Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Vereador solicita criação de um Centro de Tratamento do Rim

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Na ultima Sessão Ordinária desta terça-feira, 24, os vereadores solicitaram melhorias para o trânsito da cidade de Parauapebas, bem como a construção de um Centro de Tratamento do Rim e a doação de uma área para a Associação dos Animais e do Meio Ambiente.

De autoria de Bruno Soares o Requerimento Nº99/2013 pede ao prefeito Valmir Mariano que seja construído um Centro de Tratamento do Rim – CTR – no município contendo 40 dialisadores. Segundo o vereador dezenas de pessoas do município necessitam de fazer hemodiálise. “Atualmente 17 pacientes de Parauapebas estão indo três vezes por semana para Marabá fazer hemodiálise, mas isso não quer dizer que são apenas 17 pessoas na cidade que precisam desse serviço”, ressaltou Bruno.


A solicitação da doação de uma área mínima de 1.200m² à ONG AAPAMA – Associação dos Animais e do Meio Ambiente de Parauapebas – é também de autoria do vereador Bruno Soares (PP). Ele ainda requer que o Poder Executivo celebre Termo de Convênio para repasse de recursos financeiros. “Atualmente os serviços são realizados nas casas dos voluntários da ONG, em veterinária de parceiros e com recursos financeiros de doações. O esforço que esta instituição vem desenvolvendo em nosso município merece uma atenção especial pelo Poder Executivo”, disse o parlamentar.

Trânsito
O vereador Dr º Charles Borges (PSD) através do Requerimento Nº100/2013 solicitou que sejam tomadas providências no sentido de coibir o trânsito de carreta e bitrens nas ruas e avenidas do Município de Parauapebas, ficando restrito somente às rodovias estaduais. Segundo o parlamentar esse tipo de veículo causa engarrafamentos, além de provocar danos no asfalto. “É normal hoje às cidades de médio e grande porte tenham na entrada garagem para receber veículos de carga e efetuarem o transbordo para veículos de pequeno porte e assim percorrerem as ruas e avenidas do município”, explicou Dr º Charles.

A Indicação Nº159/2013 de autoria do parlamentar Antônio Chaves de Sousa, o Major da Mactra (PSDB), pede a implantação de sinalização de trânsito e redutores de velocidade nas principais avenidas e ruas do bairro Vila Rica. O vereador justificou a indicação dizendo que a viabilização dessa proposição vai “melhorar a segurança dos pedestres que transitam nas ruas e avenidas do Bairro Vila Rica, e ainda moralizar o trânsito de veículos naquele perímetro minimizando os constantes acidentes e colisões entre veículos”.

Transporte
Os vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT), José Arenes, Israel Pereira (Miquinha) e Eliene Soares, solicitaram a iluminação de todos os pontos de paradas de vans/ônibus do centro urbano incluindo os localizados nas Vilas Palmares Sul e Palmares II. Para eles essa ação vai “garantir a segurança de todos os cidadãos e cidadãs usuários dos pontos de paradas de vans/ônibus, principalmente os alunos, e trabalhadores que no período da noite necessitam deste espaço para aguardarem sua condução”.

Já a Indicação Nº157/2013 de autoria do vereador Major da Mactra (PSDB) solicita que o Poder Executivo viabilize transporte para empregadas domésticas e jardineiros que prestam serviços no núcleo Urbano de Carajás, visto que “essa classe de trabalhadores, têm muita dificuldade para se deslocar ao seu local de trabalho, por motivo da deficiência dos transporte que realizam o trajeto entre Parauapebas e Carajás”, justificou o parlamentar.

Todos os requerimentos e indicações foram aprovados.

Reportagem: Renê Silva / Foto: Bariloche Silva

Publicidade

Veja
Também