Single Posts
Confirmados
27.118
Single Posts
Recuperados
17.094
Single Posts
Óbitos
184

 Publicidade

Vereador propõe entrega da comenda Mérito Milton Martins a duas pioneiras de Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Eleição para mesa diretora na Câmara Municipal movimenta bastidores do Legislativo

Vereador Zacarias (sem partido)

Na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (12), o vereador Zacarias Marques (PP) apresentou dois projetos de decreto legislativo que preveem a concessão da Comenda Municipal do Mérito Milton Martins às empreendedoras e empresárias Laura Miranda (fundadora do antigo restaurante Bebericar Comes & Bebes) e Aldina Chaves Sousa (atuante na área de cooperativismo).

O parlamentar ressaltou que, apesar do momento difícil enfrentado por todos, devido à pandemia do novo coronavírus, é importante valorizar a atuação de personalidades que prestaram relevantes serviços ao município.


“É justo e necessário que esta Casa continue reconhecendo os feitos de tantos pioneiros que contribuíram com o desenvolvimento de nossa cidade, gerando emprego e renda. No momento oportuno, vamos convidá-las para entregar os títulos e fazer uma grande festa para comemorar o valor da vida”, enfatizou.

Laura Miranda

Foi por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 2/2020 que Zacarias Marques indicou a entrega da comenda à senhora Laura Miranda, que é natural de Alenquer/PA, casada com Almir Lima Miranda e mãe de três filhos.

Laurinha, como é carinhosamente chamada, veio para Parauapebas quando o Projeto Carajás estava em fase de implantação. Aqui ela viu seu sonho de infância, de ser servidora pública, tornar-se realidade, ao ingressar na então Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), onde trabalhou por 12 anos, período de bastante aprendizagem, no qual chegou a ser premiada.

Quando a Vale foi privatizada, Laurinha optou pela demissão voluntária e decidiu arriscar e empreender, montando seu próprio negócio: um restaurante especializado no preparo de peixes.

Com o aprimoramento dos pratos, o empreendimento fez sucesso, ganhou fama nacional e trouxe reconhecimento para Laurinha, que chegou a participar do concurso nacional Mulher Empreendedora, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ficando entre as três finalistas.

Atualmente, Laurinha tem viajado por outros países pesquisando hábitos alimentares, sabores e ingredientes de diferentes povos. Seu novo projeto é o atendimento personalizado em eventos e residências.

Aldina Chaves Sousa

Já no Projeto de Decreto Legislativo nº 3/2020, Zacarias Marques propôs a entrega da Comenda Milton Martins a Aldina Chaves Sousa, que é natural de Barra do Corda/MA e mora em Parauapebas desde 1990.

Aldina Chaves se formou em Pedagogia e em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especializou-se em cooperativismo e atualmente faz mestrado nesta área.

Como contadora, está diretamente envolvida com o processo de formalização e legalização de sociedades, em especial às cooperativas de diferentes ramos de atuação.

Ela foi presidente da Associação de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Parauapebas (Adlisp) e trabalhou no Sebrae/PA como agente de desenvolvimento voluntário.

Desde 2018, Aldina é conselheira de administração (voluntária) da Organização das Cooperativas Brasileiras do Pará (OCB/PA) e delegada (voluntária) do Conselho Estadual de Contabilidade.

Entrega

Os dois projetos foram aprovados por unanimidade e serão encaminhados para promulgação pelo presidente da Câmara, Luiz Castilho. A entrega das honrarias será agendada posteriormente e deverá ocorrer em sessão solene.

 

Publicidade

Veja
Também