Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Yutaka Takeda recebe certificado do COFEN em um dos maiores congressos da América Latina em Saúde

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Para concretizar a certificação inédita pelo Programa Nacional de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Confen) e ser o primeiro hospital do Brasil reconhecido pela prática de excelência em segurança do paciente, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Yutaka Takeda (HYT), localizado em Parauapebas (PA), no dia 30/11, foram certificados no 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), em Campinas (SP).

Este evento científico é considerado o maior da América Latina na área da saúde, realizado anualmente, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da profissão, na difusão do conhecimento e promoção do intercâmbio entre profissionais e entidades. O tema deste ano foi “Enfermagem em evidência: foco na valorização profissional”, contendo em seus eixos temáticos a valorização, cuidados e tecnologias, ética, legislação e trabalho, políticas públicas, educação e gestão.


A certificação conquistada pelo Hospital Yutaka Takeda é o resultado de muitos anos de trabalho e engajamento da equipe de enfermagem que tem um olhar para o servir e técnicas de boas práticas de modo a garantir a segurança do paciente, explica o diretor Operacional Regional da Pró-Saúde, Paulo Czrnhak.

Ele acredita que este reconhecimento vai impulsionar outras Unidades de saúde a buscar o mesmo padrão. “Para isso, é necessária uma atenção assistencial prestada com excelência e um olhar diferenciado aos pacientes e seus familiares como o norte do trabalho, com dedicação e valor ao próximo. Meu sentimento por essa conquista é de muito orgulho, admiração e gratidão pelas lideranças e cada colaborador da área de enfermagem”, comenta.

A certificação do Cofen é um novo sistema de acreditação em enfermagem no país, que vai certificar modelos inovadores em gestão de risco, segurança e educação, para promover e incentivar boas práticas de excelência em saúde.

Para o responsável Técnico do HYT, Diogo Abreu, além de melhorar a qualidade do serviço, outro resultado positivo é a valorização profissional. Segundo ele, a certificação gerou benefícios coletivos e individuais. “O selo vem valorizar nossa profissão, premiando a equipe de enfermagem, responsável por cuidar e ficar o tempo todo ao lado do paciente”, declarou.

Satisfeito com o reconhecimento, o técnico de Enfermagem do HYT, Matheus Sousa, enfatizou sobre o sério trabalho de segurança do paciente que a instituição realiza e que o alinhamento entre a equipe de enfermagem é fundamental para promoção de uma assistência segura. “Quando entrei no Yutaka, eu pensava que só ia fazer punção e curativos, mas para minha surpresa tinha um grande volume de protocolos de segurança. Por isso, é tão importante os enfermeiros ajudarem os técnicos”, disse ele.

Sobre o hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale há 32 anos e é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar há 20 anos. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

Só neste ano, a Unidade conquistou duas importantes certificações, a de Hospital Acreditado Pleno- Nível 2, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. Outra conquista recente e pioneira no Brasil, foi a de Hospital certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

Publicidade

Veja
Também