Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Yutaka Takeda recebe certificado do COFEN em um dos maiores congressos da América Latina em Saúde

Para concretizar a certificação inédita pelo Programa Nacional de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Confen) e ser o primeiro hospital do Brasil reconhecido pela prática de excelência em segurança do paciente, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Yutaka Takeda (HYT), localizado em Parauapebas (PA), no dia 30/11, foram certificados no 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), em Campinas (SP).

Este evento científico é considerado o maior da América Latina na área da saúde, realizado anualmente, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da profissão, na difusão do conhecimento e promoção do intercâmbio entre profissionais e entidades. O tema deste ano foi “Enfermagem em evidência: foco na valorização profissional”, contendo em seus eixos temáticos a valorização, cuidados e tecnologias, ética, legislação e trabalho, políticas públicas, educação e gestão.

A certificação conquistada pelo Hospital Yutaka Takeda é o resultado de muitos anos de trabalho e engajamento da equipe de enfermagem que tem um olhar para o servir e técnicas de boas práticas de modo a garantir a segurança do paciente, explica o diretor Operacional Regional da Pró-Saúde, Paulo Czrnhak.

Ele acredita que este reconhecimento vai impulsionar outras Unidades de saúde a buscar o mesmo padrão. “Para isso, é necessária uma atenção assistencial prestada com excelência e um olhar diferenciado aos pacientes e seus familiares como o norte do trabalho, com dedicação e valor ao próximo. Meu sentimento por essa conquista é de muito orgulho, admiração e gratidão pelas lideranças e cada colaborador da área de enfermagem”, comenta.

A certificação do Cofen é um novo sistema de acreditação em enfermagem no país, que vai certificar modelos inovadores em gestão de risco, segurança e educação, para promover e incentivar boas práticas de excelência em saúde.

Para o responsável Técnico do HYT, Diogo Abreu, além de melhorar a qualidade do serviço, outro resultado positivo é a valorização profissional. Segundo ele, a certificação gerou benefícios coletivos e individuais. “O selo vem valorizar nossa profissão, premiando a equipe de enfermagem, responsável por cuidar e ficar o tempo todo ao lado do paciente”, declarou.

Satisfeito com o reconhecimento, o técnico de Enfermagem do HYT, Matheus Sousa, enfatizou sobre o sério trabalho de segurança do paciente que a instituição realiza e que o alinhamento entre a equipe de enfermagem é fundamental para promoção de uma assistência segura. “Quando entrei no Yutaka, eu pensava que só ia fazer punção e curativos, mas para minha surpresa tinha um grande volume de protocolos de segurança. Por isso, é tão importante os enfermeiros ajudarem os técnicos”, disse ele.

Sobre o hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale há 32 anos e é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar há 20 anos. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

Só neste ano, a Unidade conquistou duas importantes certificações, a de Hospital Acreditado Pleno- Nível 2, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. Outra conquista recente e pioneira no Brasil, foi a de Hospital certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário