Vereador propõe distribuição gratuita de absorventes para mulheres de baixa renda

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Tendo em vista que muitas mulheres não possuem condições financeiras para comprar absorventes íntimos para sua higiene no período menstrual, o vereador Zacarias Marques (PP) propôs ao prefeito Darci Lermen que elabore um projeto de lei que institua a obrigatoriedade de fornecimento gratuito de absorventes higiênicos para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica.

A proposta foi apresentada por meio da Indicação n° 458/2021, na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas.


Na justificativa da proposição, o vereador relata que a falta de condição financeira para comprar absorventes e de estruturas sanitárias estão entre as causas do problema batizado como pobreza menstrual e reconhecido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Uma em cada 10 meninas no mundo deixam de ir à escola quando estão menstruadas. No Brasil, estima-se que sejam uma em cada quatro.

A impossibilidade de comprar absorventes faz com que muitas vezes as mulheres utilizem outros meios para conter o sangramento. Isso pode acarretar problemas sérios de saúde como infecções, coceiras na região vaginal e corrimento. Outrossim, a fragilidade psicológica que tal situação causa a mulher restringe sua tranquilidade para as atividades corriqueiras”, argumentou.

Junto a indicação, Zacarias anexou o anteprojeto de lei, como sugestão para que o prefeito elabore a proposição. No texto, a sugestão é para que o projeto determine a distribuição gratuita de absorventes nas unidades e saúde do município.

Praça

Na mesma sessão, Zacarias Marques apresentou ainda a Indicação n° 457/2021, na qual solicita estudo de viabilidade para implantação de praça com academia ao ar livre em frente à Igreja Santa Terezinha, localizada na Rua Novo Horizonte, no Bairro São José.

O intuito deste pedido é o aproveitamento da área e tem como foco principal encerrar o uso do espaço pelos moradores da região como depósito de lixo, pois é frequente que pessoas descartem naquele local o lixo proveniente de suas residências e entulhos. Além disso, a área em questão tem espaço propício para abrigar uma praça pública que servirá como opção de lazer para os moradores da região e a instalação de equipamentos de academia incentivará a prática de exercícios, promovendo a saúde da população daquele bairro”, justificou o vereador.

Aprovação

As duas indicações de Zacarias Marques foram aprovadas. A Indicação n° 458/2021 foi enviada para análise do prefeito Darci Lermen. Já a Indicação n° 457/2021 foi encaminhada ao prefeito e para os secretários municipais de Urbanismo, Morvan Cabral, e de Obras, Wanterlor Bandeira.

veja também