Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Viagem de férias com segurança depende da revisão no veículo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comprar passagens, reservar vagas em hotéis, entre outras providências, são iniciativas tomadas por quem quer viajar, principalmente, neste mês de julho, quando muitos aproveitam as férias escolares dos filhos para viajar.

Há também aqueles que preferem pegar a estrada de carro próprio, mas, para ir e vir com mais segurança, é preciso antes de tudo passar em uma oficina mecânica e fazer a revisão completa em seu veículo.
A manutenção preventiva é fundamental não só para preservar o veículo como também para garantir a segurança da família. E esse cuidado é ainda mais importante quando você se prepara para fazer uma viagem mais longa pegando a estrada.


Pensando nisso, o Portal Pebinha de Açúcar resolveu trazer aqui os principais itens que devem estar na checklist de revisão do carro antes de sequer pensar em colocar as malas no bagageiro. Confira e se prepare para a diversão sem dor de cabeça.

Nossa equipe de reportagens procurou quem entende do assunto, Divino Luís, que tem muitos anos de profissão e diz ter observado o comportamento dos condutores e alerta que o primeiro item a ser observado são os pneus. “Conferir o estado dos pneus é o primeiro passo na revisão do carro. Verifique o nível de desgaste, olhando especialmente a profundidade dos sulcos. Se eles já estiverem baixos, sinal de que está na hora de investir em um jogo novo”, orienta Divino Luís, aliando aos pneus, além da calibragem, macaco e chave de rodas.

Mas esta é apenas a primeira observação a ser feita. É preciso checar os itens mecânicos do veículo, pois são eles que garantem a segurança em sua viagem, como freios, lanternas, suspensão, alinhamento e balanceamento, itens indispensáveis. Mas muitos motoristas não têm este hábito.
“Infelizmente, a maioria fica apenas no ‘olhômetro’ e avalia que por ter dado revisão há seis meses está tudo bem. Carro é igual gente: hoje está bom e logo em seguida pode dar problema”, alerta o mecânico, dando por mais seguro a avaliação de um profissional.

 

Mesmo para quem não vai pegar a estrada, a revisão é importante, independente da idade do veículo, e deve ser feita dentro do tempo previsto.

De acordo com Divino Luís, há carros novos que estão desgastados e carros mais usados bem conservados. Ele alerta que o normal é que a cada 5 mil quilômetros deve se fazer revisão, mesmo que se rode apenas no perímetro urbano.
Além de segurança, fazer revisões periódicas significa economia para o proprietário, que evitará danos maiores, principalmente ao motor do veículo. “Revisões no sistema de injeção, cabo e velas trazem economia de combustível sem ter desgastes maiores no motor, pois é esta parte que faz o carro ficar falhando e sem força”, conclui Divino Luís.

Reportagem: Francesco Costa / Fotos: Douglas Camargo | Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também