A implementação de mais um Conselho Tutelar, a implantação do Saaep itinerante, a instalação de uma unidade do Sac na VS-10 e a construção de um centro de convenções foram propostas pelos vereadores na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (21).
Conselho Tutelar
Francisco Eloecio (Rep) apresentou a Indicação nº 71/2023, na qual propõe a criação e implementação do terceiro Conselho Tutelar de Parauapebas.
“Considerando o aumento populacional e a necessidade de garantir a proteção e o atendimento adequado às crianças e aos adolescentes, a criação do terceiro Conselho Tutelar em Parauapebas é uma medida justificável e necessária para assegurar o cumprimento dos direitos desses indivíduos, promover a garantia de suas necessidades e protegê-los de situações de vulnerabilidade”, justificou.
Saaep itinerante
Na sequência, Elias da Construforte (PSB) apresentou a Indicação nº 78/2023, propondo ao governo municipal que institua o trabalho itinerante do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), para aproximar a autarquia da população e facilitar o acesso aos serviços do órgão.
“Muitos munícipes têm dificuldade em comparecer presencialmente ao prédio do Saaep, para acesso a serviços básicos como negociação de dívida, religação, ligação e etc. Isso acontece porque as pessoas que moram em bairros mais afastados, em vilas e outras localidades distantes do centro e precisam de atendimento, muitas vezes não possuem condições de pagar pelo transporte ou não dispõe do tempo necessário para se deslocar até o órgão”, argumentou.
Sac no Complexo VS-10
Por sua vez, Cássio da VS-10 (PSD) apresentou a Indicação nº 80/2023, na qual pede a implantação de um Serviço de Atendimento ao Cidadão (Sac) no Complexo VS-10.
“O Complexo VS-10, pelo número de seus moradores e por sua localização geográfica, apresenta a necessidade de instalação de um Sac na região, para que possa atender adequadamente a população, sem a necessidade de grande deslocamento para obter os serviços de emissão de documentos pessoais, oportunizando assim a garantia do exercício da cidadania aos moradores”, enfatizou.
Centro de Convenções
Por meio da Indicação nº 85/2023, o presidente da Câmara, Rafael Ribeiro (MDB), propôs ao governo municipal a construção do centro de convenções e eventos de Parauapebas.
“Parauapebas recebe cada vez mais eventos de médios e grandes portes, porém, o que nos causa preocupação é que, sempre que isso acontece, recorre-se ao plenário desta Casa de Leis para sediar as reuniões, claro que isso nos enche de orgulho e é um prazer receber tantos e tão distintos visitantes na Câmara Municipal, mas é preciso reconhecer que outro espaço tão amplo ou até maior que este é necessário para nossa cidade”, relatou.
Aprovação
As quatro indicações foram aprovadas e enviadas para análise do governo municipal.