Pesquisar
Close this search box.

Serviços de assistência social são levados à comunidade rural do PA Carlos Fonseca

Emissão de RG, CTPS, recadastramento e atualização cadastral do programa Bolsa Família, corte de cabelo, assessoria jurídica, entre outros serviços, foram oferecidos aos produtores rurais que residem no PA (Projeto de Assentamento) Carlos Fonseca e região, zona rural do município de Parauapebas.

Dezenas de pessoas aproveitaram o evento promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher (Semmu). “Aproveitei a oportunidade para antecipar e tirar minha carteira de trabalho, para quando eu precisar já ter em mãos”, declarou o estudante Sandrson Silva de Jesus, de 14 anos.

De acordo com o diretor Rogério Borges dos Santos, da Escola Municipal 18 de Outubro, local onde o evento foi realizado, em virtude de muitas reivindicações dos familiares dos alunos, a equipe pedagógica se organizou para promover o evento e convidou a Secretaria de Assistência Social para promover o Semas no Campo naquela localidade.

Um dos serviços oferecidos durante a programação foi o pré-cadastramento de produtores rurais para participarem do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal, que está sendo implantado pela Semas. De acordo com Suely Guilherme, titular da Diretoria de Emprego e Renda da pasta, esses produtores poderão fornecer para a prefeitura sem burocracia.

“A aquisição de alimentos por meio do PAA não precisa de processo licitatório. O governo federal disponibiliza um cartão para o pequeno produtor rural que será utilizado para o pagamento, conforme a quantidade de alimentos entregues”, informa Suely Guilherme, acrescentando que serão utilizados para refeições dos usuários dos serviços da assistência social: Cras, Creas, Criar, Cime, Abrigo Esperança e Centro Pop.

Elisângela Silva da Silva é uma das produtoras que fez o pré-cadastramento. Ela tem quatro alqueires de terra e atualmente planta mudas de mandioca e cria galinha. Sua produção é basicamente para consumo da família e sua fonte de renda são algumas diárias realizadas pelo seu marido.

“Com esse programa, a gente vai ter mais incentivo para produzir, porque teremos um comprador fixo”, destaca a produtora rural. Técnicos da Semas deverão fazer uma visita em breve para conhecer melhor a propriedade da Elisângela Silva e sua condições sócio-econômica. Dependo da situação, ela pode ser beneficiada também, por meio do PAA, com a doação de alimentos que não são produzidos em sua terra.

Reportagem: Karine Gomes
Foto: Anderson SOuza

Escola de Governo certifica 350 servidores públicos municipais

Em evento ocorrido na noite da última sexta-feira, 29 de agosto, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Parauapebas, a Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA) certificou 350 servidores públicos municipais, concluintes dos cursos de Gestão financeira aplicada aos conselhos escolares, Humanização na saúde pública, Planejamento estratégico e gerenciamento de equipes e Estratégias para obter resultados.

Com uma equipe de oito profissionais, entre professores, coordenadores e direção, a EGPA ofertou conteúdo de forma abrangente, por meio de metodologia de fácil compreensão, como afirma o servidor Iharlenis Pinheiro Barros, da Secretaria Municipal de Educação (Semed): “Foram dias de muito conhecimento que vão nos ajudar nas tarefas em nosso ambiente de trabalho”.

A ouvidora municipal, Neuraci Braga, destacou entusiasmada que a capacitação foi ideal para a sua área. Neuraci participou do curso Gerenciamento de equipes. “Todo o conteúdo é interessante e nos informa acerca da melhor forma de liderar uma equipe e obter excelentes resultados”, disse, comentando que é a primeira vez que participa de capacitação específica para gestores.

Compartilhando do mesmo pensamento, a servidora da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Patrícia Silva Rabelo, elogiou a dinâmica dos professores em sala de aula. “Os professores foram objetivos e acessíveis. Aprendi muito e, com certeza, participarei de outras capacitações”.

Segundo Cleide Amorim Martins, diretora de Desenvolvimento e Valorização da EGPA, os cursos fazem parte do Programa de Municipalização que tem como objetivo capacitar servidores públicos, em diversas áreas de atuação. “As prefeituras interessadas entram em contato e solicitam os cursos. A partir daí, celebramos um convênio para que possamos trazer a estrutura de curso”, explica a diretora, acrescentando que a EGPA tem, atualmente, uma grade com cerca de 300 capacitações.

Representando a Secretaria Municipal de Administração, por meio da Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH), Francisca Lima de Aviz detalha que o convênio com a EGPA é mais uma forma de valorizar o servidor. “Nossa busca é por desenvolver competências no público interno. Muito já fizemos e muito ainda faremos para a melhoria contínua do serviço”, destaca, concluindo que os produtos de comunicação direcionados ao servidor, como o Boletim de Informações (BIS), também fazem parte da política de valorização.

Reportagem: Jéssica Borges
Foto: Marcos Santos

Comitê Municipal do Pacto Todos pela Educação do Pará define ações a serem realizadas

Membros do Comitê Municipal do Pacto Todos pela Educação do Pará se reuniram na última segunda-feira (1º) no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com a finalidade de definir ações a serem realizadas no município, objetivando o cumprimento de metas estabelecidas pelo programa.Uma das ações definidas durante a reunião foi o lançamento oficial do Pacto em Parauapebas, marcado para 20 de setembro, dia em que também ocorrerá, em toda a rede municipal de ensino, o terceiro encontro da Família na Escola de 2014.

A secretária de Educação, Juliana de Souza, que integra o Comitê Gestor Municipal, relata que a finalidade maior da realização do Dia do Pacto pela Educação na Escola é fazer com que a comunidade escolar externa passe a conhecer a proposta do Pacto e sinta-se parte integrante desse movimento. “O Pacto é um compromisso com metas, estratégias e resultados, que a sociedade precisa conhecer e aderir para que de forma integrada possamos alcançar melhorias na qualidade do ensino e da aprendizagem”, afirma Juliana de Souza.

Ainda segundo a secretária, no Dia do Pacto pela Educação na Escola ocorrerão palestras informativas para a comunidade escolar interna e externa sobre o que é o Pacto, suas metas e desafios. Serão mobilizados estudantes e profissionais da educação em atividades e serviços em prol desse objetivo, além das atividades desenvolvidas normalmente no Dia da Família na Escola.

Comitê Municipal
Formado por 14 representantes dos diversos segmentos da sociedade parauapebense, o comitê possui como principais atribuições articular as ações do Pacto no Município com as ações previstas no Plano Municipal de Educação; mobilizar recursos locais que possam complementar ou qualificar estas ações; e monitorar sua execução e acompanhar seus resultados.

O Pacto
O Pacto é um esforço liderado pelo Governo do Estado, com a integração de diferentes setores e níveis de governo, comunidade escolar, sociedade civil organizada, iniciativa privada e organismos internacionais, objetivando promover a melhoria da qualidade da educação no Pará e, assim, tornar o Estado uma referência nacional na transformação da qualidade do ensino público. A meta é aumentar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todos os níveis do ensino, até 2017.

Reportagem: Messania Cardoso

Escolas públicas de Parauapebas e Canaã dos Carajás recebem livros infantojuvenis

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), iniciativa do Ministério da Educação, ganhou reforço da Fundação Vale, que está complementando o acervo encaminhado pelo MEC às escolas com a entrega de maletas de livros infantojuvenis. As Secretarias de Educação de Parauapebas e Canaã dos Carajás receberam mais de 4.600 livros com temas étnicos-raciais para serem distribuídos em suas unidades educacionais. A ação faz parte do projeto Rodas de Conversa, desenvolvido pela Fundação Vale, que tem como objetivo contribuir para a alfabetização de crianças até oito anos e estimular nos professores a prática da leitura em sala de aula.

Os exemplares selecionados abordam história, costumes e a cultura afro-brasileira e indígena e estão sendo distribuídos em 466 maletas. Elas foram desenvolvidas para serem usadas tanto em sala como em espaços alternativos, como quadras, auditório e até praças de convivência.

Marabá e Eldorado dos Carajás receberam 438 maletas em julho, totalizando 4.380 livros. Em cada município paraense beneficiado com a entrega do material, foram realizados encontros com o escritor indígena Daniel Munduruku com participação de professores e alunos.

Em 2013, o projeto realizou 63 Rodas de Conversa, com a participação de 859 educadores e 1.882 alunos. Foram ainda distribuídos 9.867 livros em 897 maletas, incentivando a leitura de mais de 22.400 alunos de municípios do Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Em 2014, o projeto prevê a distribuição de mais de 1.500 maletas e 15.000 livros para turmas de 1º ao 3º ano de Ensino Fundamental da rede pública dos municípios do Pará, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Alinhamento às políticas públicas
O projeto Rodas de Conversa, da Fundação Vale, é uma contribuição ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa do Ministério da Educação (MEC) voltado à alfabetização, em Língua Portuguesa e Matemática, de todas as crianças das escolas públicas brasileiras do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, atendendo a uma das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE).

Ao valorizar a temática étnico-racial, o projeto contribui ainda para a execução das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que estabelecem a obrigatoriedade de inclusão das temáticas afro-brasileira, africana e indígena no currículo da rede pública de ensino.

Lição de reutilização
Além de conteúdo, as maletas distribuídas nas escolas trazem uma lição de sustentabilidade. Elas foram confeccionadas pelo grupo “Tem Quem Queira”, empresa social que contribui para a capacitação e geração de renda de detentos de Niterói e Rio de Janeiro, além da comunidade do Morro do Turano, localizada na Zona Norte carioca.

Empresa especializada oferece 31 vagas de empregos para Parauapebas

Empresa especializada em recrutamento e consultoria, está com 31 vagas abertas para a cidade de Parauapebas. Os interessados podem cadastrar seu currículo no site: www.strategicadvanced.com.br

Confira as vagas:

Operador Mantenedor de Saneamento I (No. 2584)
1 vaga – / PA 26/08/2014
(Vaga para Pessoa com Deficiência) Local de Atuação: Parauapebas – PA Segmento da Empresa: Mineração Formação Necessária: Ensino Médio Completo; Experiência Necessária: Conhecimento básico em informática; Conhecimento em montagem de tubulação, processos de operação de bombas e tubulações diversas;

Auxiliar Téc. de Manutenção (No. 2592)
2 vagas – / PA 26/08/2014
(Vaga para Pessoa com Deficiência ) Local de Atuação: Parauapebas – PA Segmento da Empresa: Mineração Formação Necessária: Téc. em Eletromecânico; Experiência Necessária: Conhecimento de ferramentas e Utilização do pacote básico do Windows;

Mecânico (No. 2597)
1 vaga – / PA 26/08/2014
(Vaga para Pessoa com Deficiência ) Local de Atuação: Parauapebas – PA Segmento da Empresa: Mineração Formação Necessária: Ensino médio Completo ou Téc. em Eletromecânico; Experiência Necessária: Conhecimento básico em solda, cortes metálicos, regulagem de componentes desgastados, planejamento e medições de campo; Leitura de desenho e documentos técnicos.

Auxiliar Téc. de Manutenção (No. 2598)
7 vagas – / PA 26/08/2014
(Vaga para Pessoa com Deficiência ) Local de Atuação: Parauapebas – PA Segmento da Empresa: Mineração Formação Necessária: Ensino médio Completo ou Téc. em Eletromecânico/ Mecânico; Experiência Necessária: Conhecimento de informática (Word e Excel), ferramentas, manutenção e almoxarife.

Operador de Equipe. e Instalações II (No. 2601)
1 vaga – / PA 26/08/2014
(Vaga para Pessoa com Deficiência ) Local de Atuação: Parauapebas – PA Segmento da Empresa: Mineração Formação Necessária: Ensino médio Completo; Experiência Necessária: Não é necessário experiência.

Ferramenteiro (No. 2602)
5 vagas – / PA 26/08/2014
(Vaga para Pessoa com Deficiência ) Local de Atuação: Parauapebas – PA Segmento da Empresa: Mineração Formação Necessária: Ensino médio Completo + Curso no SENAI (ou equivalente); Experiência Desejável: Ferramentaria, Sistema de inventário, Manutenção mecânica geral, Sistemas informatizados de controle.

Analista de Gestão de Contratos (No. 2603)
3 vagas – / PA 26/08/2014
(Vaga para Pessoa com Deficiência) Local de Atuação: Parauapebas – PA Segmento da Empresa: Mineração Formação Necessária: Graduação em Administração/ Análise de Sistemas/ Direito/ Engenharia Civil. Experiência Necessária: Conhecimento de normas, políticas, instruções e procedimentos relacionados a contratação e gestão de contratos de serviços terceirizados; Gestão de Documentação Contratual; Noções de Tributação; Processos de compra na Vale (CSC e DISU); Conhecimento do Sistema SAP – ECC (Requisitante e/ou Apontador de Medições); Domínio avançado do Excel, Word e PowerPoint e sistemas (VBA, Acesso e outros); Certificações em gestão de contratos.

Frentista (No. 2605)
1 vaga – / PA 26/08/2014
(Vaga para Pessoa com Deficiência ) Local de Atuação: Parauapebas – PA Segmento da Empresa: Mineração Formação Necessária: Ensino médio Completo; Experiência Necessária: Abastecer veículos diversos, Operação dos sistemas de água, óleo e filtragem, Realizar medições do de volume de tanques, Descarregar veículos tanques;

Assistente Administrativo (No. 2607)
1 vaga – / PA 26/08/2014
(Vaga para Pessoa com Deficiência ) Local de Atuação: Parauapebas – PA Segmento da Empresa: Mineração Formação Necessária: Graduação em Administração; Experiência Necessária: Pacote Windows (Excel, Power point, Word), Elaboração de gráficos e tabelas; Conhecimento desejável: Sistema SAP.

Auxiliar Téc. de Manutenção (No. 2609)
1 vaga – / PA 26/08/2014
(Vaga para Pessoa com Deficiência) Local de Atuação: Parauapebas – PA Segmento da Empresa: Mineração Formação Necessária: Ensino Médio Completo; Experiência Necessária: Emitir relatórios de controle, Atualizar sistemas de controles operacional e de manutenção, Auxiliar a elaboração de planejamento e programação de serviços.

Auxiliar Téc. de Manutenção (No. 2609)
1 vaga – / PA 26/08/2014
(Vaga para Pessoa com Deficiência) Local de Atuação: Parauapebas – PA Segmento da Empresa: Mineração Formação Necessária: Ensino Médio Completo; Experiência Necessária: Emitir relatórios de controle, Atualizar sistemas de controles operacional e de manutenção, Auxiliar a elaboração de planejamento e programação de serviços.

Assistente de Meio Ambiente (No. 2612)
1 vaga – / PA 26/08/2014
(Vaga para Pessoa com Deficiência ) Local de Atuação: Parauapebas – PA Segmento da Empresa: Mineração Formação Necessária: Téc. em Meio Ambiente/ Agrimensura/ Florestal ou Téc. afins; Experiência Necessária: A partir de 1 ano de experiência na área

Engenheiro (No. 2613)
1 vaga – / PA 26/08/2014
(Vaga para Pessoa com Deficiência) Local de Atuação: Parauapebas – PA Segmento da Empresa: Mineração Formação Necessária: Graduação em Engenharia Civil/ Engenharia de Produção; Experiência Necessária: Domínio do pacote office (Excel e Power point); Noções básica de inglês técnico, planejamento e controle.

Engenheiro (No. 2614)
1 vaga – / PA 26/08/2014
(Vaga para Pessoa com Deficiência) Local de Atuação: Parauapebas – PA Segmento da Empresa: Mineração Formação Necessária: Graduação em Engenharia Civil/ Mecânica/ Elétrica; Experiência Desejável: Conhecimento de Metodologias de Gestão de Projetos Industriais, como PMI (Project Management Institute) e IPA (Independent Project Analysis); Experiência no desenvolvimento e implantação de Projetos Industriais;

Operador de Equip. e Instalações I (No. 2615)
2 vagas – / PA 26/08/2014
(Vaga para Pessoa com Deficiência) Local de Atuação: Parauapebas – PA Segmento da Empresa: Mineração Formação Necessária: Ensino médio Completo; Experiência Necessária: Realizar inspeção operacional nos equipamentos nos processos produtivos, Acompanhar na operação de equipamentos nos processos produtivos;

Auxiliar de Produção (No. 2616)
1 vaga – / PA 26/08/2014
(Vaga para Pessoa com Deficiência) Local de Atuação: Parauapebas – PA Segmento da Empresa: Mineração Formação Necessária: Ensino Médio Completo; Experiência Necessária: Rotinas administrativas.

Estoquista (No. 2516)
1 vaga – / PA 18/08/2014
Localidade de atuação: Parauapebas Formação Necessária: Ensino Médio Completo Conhecimento desejável: em Informática.

Artistas locais fazem show na FAP 2014

A décima edição da Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP 2014) continua a todo vapor. Na noite desta terça-feira (2), artistas locais se apresentaram no palco principal da festa que é organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (SIPRODUZ).

Veja as fotos de Israel Lira – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

 

Deixe seu comentário