Publicidade

Vereador quer que lixeiras subterrâneas sejam instaladas em Parauapebas

Foto ilustrativa

Na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas da última terça-feira (23), o vereador Maridé Gomes (PSC) propôs, na Indicação n° 179, a instalação de um sistema de lixeiras subterrâneas em Parauapebas.

O vereador explicou que esse tipo de lixeira fica sob placas no chão imitando um piso, como uma espécie de calçamento, mas na verdade são estruturas profundas que ocultam caçambas instaladas em buracos que chegam a até dois metros abaixo do nível do chão.


De acordo com Maridé, são muitas as vantagens desse tipo de lixeira, pois, além do lixo ficar isolado e bem guardado, é possível fazer a separação dos detritos para reciclagem e ainda há o resultado urbanístico, pois a cidade fica mais bonita.

“Proporciona a superação de problemas como entupimento de bueiros e de outros escoadouros públicos, que ficam cheios em decorrência de enchentes que, normalmente, carregam os lixos deixados nas calçadas. Outra vantagem é a diminuição das viagens de caminhões de coleta, por conta da grande capacidade de armazenamento de detritos garantida pelas lixeiras. Ou seja, polui-se menos e realiza-se melhor reaproveitamento do lixo não-orgânico, visto que o coletor de lixo orgânico é separado do lixo reciclável”, explicou.

Maridé destacou ainda que o lixo reciclável poderá ser enviado diretamente para cooperativas de catadores de material reciclável, gerando renda para esses trabalhadores, como contrapartida social.

A Indicação n° 179/2020 foi aprovada e será enviada para análise do prefeito Darci Lermen e do secretário municipal de Obras, Wanterlor Bandeira.

Compartilhe essa notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Tags

Veja também

Fechar Menu