Pesquisar
Close this search box.

Show de Frejat encerra programações do aniversário da Palmares II

Localizado há 22 quilômetros afastados de Parauapebas e com uma população estimada em 17 mil habitantes, o assentamento possui forte influência de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).
Nascido de reforma agraria em 1994, o assentamento denominado hoje Palmares II comemorou na última semana seu 20º aniversário.

A comunidade conta com várias escolas, algumas são anexas às instituições de Parauapebas, posto de saúde, supermercados, farmácias, ponto de lazer e conta também com água tratada na maioria das residências. “Sou filho de assentados e me sinto muito feliz aqui, que muitos aniversários sejam comemorados para não deixar esquecidas as lutas do nosso povo”, exclamou o estudante Júlio Cesar da Silva.

Várias atrações passaram pelo palco principal montado na Praça de Eventos no centro do assentamento, dentre elas algumas quadrilhas juninas que mostraram muita sintonia durante a execução das coreografias ensaiadas há mais de um mês e formada exclusivamente por filhos de assentados.

Show das bandas Batidão e Camisa Suada também embalaram o evento. A atração mais aguardada foi o cantor, compositor e guitarrista, Frejat, que fez o encerramento na noite do domingo, 29. O fundador do Barão Vermelho levou o público ao delírio ao som de seus vários clássicos, algumas composições em parceria com Cazuza e também canções de trabalhos recentes.

Segundo Átila Viana, integrante da comissão organizadora do evento, um público estimado de 50 mil pessoas passaram pela Praça de Eventos ao longo da semana de comemorações. “O nosso povo merece esta comemoração, é muita história. Por este assentamento filhos e netos de Palmares e eu sou uma delas”, disse Átila.

Reportagem e foto: Stéfani Ribeiro – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Professora Maria Lucileide recebe homenagem póstuma

Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 30, uma homenagem póstuma à professora Maria Lucileide Pereira Lima, pela direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Domingos Cardoso da Silva, onde a pedagoga lecionava Língua Portuguesa desde 2009.

Lucileide faleceu aos 45 anos de idade, no último dia 24, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), ela deixou dois filhos, Mateus e Letícia e o marido, Heber Silen, também pedagogo.

Momentos de orações marcaram a homenagem e vários depoimentos emocionados relembraram o comprometimento da professora com a educação e com os alunos. “Ela foi muito mais que uma simples professora, foi mestra, soube nos conduzir e aconselhar. Me ensinou Língua Portuguesa por três anos, tinha o dom de nos acalmar com abraços apertados e olhares sinceros, estamos sentindo um vazio enorme”, declarou chorando a aluna Stheffany Felipe.
“Ela se doava sem pedir nada em troca, foi uma colega, uma amiga, uma companheira. Por trabalharmos a mesma disciplina trocávamos experiências e aprendizados. Os dias estão vazios e difíceis sem ela”, comentou a professora Raquel Aguiar de Freitas.

Maria da Cruz é outra colega que lamenta muito a perda da amiga. “Só tenho que agradecer a Deus pelos anos que trabalhamos juntas, ela me confidenciou que não estava se sentindo bem semanas antes de falecer, mas acho que não era nada demais. Foi cedo e deixou muitas saudades”, disse.
A diretora da instituição, Maria Tereza Vasconcelos Bonfim diz que perdeu uma amiga e companheira de todas as horas. “A escola não é mais a mesma depois da partida dela, a ausência é sentida por toda parte, mas temos a certeza de que as sementes semeadas por ela darão bons frutos”, finalizou emocionada a diretora.

Reportagem e foto: Stéfani Ribeiro – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Copa Girão de Karatê Interestilos chega a sua 6ª edição

Cerca de 650 atletas de 17 delegações do Sul e Sudeste do Estado do Pará participaram da 6ª edição da Copa Girão de Karatê Interestilos neste domingo, 29, no ginásio poliesportivo de Parauapebas.
“É uma superação de todas as expectativas, fazer um campeonato local com essa quantidade de atletas, representa para nós uma grande conquista e imensa alegria”, disse Josberto Girão, presidente da Associação Girão de Artes Maciais e organizador da Copa.

Os trabalhos da Associação Girão e de várias outras que tem como bandeira o esporte, contam com o apoio da prefeitura de Parauapebas através da secretaria municipal de Esporte e Lazer.

O criador da modalidade interestilista no Brasil, Osvaldo Messias, é atual presidente da Confederação Brasileira de Karatê Interestilos (CBKI) esteve presente na cerimônia de abertura da competição e falou da importância do esporte na vida dos jovens. “Ver o karatê sendo difundido e levado para outros estados não tem preço, não tenho a menor dúvida de que isso evita que muitas crianças e jovens entrem na criminalidade”, destacou o presidente ao ressaltar que a CBKI leva o nome do Brasil para o mundo com mais de 100 mil membros.

A Associação Girão treina 720 atletas nas modalidades karatê, capoeira e judô e tem no currículo campeões que participaram do Campeonato Sul – Americano em São Paulo este ano. “Já estamos treinando intensamente para o Campeonato Brasileiro que acontecerá em setembro, a partir desde campeonato será feita a seleção dos dez atletas que representarão o Brasil na Polônia, em setembro. Todas as reservas já estão providenciadas”, informou encerrando Girão.

Reportagem e foto: Stéfani Ribeiro – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Músicos de Parauapebas apresentam concerto

Com aulas de violão erudito e popular, canto, instrumentos de sopro, bateria, violino, teclado, piano e aulas de teoria, a Escola Municipal de Música Mastro Waldemar Henrique tem em torno de 300 alunos matriculados regularmente e fez na última sexta-feira, 27, a apresentação que simboliza o encerramento do semestre no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC) com a plateia lotada.

De acordo com o diretor da escola, Mário Alves Carneiro, todo início de ano é feita uma seleção para possibilitar que alunos ingressem nas aulas musicais. “Infelizmente ainda não podemos acolher todos. Só no último ano, por exemplo, foram 500 inscrições para as 160 vagas disponíveis”, contou Mário.
A turma de música já é bem conhecida na cidade, participam ocasionalmente de inaugurações e comemorações, teve também seu lugar cativo no projeto Cultura em Movimento durante as festividades de aniversário de Parauapebas, em maio desde ano.
“Temos a intensão de nos organizarmos para que nossos alunos venham tocar regularmente na Palhinha Cultural, um dos nossos objetivos é promover a interação social entre eles e os amantes da cultura. Dentro da medida do possível a gente está conversando com o poder público para ofertar cada vez mais vagas”, revelou o diretor.

A aluna Estefani Souza aprendeu a tocar violão ainda criança e não parou mais. “Tocar é como uma terapia, mas confesso que fico um pouco nervosa, principalmente quando tem na plateia muita gente que eu não conheço. Mas quando toco os primeiros acordes o nervosismo passa”, disse.
“Todas as sextas-feiras tem a edição da Sexta Cultural com um mix de atrações. As pessoas que desempenham qualquer arte podem contar com nosso apoio”, ressaltou o secretário municipal de Cultura, Fernando Veras.

Reportagem e foto: Stéfane Ribeiro – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Deixe seu comentário