteleira e noções de línguas estrangeiras, bem como qualificar vendedores ambulantes, garçons, camareiras, mototaxistas, taxistas, gerentes, proprietários de hotéis, quiosques, balneários e trade em geral.

“Para subsidiar esta indicação, sugiro que tal ação fique a cargo da Secretaria Municipal de Turismo, a fim de que realize os procedimentos administrativos necessários para promover os referidos cursos”, sinaliza Léo Márcio, adicionando que a Secretaria Estadual de Turismo já promove o Programa Estadual de Qualificação do Turismo, com cursos de recepcionista e camareira, nos municípios de Belém e Mosqueiro.

Destacando que o turismo possui potencial de se transformar em uma das maiores matrizes econômicas de Parauapebas, o vereador reconhece que o município ainda é carente em fomento turístico, pois, em determinados períodos, inúmeros munícipes buscam outras localidades e atrativos, levando consigo um giro econômico que poderia acontecer no próprio território.

Título de “Cidadão Honorário”

Conforme explicou Léo Márcio na proposição, Jardson Costa dos Santos, mais conhecido como “Capitão Costa”, atualmente exerce o cargo de comandante da 1ª Companhia no 23º Batalhão da Polícia Militar do Estado Pará em Parauapebas e de chefia da 1ª Seção do Batalhão.

Nascido e criado em Belém, “Capitão Costa” ingressou na Polícia Militar no ano de 2005, no cargo de soldado. Em 2010, realizou o concurso para oficial da PM, logrando a respectiva aprovação, e em 2014 chegou a Parauapebas, onde passou a construir “uma história permeada de muito trabalho, amigos, família e dedicação”.

Em Parauapebas, o policial militar atuou em diversas missões de apoio à sociedade e de combate à criminalidade, em especial nas atividades de reintegração de posse de áreas urbanas e rurais, combate ao tráfico de entorpecentes e crimes contra o patrimônio.

“Homenagens desta natureza demonstram a valorização que a coletividade deve prestar a essa classe, pois são esses servidores que dia e noite colocam suas vidas em risco para nos proteger”, destaca Léo Márcio.

Depois de lidas pelo autor, as duas proposições foram aprovadas pelos demais vereadores em plenário e encaminhadas para serem avaliadas pelo Poder Executivo.

veja também