Pesquisar
Close this search box.

Secretaria de Saúde estabelece plano de contingência de combate à dengue e febre chikungunya

Febre, mal-estar, dor no corpo e dor de garganta são sintomas comuns da dengue, mas desde o início deste ano outra doença que apresenta as mesmas características chegou ao Brasil, a febre chikungunya.

O Departamento de Vigilância em Saúde (Visa), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), já se antecipou à possível chegada desse mal a Parauapebas, com a criação de um plano de contingência.

Como parte das medidas para o combate à dengue e à febre chikungunya, a Visa está realizando o Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa). O objetivo é identificar as larvas dos mosquitos aedes aegypti e aedes albopictus nos locais onde estão os focos e os depósitos de água onde foi encontrado o maior número de focos de mosquito.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Nubia Lima, Parauapebas está se antecipando para evitar a chegada da doença ao município com a implementação do plano de contingência, que prevê ações nas áreas de ampliação de serviços, treinamento e qualificação da equipe de saúde, e ações de comunicação e mobilização com a comunidade, bem como prevenção e identificação de casos. “O plano já foi aprovado pelo Ministério da Saúde e já começamos sua execução”, garantiu.

Dados do Ministério da Saúde revelam que a febre chikungunya é provocada pela picada do mesmo mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti, e o aedes albopictus. No Brasil, mais de 300 casos já foram confirmados, sendo que a maioria está na Bahia. Recentemente, vários casos também foram confirmados em Minas Gerais.

Além dos sintomas comuns à dengue, a chikungunya pode evoluir para dores nas juntas e articulações. “As dores podem ser tão fortes que chegam a impedir os movimentos, causando artrite que pode continuar ativa por muito tempo”, explicou a coordenadora.

A Semsa esclarece que o apoio da comunidade no combate a essas doenças em ações para evitar o acúmulo de água em superfícies que o mosquito possa se proliferar é indispensável.

Em caso de suspeita de dengue, não é aconselhável a pessoa se automedicar. A orientação é que o paciente procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Reportagem: Anderson George
Foto: Anderson Souza

Após três mortes em menos de dois meses, cruzamento ganha “quebra-molas” no Cidade Jardim

O cruzamento entre as Avenidas “F” e “Buritis”, localizado no bairro Cidade Jardim, batizado como “Cruzamento da morte”, devido ao grande número de acidentes com vítimas fatais registrado no local, ganhou nesta semana quatro redutores de velocidade, conhecidos como “quebra-molas”.

Os redutores foram instalados pela direção da Buriti Empreendimentos Imobiliários, que administra o loteamento Cidade Jardim. A medida que evita diminuir o índice de acidentes foi necessária depois de que vários sinistros foram registrados em acidentes de trânsito no local.

Em um acidente que aconteceu no cruzamento na semana passada, um senhor que conduzia uma motocicleta foi atingido frontalmente por um carro modelo saveiro e morreu na hora. O garupa foi encaminhado ao Hospital Municipal de Parauapebas, porém, horas depois também acabou falecendo.

Com a instalação dos “quebra-molas”, espera-se que o número de acidentes possa diminuir, porém, a atenção e prudência por parte dos condutores de veículos são essenciais para que os números possam despencar.

Reportagem e foto: Bariloche Silva – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

SECA: Se acontecer em Parauapebas, seria problema de gestão

Por: * Jorge Clésio

Está em evidência a crise hídrica que vem atingindo algumas regiões do sudeste, especialmente o Estado de São Paulo. Alguns, movidos pela força noticial e midiática resumem-se em dizer que o problema está na falta de gestão e investimentos do estado (para atacar ou favorecer algum candidato), o que também tem uma parcela de influência, mas a real consequência disso vem de fatores conjuntos desde problemas estruturais, fenômenos naturais e a má localização hídrica (maioria da população fica localizada na cabeceira do rio Tietê, onde o rio tem menos água). Ao pesquisarmos podemos notar que alguns especialistas chegam a reafirmar isto.

Nossa região, Parauapebas, é hidrograficamente bem localizada como já citado em um artigo anterior (pode ser constado por qualquer cidadão), mesmo com essas vantagens geográficas vem sofrendo alguns desconfortos em relação ao abastecimento hídrico como: falta d’agua para as atividades domésticas e comerciais, sucessivamente todos os dias em muitos bairros.

Diferentemente da região citada na abertura, o município é situado em toda a sua extensão, ao lado, o rio que leva seu próprio nome, além de ser interrompido ao meio por pelo menos três riachos, perene, que escoam para o rio, rio este usado para captação de água, podemos concluir que recursos hídricos não é o problema. Um fato é que os riachos envolvem a parte interna e externa do município, porém não preservados e ecologicamente precários, onde seus mananciais são ignorados no âmbito preservacionista e suas margens são devastadas, em especial, por iniciativas imobiliárias, as mesmas protegidas por lei.

A Seca em Parauapebas é uma das possibilidades não aplicável, mas a falta de diligência para tornar a água um bem comum, zelável, reaproveitável e preservada é evidente. A responsabilidade fica a mercê apenas dos que se auto conscientizam (que são poucos) assim acarretando a degradação/poluição/deterioração dos nossos recursos naturais.

* Jorge Clésio, Acadêmico de Eng. De Produção e ADMIN do Grupo Eu Amo Parauapebas.

Prorrogada data de inscrições para o Festival de Música de Parauapebas

Segundo Rose Valente, uma das organizadoras do evento, a prorrogação busca sanar o anseio de artistas de várias regiões que estão com dificuldades para concluir a inscrição. “O objetivo esse ano é realizar um dos melhores festivais que o Pará pode contemplar. Só que para isso acontecer, precisamos dar maior atenção às peças fundamentais do evento, que são os artistas”, frisou Rose Valente.

As inscrições findam às 23h59min do dia 27 de outubro e no dia 31 serão divulgadas as 24 músicas selecionadas que participarão do certame, seguindo o regulamento, onde consta que 50% das selecionadas têm que ser de músicos de Parauapebas. As informações estarão disponíveis no Site da Prefeitura Municipal de Parauapebas www.parauapebas.pa.gov.br, fan page da Prefeitura e na Secretaria Municipal de Cultura (situada na Rua “E”, 505 – Bairro Cidade Nova e nos demais veículos de comunicação, incluindo redes sociais.

Os músicos das 24 músicas selecionadas serão atendidos em ensaio pela banda base nos dias 10, 11 e 12 de novembro. No dia 13 inicia o período de eliminatórias, com apresentações dos músicos de Parauapebas, das quais serão selecionadas seis músicas. No dia 14 se apresentam artistas nacionais, quando também serão selecionadas mais seis músicas.

A finalíssima ocorre no dia 15, quando serão apresentadas as 12 músicas selecionadas, seis locais e seis nacionais, avaliadas por um júri que julgará os seguintes quesitos: música (melodia, harmonia e ritmo), letra (linguística, ideia e conteúdo) e interpretação (dicção e afinação).

Falta de remoção de postes provoca atraso na duplicação da Estrada Faruk Salmen

O diretor da empresa JM Construções, Geraldo Alencar, reclama que está amargando prejuízo nas obras de duplicação da Estrada Faruk Salmen, porque a Celpa não removeu os postes da rede elétrica que se localizam no meio da pista secundária que está sendo construída.

De acordo com o construtor, a empresa dele foi contratada pela mineradora Vale, num convênio celebrado com a Prefeitura de Parauapebas, para executar os serviços de duplicação da estrada municipal, no perímetro compreendido da Delegacia de Polícia Civil até o trevo de Palmares Sul, numa extensão de 8 quilômetros, mas vem encontrando dificuldade para dar continuidade à obra em alguns trechos, por falta do deslocamento dos postes.

Segundo ainda Geraldo Alencar, a empresa JM iniciou os trabalhos de terraplanagem e construção de bueiros e de galerias ao longo do trecho da estrada no dia 29 de maio deste ano, e desde junho a Secretaria Municipal de Obras (Semob) vem cobrando da direção regional da Celpa a execução do serviço, porém, sem nenhuma resposta satisfatória.

Diante das reclamações do empresário, a reportagem entrou em contato com o setor de comunicação da empresa Vale e foi informada que a solicitação para relocação dos postes é de responsabilidade da Semob.

Na Secretaria de Obras, os engenheiros Bruno, Eder e Etiene confirmaram à reportagem que em junho último a prefeitura efetuou o pagamento de R$ 351.427,64 para a Celpa executar os serviços.

Ao receber o pagamento, a Celpa afirmou, em 8 de julho, que executaria os serviços de remoção dos postes da rede elétrica num prazo de 45 dias, mas até o início desta semana os serviços ainda não tinham sido iniciados.

Reportagem: Waldyr Silva – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar
Foto: Arquivo

Às vésperas do 2º turno, Neymar declara apoio a Aécio Neves

Na noite de quinta-feira, Neymar resolveu tomar partido para as eleições presidenciais, cujo segundo turno será disputado no domingo. Por meio de suas redes sociais, o atacante do Barcelona e da Seleção Brasileira manifestou apoio ao candidato Aécio Neves, do PSDB.

Vale lembrar que Neymar tem sua imagem vinculada à 9ine, empresa que pertence ao ex-jogador Ronaldo, o Fenômeno, que também declarou apoio a Aécio e vem participando ativamente da campanha do candidato.

Também pelo Twitter, Aécio agradeceu Neymar pelo apoio e postou: “Seja bem-vindo Neymar #VotoAecioPeloBR45IL”.

Com informações da Lancepress!

Celpa terá plano de ação para o 2º turno das Eleições 2014

Para garantir um fornecimento de energia regular e seguro, a exemplo do 1º turno, a Celpa executará no 2º turno, a operação Eleições 2014. A operação é composta por um conjunto de ações preventivas que deverão garantir a tranquilidade e o conforto dos eleitores paraenses durante as eleições. Para tanto, a concessionária disponibilizará equipes de plantão que estarão de prontidão para solucionar qualquer eventualidade de forma rápida e segura.

Na Região Metropolitana de Belém (RMB) e nos municípios de Cametá, Abaetetuba, Moju e Tailândia, a empresa de energia elétrica disponibilizará equipes de manutenção leve e de alta tensão, as quais ficarão localizadas em pontos estratégicos como o Tribunal Regional Eleitoral e no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. E além das 36 equipes que ficarão próximas destes locais, a empresa disponibilizará representantes para acompanhar os momentos altos da eleição como a apuração dos votos.

De acordo com o Gerente de Manutenção da Celpa, Kleber Barros, as medidas foram feitas com o intuito de dar tranquilidade para que os eleitores possam exercer sua cidadania. “Vamos trabalhar para que tudo ocorra da melhor forma e sem incidentes. Para a concessionária é importante que os eleitores paraenses tenham o conforto necessário para fazer a escolha de seus representantes, por esse motivo montamos um esquema com equipes em todas as regiões do Estado”, destaca.

O plano também se estenderá às outras regionais da concessionária. Na regional Sul, a Celpa disponibilizará equipes para atuar nos municípios de Xinguara, Marabá, Redenção e Parauapebas. O Nordeste paraense também será contemplado com o plano, em especial nas cidades de Paragominas, Castanhal e Capanema, que terão equipes extras de plantão.

De acordo com Kleber Barros, o sucesso do plano de contingência para as eleições será possível graças ao trabalho de manutenção preventiva executado pela concessionária. “Há mais de três meses que estamos trabalhando, a fim de que o sistema funcione com qualidade. Foram feitos serviços manutenção geral em subestações e nas redes de distribuição de energia, sobretudo nos locais onde haverá uma grande concentração de pessoas”, finaliza.

Em caso de qualquer eventualidade, a população deve ligar para a Central de Atendimento da empresa, que está disponível 24 horas: 0800 091 0196.

1º Turno

O plano de contingência no primeiro turno das Eleições 2014 foi considerado pela Celpa um sucesso. Conforme os números apontam, dos 5.138 locais de votação em todo o Estado, menos de meio por cento (0,4%) sofreram com algum tipo de interrupção no fornecimento, ou seja, apenas 23 locais.

Para restabelecer o fornecimento de energia dos locais afetados, as equipes que atuaram em regime de plantão levaram, em média, 20 minutos para normalizar o serviço, assegurando que o todo o processo de votação e apuração dos votos transcorresse sem grandes anormalidades, como já era previsto.

Aniversário de Canaã e a música de Leonardo são os destaques no Conexão Rural

A festa de aniversário de Canaã dos Carajás, realizada dia 11 de outubro, é destaque do Conexão Rural deste domingo às 9hs na RBATV, Band, canal 30, em Parauapebas (PA) e no mesmo horário no SBT, canal 5, em Canaã dos Carajás (PA). O aniversário de emancipação do município é comemorado oficialmente em 5 de outubro, mas a data da festa foi alterada devido as eleições gerais.

O repórter e apresentador Lima Rodrigues conversa com o prefeito de Canaã, Jeová Andrade, moradores da cidade e conta um pouco da história do município, onde está sendo implantado o maior projeto minerário do mundo, o S11-D, da Vale.

Na mesma reportagem, o Conexão Rural traz uma entrevista com o cantor Leonardo, além de sua música romântica, que encantou a multidão no dia 11 de outubro.

O Conexão Rural tem produção e apresentação de Lima Rodrigues e imagens e edição de João Pezão Filho.

Termina hoje propaganda eleitoral no rádio e na televisão

A dois dias do segundo turno das eleições, termina nesta sexta-feira (24) a propaganda eleitoral gratuita veiculada no rádio e na televisão. Também é a data limite para a divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita e para a realização de debates. Nesse último caso, a transmissão não deve ultrapassar a meia-noite. É nesta sexta-feira o último dia para que os presidentes das mesas comuniquem à Justiça Eleitoral que não receberam o material destinado à votação de domingo (26).

Carro de alto-falante ou amplificadores de som para divulgação de propaganda está permitido até sábado (25), véspera da votação, entre as 8h e as 22h. A distribuição de material gráfico, a realização de caminhadas, passeatas e carreatas, além da divulgação de jingles ou mensagens dos candidatos podem ser feitas também até as 22h.

No segundo turno das eleições, neste domingo (26), cerca de 143 milhões de eleitores estão aptos a votar para presidente da República e governadores de 13 estados e do Distrito Federal. Apesar do horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a votação será feita das 8h às 17h, obedecendo o horário local.

Reportagem: Agência Brasil
Foto: Arquivo

Jatene pode ser cassado por compra de votos

O vale-tudo combinado com o desespero de causa fez com que os correligionários do candidato à reeleição Simão Jatene perdessem de vez o pudor. Como o esquema institucional de compra de votos através do programa Cheque Moradia foi escancarado pelo DIÁRIO nas últimas semanas, partidários do candidato amarelo partiram para o tudo ou nada: tomaram conta das ruas da capital e do interior do Estado com veículos tomados de dinheiro para a compra explícita de votos. O descaramento é tamanho que os aliciadores nem se importam se a ilegalidade está sendo registrada ou não por câmeras ou celulares.

Várias denúncias e vídeos flagrando a compra de votos chegaram à redação do DIÁRIO, RBATV e Diário OnLine (DOL) desde o início da semana. Advogados da Coligação “Todos pelo Pará” (PMDB/ PT/ DEM/ PR/ PDT/ PROS/ PHS/ PCdoB/ PSL/ PPL/ PTN) reuniram todo o material e encaminham ainda hoje para o Ministério Público e para a Justiça Eleitoral denúncia formal com base na Lei 9.504/97 para apurar captação ilícita de sufrágio (compra de voto) pedindo a cassação da candidatura do candidato Simão Jatene da coligação “Juntos com o Povo” (PSDB/ PSD/ PSB/ PP/ SD/ PRB/ PSC/ PTB/ PPS/ PEN/ PMN/ PTC/ PSDC/ PTdoB/ PRP) antes do segundo turno e a sua consequente inelegibilidade por oito anos, bem como a cassação do diploma do candidato do PSDB, caso seja eleito.

Um dos vídeos chama atenção: Com pouco mais de dois minutos, a gravação mostra uma jovem vestida de azul aparentando não mais de 20 anos sentada numa calçada num bairro da periferia de Belém. Ao seu lado, um homem de blusa amarela diz, num tom sarcástico: “Leva essa moça aqui para ir lá votar, leva ela…”, batendo no ombro direito da moça, visivelmente constrangida.

Em seguida, a cena mostra se aproximando uma mulher loura, de calça jeans e blusa listrada vermelha e azul se abaixando em direção à jovem, que já está com a mão esquerda levantada na direção a tal mulher. Ela cochicha no ouvido da moça, ameaça dar algo, mas recua. Em seguida, o homem de blusa amarela puxa algumas cédulas de dinheiro de seu bolso e as manipula por alguns instantes. Logo depois, levanta e vai em direção ao seu carro, que está próximo.

Poucos segundos depois, o homem de blusa amarela retorna e senta novamente ao lado da jovem e passa a conferir umas anotações que parecem ser os dados de documentos da moça, que colabora nas informações. Algumas anotações são feitas, a jovem pega o panfleto dobrado com cédulas dentro e guarda na sua bolsa. Detalhe: toda a ação é acompanhada de perto por uma criança que fica ao lado do casal o tempo inteiro. Casos como esse se proliferam pela cidade e podem se intensificar até o domingo da eleição caso a Justiça Eleitoral não atue com firmeza na fiscalização e repressão.

O QUE DIZ A LEI
“Art. 41-A. Ressalvado o disposto no art. 26 e seus incisos, constitui captação de sufrágio, vedada por esta Lei, o candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição, inclusive, sob pena de multa de mil a cinquenta mil Ufir, e cassação do registro ou do diploma.”

Reportagem: DOL
Foto: Reprodução RBATV

Urnas eletrônicas seguem para as zonas eleitorais no Pará

Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) fez, ontem, o primeiro embarque das urnas a serem usadas na capital e em Ananindeua, durante o segundo turno do pleito. Após a preparação, o primeiro lote de urnas foi embarcado em caminhões e vans dos Correios, empresa responsável pelo transporte das máquinas. A partir da manhã de hoje, as primeiras 1.800 urnas serão distribuídas para as zonas eleitorais dos dois municípios.

À tarde, a partir das 14 horas, o Tribunal inicia a segunda etapa do embarque das urnas, as quais estão armazenadas no depósito do TRE, na Cidade Nova, em Ananindeua. A região metropolitana conta com cerca de quatro mil urnas, sendo 2.300 destinadas à capital. “Aproximadamente 15 caminhões e 15 vans estão sendo usados no transporte”, disse Ricardo Lima Vieira, técnico jurídico do TRE. As urnas a serem usadas pelos eleitores da região das ilhas também começam a ser levadas para os locais de votação a partir de hoje.

Ao todo, 20 mil urnas serão usadas novamente no Estado, sendo 15 mil urnas de seções eleitorais e as demais de contingência (reserva), as quais serão utilizadas caso haja algum problema ao longo da votação. Na terça-feira, 21, o tribunal encerrou a cerimônia de preparação das urnas eletrônicas, que durou uma semana. Durante a cerimônia, as urnas receberam as mídias do segundo turno. Também foram realizados testes e habilitação dos candidatos que disputam o segundo turno. “Quando algum problema é detectado, a substituição é feita imediatamente. Mas tudo já foi solucionado. As urnas foram encaixotadas e preparadas para o embarque”, afirmou Ricardo Vieira. As outras urnas a serem usadas no pleito já estão nos demais municípios do Estado desde setembro.

No primeiro turno das eleições foram substituídas 84 urnas no Estado. O problema mais recorrente foi falha de impressão e travamento nas máquinas. Ao todo, 208 ocorrências envolvendo problemas com urnas foram registradas. Apenas uma urna eletrônica foi substituída por urna de lona (cédula). Isso ocorreu no município de Itupiranga, onde tanto a urna normal como a de contingência (reserva) apresentaram problemas.

Deixe seu comentário