XVIII Semana de Enfermagem de Parauapebas será aberta nesta quarta-feira (12)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A enfermagem é uma ciência cujo objetivo é a implantação do tratamento de doenças e o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico. No Brasil a profissão é exercida por auxiliares de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem e por Enfermeiros, profissionais com formações e funções distintas dentro de uma mesma área. O Enfermeiro é um profissional de nível superior com competência técnica, científica e humana. É responsável pela equipe de enfermagem e pela promoção, prevenção e recuperação da saúde dos indivíduos. O Enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial. Na área assistencial esses profissionais estão habilitados a diversos tipos de intervenções de média e alta complexidades, situações que exigem conhecimento científico e capacidade de tomar decisões imediatas. Lideram e gerenciam unidades hospitalares e colaboradores, assim como prescrevem a assistência de enfermagem para que colaboradores executem as ações pertinentes. Seguindo uma tendência mundial o Enfermeiro prescreve medicamentos e solicitam exames na Estratégia de Saúde da Família, prática prevista em lei, nº 7.498 de 1986 e já consolidada. Na área educacional, exercendo a função de educador e ou pesquisador, preparando e acompanhando futuros profissionais técnicos e acadêmicos superiores.

Em pandemia, Marvel homenageia Enfermeiros para celebrar dia do super-herói


Durante a pandemia Coronavírus estes profissionais têm sido tratados como heróis pela bravura, técnica e empenho em salvar vidas. Reconhecidos em todo o mundo como heróis ou mocinhos, estes personagens muitas vezes são tratados como vilões. Nem um piso salarial eles têm. Um projeto de lei em tramitação desde 2000 (PL 2295) propõe a redução da jornada de trabalho da enfermagem para 30 horas semanais, o que implica prestação de serviços por, no máximo, 6 horas diárias. Vale ressaltar que a atitude heroica dos profissionais de saúde é fundamental no âmbito da preservação da saúde da população. As prerrogativas destes profissionais e suas atuações na prática do cuidado, na promoção e prevenção em saúde apontam para a importância da garantia da redução da jornada de trabalho, tendo em vista à necessidade de um tempo maior disponível para atividades familiares e de descanso, o que reduz o estresse emocional vivenciado diariamente, considerando que a enfermagem é uma das profissões de maior desgaste físico e mental da área da saúde.

 Brasil representa um terço das mortes de profissionais de Enfermagem por covid-19

Brasil responde por um terço do total de mortes pela covid-19 entre os profissionais da categoria, um dado alarmante tendo em vista que sem eles, salvar vidas nos hospitais todos os dias se torna uma tarefa hercúlea. O dado global mais recente sobre letalidade da covid-19 entre profissionais da área foi divulgado em novembro pelo Conselho Internacional da categoria, e dava conta de 1.500 mortos em 44 países. Após a primeira onda da pandemia no Brasil, as contaminações e mortes destes profissionais podem ser atribuídas a outros fatores. A exaustão é um deles. Não existe risco zero quando se lida com pacientes infectados, e quanto mais cansadas as equipes, maior as chances de um deslize.

É com essa temática que a Associação de Enfermagem de Parauapebas realiza, nos dias 12 e 20 de maio de 2021, ações alusivas à XVIII SEMANA DE ENFERMAGEM DE PARAUAPEBAS, COM TEMA: A ENFERMAGEM NO CONTEXTO DE CRISE: ATUAÇÃO PROFISSIONAL NAS DIFERENTES PERSPECTIVAS DO CUIDADO. O início das atividades ocorre dia 12, a partir das 16h com uma Carreata em prol da Luta pela aprovação da PL 2564/2020 que tramita no Senado. O PROJETO DE LEI Altera a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, para instituir o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira. O objetivo das atividades é ressaltar a relevância da Pauta, em nível de Parauapebas e para toda a Nação, visibilizar e buscar apoio social para que seja aprovada a Lei.

SEMANA DA ENFERMAGEM EM PARAUAPEBAS – PROGRAMAÇÃO

DATA Horário ATIVIDADE LOCAL
12/05 Concentração

16h

Saída

16:30h

Carreata em prol da Aprovação da

PL 2564/2020 no Senado Federal

Concentração 

Loja Havan

Percurso

PA 275 – Praça dos Metais – Rua A

20/05 08h às 11h Blitz pela PL 2564/20 Concentração

Praça do Cidadão

Percurso

Av. 10 com Av. F

Av. 14 com Av. E e  F

Contatos: Luciana Queiroz – ASCOM 98140-4231

Leonice de Oliveira – 99126-1235

Sandra Ribeiro – 99179-9316.

 

veja também