Pesquisar
Close this search box.

Kits da Caminhada Passos que Salvam já estão à venda em Parauapebas

Este ano a cidade de Parauapebas fará parte da Caminhada Passos que Salvam, realizada pelo Hospital de Câncer de Barretos. Esta parceria é apolítica e visa, além de angariar fundos para o hospital, capacitar médicos do município para o rápido diagnóstico da doença, alertar a população sobre os seus sinais e sintomas e ser um elo facilitador para que doentes do município possam ser tratados pelo hospital de Barretos.

A caminhada acontece em diversas cidades do país no dia 27 de novembro. A aquisição dos kits pode ser feita na Farmácia Zero Hora, no Salão de beleza Auto Estima, na loja de calçados TatyElla Shoes, na loja de moda fitness Miss Fit e na secretaria da Paróquia São Sebastião.

Adquira seu kit e ajude no tratamento de milhares de pessoas atendidas pelo hospital. Todos em direção à cura do câncer infantojuvenil.

O Portal Pebinha de Açúcar apóia esta iniciativa!

Sessão desta terça-feira (18) na Câmara de Parauapebas durou menos de 40 minutos

Sem proposições em pauta para serem discutidas e aprovadas em plenário, a sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (18) durou cerca de 40 minutos.

Minutos antes de iniciar a sessão, o presidente da Mesa Diretora, vereador Ivanaldo Braz (PSDB), concedeu espaço de cinco minutos para o carteiro Everaldo de Jesus Freitas, funcionário dos Correios, que falou sobre eventuais problemas enfrentados pelos empregados da empresa, com a falta de estrutura, e pediu que os vereadores dessem apoio à realização de uma audiência pública para tratar do assunto e buscar solução.

O presidente da Câmara, Ivanaldo Braz, prometeu envidar esforços para apoiar a realização da audiência pública dos funcionários dos Correios.

No grande expediente, o vereador Bruno Soares (PSD) agradeceu ao apoio que recebera nas últimas eleições e colocou à disposição sua função de líder do governo na Câmara de Vereadores.

Nas explicações pessoais, a vereadora Eliene Soares (PMDB) também agradeceu a todos que contribuíram com a reeleição dela.

Ao perceber que o vereador eleito Joel Pedro Alves, conhecido por “Joel do Sindicato”, se encontrava no auditório da Câmara, Ivanaldo Braz o convidou para assistir à sessão na tribuna de honra do plenário.

Marcaram presença na sessão desta terça-feira (18) os vereadores Antonio Massud, Bruno Soares, Charles Borges, Devanir Martins, Eliene Soares, Euzébio Rodrigues, Francisco Pavão, Irmã Luzinete, Ivanaldo Braz, Ivaniti Barrão, João do Feijão, José Arenes e Marcelo Parcerinho. Faltaram à sessão Israel Miquinha e Maridé Gomes.

Profissionais de saúde fazem manifestação contra mudanças no Pronto Socorro do Hospital Municipal

Durante a tarde desta terça-feira (18), enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais de saúde, além de pessoas que trabalham na parte administrativa do Hospital Municipal de Parauapebas (HMP), fizeram uma manifestação que tem como objetivo chamar a atenção de autoridades e da imprensa sobre as mudanças que foram anunciadas para a o Pronto Socorro da unidade de saúde pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

Durante a última segunda-feira (17), a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Gabinete do Executivo, comunicou que a partir daquela data haveria alteração no horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Com as mudanças anunciadas, as seguintes UBS funcionarão em horário corrido, iniciando às 7 horas e encerrando o atendimento às 13 horas: Centro de Saúde Altamira; Centro de Saúde Cidade-Nova; Centro de Saúde Rio Verde; Centro de Saúde Guanabara; UBS Tropical e Cedere I.
As demais UBS, que funcionam como Estratégia de Saúde da Família, funcionarão no horário normal, oito horas por dia, porém, terá alterações nos horários de atendimento de alguns serviços, como sala de vacinas e de curativos, que funcionarão entre 7 e 13 horas também. As UBS que continuarão abertas em horário normal são: Liberdade I; Liberdade II; Casas Populares II; da Paz; Fortaleza; Jardim Canadá; Palmares I; Palmares II; Minérios.

Mudanças no atendimento de urgência e emergência

Com relação ao atendimento de urgência e emergência, a Secretaria de Saúde de Parauapebas estabeleceu que a partir de segunda-feira (24), serão realizados exclusivamente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bairro Cidade Jardim, com exceção dos casos de traumas, que serão conduzidos diretamente para o Pronto Socorro de Trauma do Hospital Geral de Parauapebas (HGP).
Essa foi uma das mudanças que mais revoltou os profissionais de saúde e também usuários, é que de acordo com a Prefeitura de Parauapebas, o espaço em que funciona atualmente o Pronto Socorro Municipal será destinado para a área administrativa da SEMSA, que atualmente funciona em prédio alugado.

A Secretaria de Saúde afirmou em nota que “o direcionamento dos casos de urgência e emergência exclusivamente para UPA foi realizado visando principalmente à qualidade no atendimento aos pacientes, já que a estrutura desta unidade de saúde oferece melhores condições para o atendimento humanizado e as equipes são treinadas e mais bem preparadas para cuidar de casos de urgência e emergência, por esse motivo, as Upas são referência nesse tipo de atendimento em todo o país. Todas essas medidas também foram tomadas em função de redução de custos, necessária por conta na queda na receita do município”.

Cadeirante é alvejado por 12 tiros e perde a vida em Parauapebas

Depois de sofrer dois atentados à bala, um ocorrido há dois anos e seis meses, sendo atingindo por 8 tiros de arma de fogo, e o outro há seis meses, com mais seis tiros, que lhe deixaram paraplégico, durante a manhã desta terça-feira (18), a vítima identificada por Josiel Paiva Ribeiro foi executada com 12 disparos de arma de fogo por dois homens no interior da casa onde marava.

O caso aconteceu por volta das 9h00 na rua Ulisses Guimarães, Quadra 111, Lote 111, Bairro Palmares Sul, em Parauapebas.

De acordo com informações obtidas pela nossa equipe de reportagens, os assassinos chegaram ao local em uma moto Honda preta e após entrar no portão da residência que estava aberto, efetuaram os tiros pela janela da sala onde a vítima estava.

Os motivos do crime ainda estão sendo apurados pela equipe de Divisão de Homicídios da 20ª Seccional de Polícia Civil em Parauapebas, que tem como presidente da pasta a Delegada Yanna Azevedo.

b6815b53-487d-45f8-997d-417f7b8b9e14

Reportagem: Caetano Silva / Freelancer

Seguranças de empresa que presta serviços para a prefeitura reclamam de salários atrasados

Seguranças contratados pela empresa ESE, que presta serviços à Prefeitura Municipal de Parauapebas, foram à Câmara Municipal durante a Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (18) em busca de apoio dos vereadores para resolver situação trabalhista.

Segundo Paulo Soares, que trabalha na empresa há quase três anos, os salários estão atrasados em pelo menos três meses, além disso, o FGTS, o fundo de garantia está retido há oito meses e nem mesmo o plano de saúde está podendo ser utilizado pelos trabalhadores. Ainda de acordo com ele, são quase cinquenta funcionários nesta situação.

De acordo com os vigilantes, a empresa os retirou dos postos de trabalho porque não estaria recebendo os repasses da Prefeitura Municipal de Parauapebas, e teria justificado que este seria o motivo de não estar realizando os pagamentos dos mesmos. Por outro lado, os trabalhadores acreditam que a empresa está colocando a responsabilidade apenas no órgão público, e já acionaram o Ministério do Trabalho em Marabá para intervir na situação.

A equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar esteve na sede da empresa em Parauapebas, localizada no Bairro Beira Rio, porém nenhum responsável foi encontrado e ninguém atende as ligações.

Segundo o presidente do Sindivipar, Sindicato que representa a categoria dos seguranças e vigilantes, ainda esta semana ele, Camilo Mota, estará indo à capital Belém, onde fica a matriz da empresa para cobrar providências. Ainda de acordo com Mota, o Sindicato já está na segunda ação judicial contra a empresa ESE e já procurou também a Prefeitura de Parauapebas que teria informado não ter mais interesse em manter o contrato com a empresa de segurança. “Amanhã, quarta-feira, estarei indo à Belém conversar com o proprietário, ele é um coronel da Polícia Militar”, disse.

Com a ausência dos vigilantes, Guardas Municipais foram colocados para fazer a segurança de vários postos, e no último domingo, dia 9 de outubro, em reunião com o Sindicato dos Servidores Públicos de Parauapebas (SINSEPPAR), Guardas Municipais cobraram a saída do pátio do DMTT (Departamento Municipal de Trânsito), alegando que devido à insegurança do local, não havia condições de trabalhar naquele posto. Na oportunidade, o SINSEPPAR fez uma nova assembleia e continua em negociação para atender à reivindicação dos servidores públicos que temem até pela própria segurança.

Os vigilantes que estão com salários atrasados pretendem fazer um protesto nesta quarta-feira (19), às 07h00 da manhã na sede da empresa e depois, quinta-feira (20), na Prefeitura Municipal de Parauapebas.

Até o fechado desta reportagem, nem a prefeitura ou a empresa responderam aos e-mails e ligações para falar sobre o assunto.

Reportagem: Jéssica Diniz – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Deixe seu comentário