Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Vereadores mantem vetos do prefeito ao Plano Plurianual Aplicado (PPA)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Foi realizada uma Sessão Extraordinária na manhã dessa segunda-feira,17, na Câmara Municipal de Parauapebas para apreciar os vetos do prefeito Valmir Mariano as emendas feitas pelos vereadores ao Projeto de Lei Nº 038/2013, que dispõe sobre o Plano Plurianual Aplicado – PPA para o quadriênio 2014-2017.
O veto é o ato pelo qual o chefe do Poder Executivo desaprova totalmente ou parcialmente, as propostas oriundas do Poder Legislativo. Houve veto parcial de apenas três emendas, sob a justificativa de “contrariedade ao interesse público”.

A Emenda Nº 002/2013 teve três itens vetadas. O primeiro, que previa a construção, ampliação e recuperação de quatro creches até o ano de 2017, foi vetado com a alegação de que a manutenção da programação orçamentária de construção e recuperação de 20 creches até 2015 atende melhor aos interesses públicos. O segundo item desta emenda a ser vetado foi o que determinava a Construção do Centro de Formação Integrado da Educação até 2016, por entender que a referida ação já está contemplada no projeto de construção e adaptação do Centro de Formação Profissional de Educação. Já o terceiro tratava da execução de aluguel social até 2016. Também foi vetado por entender que a manutenção da programação orçamentária para execução de aluguel social, no quantitativo físico de R$ 1250 até 2016 atende melhor aos interesses públicos do que R$ 500, como sugerido na emenda modificativa.


Já na Emenda Nº 006/2013 foi vetado o trecho que determinava a implantação do polo de artefatos de concreto. O Poder Executivo alegou que a criação deste polo é muito dispendioso e completo.
Por fim, foi vetada ainda a Emenda Nº 007/2013, que previa a construção e a recuperação das creches até 2015. A justificativa foi de que a manutenção da programação orçamentária de construção/recuperação de 20 creches até 2015 atende melhor aos interesses públicos do que apenas uma descrita na emenda.

Antes de ir à Plenário, os vetos foram apreciados pela Comissão Mista de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento, que emitiu parecer favorável a manutenção dos vetos. O relator, Euzébio Rodrigues (PT), ressaltou que a Comissão decidiu manter os vetos por entender que as emendas dos vereadores estão contempladas no PPA.
Os vetos foram mantidos por unanimidade pelos vereadores.

Reportagem: Nayara Cristina

Publicidade

Veja
Também