O pedido, oficializado na Indicação nº 731/2021, foi apresentado na sessão ordinária de terça-feira (23), onde o parlamentar pediu que as secretarias municipais incluam em seus planejamentos a construção de um heliponto nas imediações do HGP e a aquisição de serviços aeromédicos no município.
A medida pretende viabilizar o resgate, por meio de helicópteros ou aeronaves, em locais que ambulâncias tradicionais não possam facilmente ou rapidamente alcançar, além de atender situações em que o doente necessite de transporte inter-hospitalar que seja mais adequado por via aérea.
Por ser considerado transporte seguro e bastante rápido, o serviço aeromédico vai proporcionar uma assistência quase imediata aos feridos/pacientes, podendo salvar muitas vidas.
“A construção de um heliponto nas imediações do HGP e a aquisição de serviços aeromédicos serão uma importante ferramenta de resgate na saúde de Parauapebas, já que por trás deste tipo de transporte encontra-se uma tripulação competente e em sintonia, que torna possível que todo o transporte seja feito sem qualquer incidente”, explicou Josemir Santos.
Na ocasião, a proposição foi submetida à votação parlamentar e aprovada em unanimidade pelos demais vereadores. Com a aprovação, ela será enviada ao Poder Executivo, que deverá analisar o pedido e a viabilidade de inserção do heliponto no planejamento orçamentário do município.