Pesquisar
Close this search box.

IFPA vai abrir processo seletivo para o curso de ensino médio integrado em Parauapebas

A instituição ofertará 120 vagas

O mercado de trabalho anda tão competitivo que as pessoas buscam se qualificar cada vez mais cedo. Um desses caminhos é investindo em cursos técnicos. E olha que nem precisa concluir o ensino médio para iniciar este processo de aprendizado. Talvez seja por isso, que muitos especialistas na área de educação afirmam que o curso técnico é o caminho mais curto para o primeiro emprego.

Quem está se preparando para entrar na faculdade pode também fazer um curso técnico na mesma área. Aprendendo ainda mais sobre o que vai estudar ou setor que pretende atuar.

Em Parauapebas, o aluno que está concluindo o ensino fundamental terá uma grande oportunidade de iniciar a qualificação profissional em 2018. Isso porque o Instituto Federal do Pará (IFPA) vai lançar nos próximos dias o edital de um Processo Seletivo que irá disponibilizar 120 no curso de ensino médio integrado. Ou seja, o jovem vai cursar o ensino médio e ao mesmo tempo fazendo um curso técnico.

Serão disponibilizadas 80 vagas para os cursos de mecânica e eletromecânica e 40 para maiores de 18 anos no âmbito da Educação profissional de Jovens e Adultos (PROEJA) no curso de Manutenção de Máquinas Pesadas.

“Vale ressaltar que nós destinamos 50% das vagas para alunos que estejam inscritos no Cadastro Único e para alunos oriundos de escolas públicas. A taxa de inscrição é de R$ 55,00 reais. Mas, os estudantes podem solicitar a isenção”, explica o professor Josivaldo Ferreira, membro da comissão do processo seletivo do IFPA.

Em geral, o estudante é acostumado a estudar em um único turno. E neste modelo de ensino do IFPA, é exigido mais dedicação do aluno. Afinal de contas, não se espera que seja fácil para o aluno encarar um horário integral de estudos. Mas, com foco é possível, como relata a estudante Larissa Matos que faz o ensino médio e curso técnico de mecânica.

“É preciso ter foco, se dedicar bastante para poder ter boas médias e conseguir alcançar o objetivo que é concluir o médio já com o certificado de nível técnico”, diz a estudante.

O edital do processo seletivo deverá sair nos próximos. Então, agora é ficar atento e não perder esta oportunidade. Mais informações pelo site: parauapebasifpa.edu.br 

 

 

Crianças com necessidades especiais participam de circuito sensorial

A atividade foi realizada no Instituto Amigos que Brilham

O nosso conhecimento de mundo é adquirido pelo que ouvimos, vemos e sentimos. Partindo deste princípio, foi realizado na manhã da última sexta-feira, 15, o I Circuito Sensorial do Instituto Amigos que Brilham.

Por meio de jogos, brincadeiras e outras atividades, crianças com necessidades especiais que são atendidas pelo IAB tiveram a oportunidade de estimular os sentidos. São eles: tato, olfato, visão, audição e paladar.

Foi uma manhã mais que especial para os voluntários e certamente para os pequenos que curtiram cada momento.

“Buscamos proporcionar diversão. Inclusive, o momento contou com a participação dos familiares que puderam interagir a todo instante. Mas, o circuito proporcionou mais que isso! Para nós profissionais de saúde, o objetivo foi analisar a evolução de nossos assistidos. Foi uma espécie de prova avaliativa”, explica Maria José, presidente do Instituto Amigos que Brilham.

Ao final da programação, todos receberam brinquedos, fraudas e os adultos receberam alimentos. E para os voluntários do Instituto Amigos que Brilham esta manhã especial foi cheia de muito amor e compromisso com o próximo.

 

Reportagem: Anne Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Abraa desenvolve biodigestor para demonstração de produção de biogás em escolas

Membros da Associação Brasileira de Acadêmicos e Ambientalistas (Abraa) realizaram a construção de um biodigestor para demonstração de produção de biogás em escolas situadas em meios urbanos.

O projeto mostra a facilidade de construção e operação de um biodigestor caseiro em que é possível acompanhar diariamente a produção de biogás, entender a relação entre variáveis climáticas, como a temperatura, com a quantidade de biogás produzido e no final do processo observar a formação de biofertilizantes.

Para o presidente da Abraa, Marielson Nascimento, é importante que se desenvolva desde as séries iniciais em escolas e colégios a consciência do uso racional de energia, e que se fomente as possibilidades de formas alternativas de produção de energia renovável. “O uso do biodigestor como um projeto interdisciplinar e multidisciplinar em uma escola ou colégio situado em meio urbano pode contribuir para a formação de uma visão crítica sobre o assunto”, relata o ambientalista.

Segundo a Associação Brasileira de Acadêmicos e Ambientalistas, o projeto mostra também que a construção de um biodigestor pode ser implementada a baixos custos por qualquer escola ou colégio, pois os materiais utilizados são materiais de sucata ou facilmente encontrados nas comunidades.

 

Sobre a Abraa

A Abraa tem como princípio a garantia do desenvolvimento sustentável, respeitando e fazendo respeitar a biodiversidade de cada bioma do País e as suas especificidades, além do objetivo de realizar atividades educacionais, treinamentos, ensino, pesquisa e extensão de forma a orientar a sociedade sobre a importância de se preservar o meio ambiente em áreas urbanas e rurais.

Atualmente a Associação Abraa já conta com uma fanpage na internet com mais de cinco mil seguidores. A principal forma de contato é através do e-mail: associacao.abraa@gmail.com ou através do WhatsApp (94) 98403-2963.

 

 

Carajás Centro de Convenções é entregue à população em meio a grande festa

Em meio a uma celebração multicultural, que reuniu danças indígenas, show com cantores regionais e espetáculos de dança, o Carajás Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha, em Marabá, sudeste do Estado, foi oficialmente inaugurado na última sexta-feira (15). Um dos maiores e mais modernos espaços do tipo no Brasil, o complexo abre para as regiões Carajás e Araguaia um leque de oportunidades dentro do turismo de eventos e negócios, como parte da política de integração do governo. A abertura reuniu grande número de pessoas, além de autoridades, empresários e políticos da região.

Na ocasião, o governador e secretários de Estado inauguraram o Centro Regional de Governo, que funciona nas dependências do Centro de Convenções. O objetivo é promover a governança compartilhada e aproximar a administração estadual das prefeituras dos 27 municípios que compõem as regiões Carajás e Araguaia. “É um braço do governo próximo de vocês que vem para ampliar o diálogo com os diversos segmentos da sociedade e elaborar políticas públicas que atendam diretamente as necessidades da população”, afirmou a secretária extraordinária de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene.

Prestando homenagem ao empresário Leonildo Borges Rocha, fundador das lojas Leolar, o Carajás Centro de Convenções surge para fortalecer a integração da região e promover o desenvolvimento a partir do turismo de negócios e eventos. “É preciso que a sociedade se apodere deste novo espaço, que a classe empresarial veja nele um local para promover a cultura e os negócios que geram emprego e renda”, defendeu o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.

Para Jatene, a construção do novo Carajás Centro de Convenções – obra que representa um investimento de R$ 31 milhões – foi um grande desafio, mas o maior será mantê-lo. “Este aqui é o ponto de partida de um processo que vai envolver as esferas pública e privada em torno do projeto de desenvolvimento a partir de um segmento que só cresce no Brasil e no mundo, que é o turismo de eventos e negócios. Este espaço tem envergadura para atrair eventos nacionais e internacionais e colocar Marabá e região na vitrine do mundo”, destacou o governador, que, após a inauguração, visitou as dependências do complexo.

O prefeito de Marabá, Tião Miranda (PTB), lembrou que o Centro de Convenções foi um sonho que começou a ser realizado quando ele foi deputado estadual. Hoje como gestor municipal, ele reconhece a conquista para toda a região. “Marabá ganha um espaço como poucos no Brasil. Isso mostra a visão estratégica de desenvolvimento do Estado, que, ao construir esse centro, nos coloca na rota internacional de eventos dos mais variados tipos – culturais, profissionais ou de negócios”, asseverou.

Para comemorar a inauguração do Carajás Centro de Convenções, subiram ao palco da grande arena do complexo (que tem capacidade para 10 mil pessoas) os cantores Joelma, Liah Soares, Lia Sophia, Nenzinha do Calypso e Pinduca. O quinteto de artistas regionais animou o público que lotou o espaço para cantar e dançar ao som de clássicos da música paraense. “Sou da região e posso dizer que estou com muito orgulho desse lugar. É uma felicidade ver que o governo do Estado investe tanto na nossa cultura e na economia por meio da promoção dos mais variados tipos de evento”, disse Liah Soares

 

Agenda

Ao chegar a Marabá, no início da tarde desta sexta-feira (15), o governador Simão Jatene visitou importantes obras do governo do Estado na cidade, antes de inaugurar o Centro de Convenções. Uma delas foi o bloco de saúde do campus da Universidade Estadual do Pará (Uepa), que está finalizado. O novo espaço tem capacidade para atender cerca de 250 alunos de oito turmas dos cursos de Medicina, Biomedicina e Engenharia Florestal. O prédio de três pavimentos foi construído em um terreno de 1,6 mil metros quadrados. Tem 12 salas de aulas gerais e mais seis para tutoria, além de espaço para as coordenações dos cursos de graduação. O local também é dotado de elevador e estrutura adaptada para pessoas com deficiência física.

A segunda vistoria foi na nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), que tem capacidade para atender cerca de 18 mil residências – ou 75 mil pessoas. “São investimentos nas áreas de educação e saneamento que geram impacto altamente positivo para a população de Marabá, uma cidade que cresceu e viu as demandas sociais também aumentarem. Em breve essas duas obras serão inauguradas e entregues à sociedade”, frisou Jatene.

Cidadania

Antes da inauguração, pela manhã, o Carajás Centro de Convenções abriu as portas para atender a população com serviços da Caravana Pro Paz Cidadania. Foi ofertada a emissão de documentos como carteira de identidade e CPF, identidade jovem e certidão de nascimento. Houve ainda atendimento jurídico, em parceria com a Defensoria Pública do Estado. A programação, que segue neste sábado (16), com a previsão de atender 2,4 mil pessoas, encerra a agenda da caravana em 2017, ano em que mais de 170 mil atendimentos foram feitos em 67 municípios percorridos.

Uma das pessoas que receberam atendimento no Centro de Convenções foi o estudante Carlos Silva Monteiro, 21 anos, que tirou a segunda via do Registro Geral (RG). O documento é fundamental para que ele faça o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e possa perseguir o sonho de cursar Medicina. “Fiquei dois anos sem identidade, porque, depois que perdi a primeira via, não conseguia emitir a segunda. Aqui fui rapidamente atendido, e com muita educação. Fiquei feliz quando soube da ação de cidadania, pois sabia que conseguiria”, contou, elogiando o novo Centro de Convenções. “É um lugar muito bonito e que representa prosperidade para a nossa região”.

Também ocorre no Carajás Centro de Convenções, como parte da programação de abertura, uma feira de artesanato com a participação de cerca de 40 expositores, integrantes do projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social de Marabá que promove, toda semana, feiras em diversos pontos da cidade. Uma das artesãs expositoras é Euzicleia de Oliveira, 35 anos, que levou ao evento peças em biscuit. A perspectiva com o novo espaço é a melhor possível, segundo ela. “Esse lugar, além de lindo e moderno, é uma nova casa para ampliarmos a cultura e movimentarmos a nossa economia. Dá um orgulho grande saber que Marabá ganhou um espaço como esse”, assinalou.

Multiuso

Localizado na Rodovia Transamazônica, à Folha 30, na Nova Marabá, o Carajás Centro de Convenções tem 13 mil metros quadrados de área construída em um terreno de mais de 33 mil metros quadrados, abrigando quatro grandes blocos modulados. Um deles é destinado exclusivamente a feiras, grandes shows e convenções, com 4,8 mil metros quadrados e capacidade para abrigar mais de dez mil pessoas, com palco fixo de 200 metros quadrados, dois camarins, copa, banheiros e toda a estrutura e segurança necessárias para receber grandes eventos.

O segundo bloco, com andar superior e térreo, abriga ambientes climatizados como área administrativa, praça de alimentação, restaurante e lanchonete. O terceiro prédio contempla um teatro com mil lugares e uma sala multiuso de mil metros quadrados com capacidade para 400 pessoas e que pode ser subdividida em dez espaços menores, com 40 poltronas cada.

No quarto espaço há um auditório com capacidade para 520 pessoas. Adaptável, ele pode ser dividido em cinco células de 104 lugares cada, com divisórias removíveis, isolamento acústico, além de palco, área de circulação e amplo estacionamento. Os investimentos na obra chegam a R$ 31 milhões.

Reportagem: Luiz Carlos Santos / Agência Pará de Notícias

Governo entrega microcrédito e veículos da Adepará em Marabá

Como parte da programação de abertura do novo Carajás Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha, inaugurado na sexta-feira (15), o governo do Estado entregou, na manhã deste sábado (16), 53 microcréditos do Credcidadão e 63 novos veículos para a Agência de Defesa Agropecuária (Adepará). Paralelamente, a Caravana Pro Paz Cidadania seguiu emitindo documentos e dando orientação jurídica, em parceria com a Defensoria Pública. A programação continua à tarde, com apresentações culturais em todos os espaços do complexo de eventos.

Somente este ano, o Credcidadão investiu quase R$ 10 milhões em microcrédito, recurso que tem mudado a vida de muita gente com a geração de renda. É o caso do marceneiro Lourivaldo dos Santos Oliveira, 35 anos, que renovou o crédito pela segunda vez. “Esse programa é muito importante para microempreendedores como eu, que não teriam condições de investir no próprio negócio de outra maneira. Espero que o Credcidadão seja transformado em política de Estado, para nunca acabar”, disse.

A diretora do Credcidadão, Tetê Santos, informou que o programa já atendeu três mil famílias de 100 municípios, um salto de quase 100% em relação a 2014. “Isso representa renda e melhoria da qualidade de vida para as pessoas menos favorecidas, que não tiveram oportunidades de entrar no mercado de trabalho formal. Em um momento de crise, o Estado vê a importância desse tipo de ação para ajudar aqueles que mais necessitam”, frisou. A agricultora Maria do Amparo Gomes, 54 anos, reforça a importância do microcrédito para as famílias atendidas. “Graças a ele, dinamizamos a economia e temos novas perspectivas de vida”.

Além da entrega de microcréditos, o governo entregou veículos da Adepará para 40 municípios de diversas regiões. São 33 caminhonetes e 40 motocicletas, que vão reforçar o trabalho de defesa agropecuária do Estado, na busca pela sanidade do rebanho e dos produtos de origem animal e vegetal. O investimento chega a R$ 4 milhões. Reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como Estado livre da febre aftosa com vacinação desde 2014, o Pará começa a dar os primeiros passos para se tornar uma área livre da doença sem vacinação em maio de 2020.

Investimentos

O governador Simão Jatene, que participou da entrega do microcrédito e dos veículos da Adepará neste sábado (16), fez um resumo da agenda de trabalho cumprida este fim de semana em Marabá. “Hoje entregamos crédito para quem quer investir no próprio negócio e reforçamos a defesa no campo da agropecuária. Ontem (sexta) inauguramos este belo Centro de Convenções e visitamos obras importantes, que vão garantir educação e mais qualidade de vida para o povo de Marabá”, disse.

Jatene também visitou, nesta sexta (15), o bloco de saúde da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que está pronto para ser inaugurado, e a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), que tem capacidade para atender 75 mil pessoas. “Todos os investimentos atendem a anseios da própria sociedade, que é, na verdade, quem transforma a sua própria realidade”, afirmou o governador. Após os compromissos em Marabá, Jatene seguiu para o município de Palestina do Pará, onde inaugurou uma nova Unidade Integrada de Polícia (UIP).

Reportagem: Luiz Carlos Santos / Agência Pará de Notícias

Deixe seu comentário