Publicidade

Vereador Rafael Ribeiro propõe título de ‘Cidadão Honorário’ ao pioneiro ‘Valdir da Usina’

Rafael Ribeiro – MDB

Foi aprovado na sessão da última terça-feira (7) da Câmara Municipal de Parauapebas o Projeto de Decreto Legislativo nº 4/2019, de autoria de Rafael Ribeiro (MDB), que concede o título de “Cidadão Honorário” ao ex-vereador Valdir Antônio Pereira, conhecido como “Valdir da Usina”, em reconhecimento aos importantes serviços prestados no município.

Na justificativa da proposição, Rafael apresenta um relato da trajetória do ex-vereador para embasar a entrega do referido título.


Trajetória

Valdir da Usina é natural de Sacramentos (MG) e chegou à região que se tornaria Parauapebas em 1983, depois de ter trabalhado na construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Aqui ele se tornou um empreendedor e criou sua primeira usina de beneficiamento de arroz, no Bairro Rio Verde, passando a ser conhecido como Valdir da Usina.

Na época, Parauapebas vivia tempos de intensas discussões acerca de sua emancipação política. Nesse contexto, Valdir criou a Associação de Moradores de Parauapebas, um instrumento de luta para o município que surgia.

Ele ingressou na política na primeira eleição municipal realizada em Parauapebas, no ano de 1988, concorrendo a uma vaga para vereador. Não foi eleito, mas ficou como suplente e posteriormente assumiu o mandato, ocupando a vaga de João Prudêncio de Brito, após a morte deste. Nos pleitos seguintes, foi eleito por mais três vezes, tendo o esporte local como sua principal bandeira.

Valdir da Usina foi responsável pela criação da Liga Esportiva e construção de sua sede. Titulou para a entidade a área onde posteriormente seria construído o Estádio Rosenão, registrou 12 clubes de futebol, construiu campos de futebol nas vilas Palmares I, Cedere I e Paulo Fonteles. Também criou a escolinha de futebol, para formação de atletas.

O ex-vereador teve atuação reconhecida ainda em políticas voltadas para a juventude, apoiando a criação de grêmios estudantis e de quadrilhas juninas.

Valdir da Usina deixou a política em 2004 e atualmente, com 66 anos de idade, diz que é uma pessoa feliz por tudo que conseguiu realizar em favor da comunidade de Parauapebas e deseja que a cidade continue no caminho do desenvolvimento.

Entrega

Tendo em vista que se trata de uma matéria de competência privativa do Legislativo, o Projeto de Decreto Legislativo nº 4/2019 será encaminhado para promulgação pelo presidente da Câmara Municipal, Luiz Castilho (Pros), e entrará em vigor na data de sua publicação.

A entrega do título será agendada posteriormente, sendo certo que ocorrerá durante sessão solene.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Pebinha de Açúcar Comunicação e Marketing
LTDA-ME – CNPJ: 05.200.883.0001-05
Parauapebas – Pará – Brasil
(94) 99121-9293 (whatsapp) | (94) 98134-2558

Acompanhe o Pebinha nas redes sociais

Copyright © Pebinha de Açúcar – 2018. Todos os Direitos Reservados.

Fechar Menu