Single Posts
Confirmados
26.267
Single Posts
Recuperados
15.327
Single Posts
Óbitos
177

 Publicidade

Vereadora propõe aquisição de unidade móvel para realização de tomografia em diagnóstico de covid-19

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Vereadora propõe aquisição de unidade móvel para realização de tomografia em diagnóstico de covid-19

Tendo em vista que a procura por exames para detecção da covid-19 cresce em todo o mundo, mas o teste PCR, que é o mais preciso, ainda está escasso e o resultado tem demorado muito, Joelma Leite (PL) propôs a aquisição de uma unidade móvel de tomografia para auxiliar o Hospital de Campanha e o Hospital Geral de Parauapebas no diagnóstico da doença.

De acordo com a vereadora, tradicionais exames de imagem, como raios-x e tomografias computadorizadas, são alternativos para ajudar na identificação de casos de covid-19.


Os aparelhos de raio-x são muito difundidos no Brasil e aptos para serem usados, além de terem baixo custo por exame. Já a tomografia ainda é pouco acessível na rede pública do país. Apesar disso, o exame vem se tornando um importante aliado para o diagnóstico mais rápido da doença.

Joelma relata ainda que a tomografia computadorizada de alta resolução do tórax é uma ferramenta aliada para o diagnóstico da covid-19, pois apresenta alta especificidade, moderada sensibilidade e permite também identificar com agilidade os pacientes que precisam de cuidados especiais, para que sejam orientados a seguir os protocolos mais rígidos de isolamento social domiciliar ou, conforme o caso, ser encaminhados para tratamento imediato.

“A unidade móvel de tomografia, para atender pacientes com suspeitas de covid-19, é essencial para o diagnóstico da doença, possibilitando tratamento mais rápido e adequado. Em meio à pandemia, o diagnóstico eficaz se faz ainda mais necessário e aparelhos de alta tecnologia têm sido fundamentais. Neste sentido, a unidade móvel permite realizar exames mesmo em locais mais distantes, sem deixar de lado a qualidade e a precisão dos exames”, enfatizou Joelma Leite.

No entendimento da parlamentar, a aquisição da unidade móvel de tomografia é ideal para auxiliar o Hospital de Campanha e o Hospital Geral de Parauapebas, já que não é necessária a instalação, podendo ser alocada em uma área intermediária, entre os dois hospitais.

Joelma Leite elencou as vantagens da unidade móvel: oportunidade de oferecer o exame em locais mais distantes; menor custo operacional; compacto e completo; contém estabilizador e condicionador de ar; permite laudo remoto, via wi-fi e pronto para uso.

A sugestão da vereadora foi proposta por meio da Indicação n° 148/2020, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na última terça-feira (2). A proposição foi aprovada e será enviada para análise do prefeito Darci Lermen e do secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras.

Publicidade

Veja
Também