A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a queda de um avião de pequeno porte que caiu nesta quarta-feira (7) na região do Crepurizão, em Itaituba, no sudoeste do Pará. De acordo o delegado Vicente Gomes, superintendente regional da Polícia Civil no Tapajós, três pessoas estavam dentro da aeronave e morreram na explosão no momento da queda.
“Tinham três pessoas. Dois pilotos, sendo que um estava com passageiros e o terceiro seria um comprador de ouro. Os corpos já foram removidos e estão sendo deslocados para Itaituba. Inclusive, o filho de uma das vítimas, que é piloto também, está à frente desta situação”, detalhou Vicente Gomes.
Segundo o delegado, uma das vítimas foi identificada com Marinho, piloto e proprietário da aeronava que caiu. Ele estava como passageiro. O avião, modelo Beechcraft Bonanza, tinha o prefixo PT-AVO e estava com a documentação em ordem, segundo os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) informa que as Estações de Tratamento de Água I e II estão passando por manutenção geral no sistema nesta quarta-feira, 07, desde o meio dia.
Para tanto foi necessário interromper o fornecimento de água nos seguintes bairros abastecidos pelas ETAs e por carros pipa: Altamira, Alto Bonito, Bambuí, Beira Rio I e II, Bela Vista, Betânia, Casas Populares I e II, Chácara das Nuvens, Cacau, Estrela, Lua e Sol, Cidade Nova, Da Paz, Guanabara I e II, Habitar Feliz, Jardim Canadá I e II, Liberdade I e II, Maranhão, Montes Claros, Nova Vida I e II, Novo Horizonte, Primavera, Rio Verde, São José, União, Vale dos Carajás, Vila Rica, Bela Vista I e II, Bom Jardim, Bom Jesus, Caetanópolis, Céu Azul, Esperança, Jardim América I e II, Jardim Eldorado, Jardim Paraíso, Morada Nova, Panorama, Parque das Nações I e II, Parque São Luís, Raio de Sol, São Lucas I e II, Serra Azul e parte do Tropical.
O fornecimento será restabelecido nesta quinta-feira, 08, às 18h. A autarquia esclarece que o serviço é fundamental para continuar garantindo o fornecimento de água com qualidade.
O Saaep orienta os moradores dos bairros que reservem e economizem água durante o período de interrupção.
A obra relata características do município que completa 30 anos de emancipação
Na noite da última terça-feira (6), a jovem escritora Sabrina Medeiros lançou o seu segundo livro: “Parauapebas do Minério e dos Ipês”. O evento realizado no auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA) foi marcado por uma agradável noite de autógrafos.
Sabrina Medeiros é uma jovem de 17 anos que já está investindo na carreira como escritora. Ela coordena o grupo Movimento Equipe Letra Boa, entidade alternativa voltada a educação e cultura, fundada em 2010. Assim como Sabrina, outros jovens desenvolvem a mesma paixão pela literatura.
Nesta obra, ela relata cenas do cotidiano e enfatiza características próprias do município que completa 30 anos de emancipação política-administrativa, em maio deste ano.
“Este trabalho começou a ser desenvolvido há 10 anos e é totalmente voltado à Parauapebas. Ele abrange questões sociais, culturais, socioeconômicas, um trabalho sem dúvidas, maravilhoso, fruto de muito debate e troca de ideia entre os jovens que fazem parte da Equipe”, destaca Sabrina.
Amigos, familiares e admiradores do trabalho da escritora estiveram prestigiando o evento. A mãe, Cláudia Medeiros era só orgulho, e claro, não poderia ser diferente.
“A Sabrina tem seis irmãos e eles conversam muito. Inclusive às vezes os temas das poesias que ela escreve surgem da vivência deles do cotidiano. Ela é uma inspiração para toda a família”, conta a mãe de Sabrina.
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), apoiou a publicação do segundo livro de Sabrina e contribuiu com a impressão de 500 exemplares da obra. Para Antonino Brito, secretário adjunto de educação, trabalhos como estes devem sim ser incentivados até mesmo para serem exemplos.
“É de fundamental importância o jovem de hoje em dia estar inserido nesse mundo encantado da literatura. Pois, a leitura abre caminhos para um novo universo de conhecimento.”, ressalta Antonino.
Sobre a escritora Sabrina Medeiros
Sabrina tem 17 anos e é estudante do 3º ano do ensino Médio. Nasceu no dia 3 de junho de 2000, em Paragominas.
Em 2016, ela publicou em parceria com Jéssica Gomes, o livro de poesia: “Manhã de Domingo”. A obra teve a edição confeccionada de forma artesanal e com triagem reduzida.
A obra “Parauapebas do Minério e dos Ipês”teve sua organização final sob os cuidados de vários membros da Equipe.
Reportagem: Anne Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar
Cento e oitenta e cinco comerciantes, atualmente cadastrados na Secretaria Municipal de Urbanismo de Parauapebas (Semurb), se reuniram na tarde da última terça-feira (6), no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), com o objetivo de participar do sorteio para ocupar as 120 vagas disponibilizadas no entorno da Praça de Eventos, local onde acontecerá o Carnaval 2018 nos dia 10, 11, 12 e 13 deste mês, fevereiro. Nas barracas serão realizadas vendas de alimentos e bebidas.
O sorteio de cada nome foi precedido da definição do número da barraca, que também ocorreu via sorteio. No local, ocorreu ainda palestra de orientações a respeito do que é permito ou proibido na festa ou no interior das barracas, sendo que a Semurb fiscalizará e organizará o comércio da seguinte forma:
• Processará a autorização no que compete a utilização dos espaços públicos; padronizará as barracas; estabelecerá as limitações quanto aos produtos e as quantidades comercializadas pelos ambulantes;
• A padronização se dará com numeração da barraca legível para identificação; quantidade determinada de atendentes por barraca. Máximo de 03 (três) pessoas por barraca; descrição visível dos produtos e preços a serem comercializados;
• É proibido no espaço onde ocorre a festa: carros de mão e isopores acima de 35 (trinta e cinco) litros no meio da multidão; comercialização de bebidas e/ou comidas de qualquer tipo em recipientes de vidro ou louça. As bebidas comercializadas e consumidas em recipientes de vidro serão apreendidas. A devolução só ocorrerá mediante pagamento de taxa após o evento;
• É proibido aos comerciantes eventuais da área de bebidas, disponibilizar jogos de mesas e cadeiras aos clientes; será limitado aos comerciantes da Praça de Alimentação o uso de 04 (quatro) jogos de mesas e cadeiras;
• Proibido atrapalhar o trânsito de pedestres; e proibido ingerir de bebidas alcoólicas e/ou entorpecentes pelos comerciantes e seus assistentes quando no uso do bem permitido; é vetada a utilização de equipamentos sonoros (som; carro com som automotivo; TV com DVD ou Blu Ray; rádio; etc) pelos comerciantes eventuais, haja vista que o único som autorizado será unicamente o da organização do evento (palco);
• Os comerciantes eventuais sorteados não poderão transferir a autorização de uso da barraca; também em hipótese alguma deverão deixar a barraca fechada no horário do evento;
• É limitada a quantidade de equipamentos eletroeletrônicos nas barracas (freezers, geladeiras); a quantidade máxima permitida é de 01 (um) aparelho por tomada, sendo disponibilizado por barraca o máximo de 02 (duas) tomadas além do uso de 01 (uma) lâmpada de no máximo 100w (cem watts).
• A instalação elétrica será disponibilizada até os limites externos da barraca sendo a instalação interna de responsabilidade do comerciante, sujeita à fiscalização e inspeção da Semurb.
• A energia a ser fornecida será de padrão 127volts; as instalações elétricas serão realizadas até ás 16h00 sempre no primeiro dia do evento; a instalação e utilização de churrasqueiras, deverão ser previamente licenciadas pela Semurb, observando que não poderá ser colocada na área de circulação de pessoas; o uso e manuseio de equipamentos cortantes, tais como facas, deverá ser limitado ao uso privativo de cada barraca, sendo vedado seu empréstimo entre barracas e terceiros.
Fiscalização e conscientização
O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Parauapebas (Comdcap); e o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente também participaram do evento levando orientações aos comerciantes entregando a cada um deles a Portaria que regulamenta o horário em que pode ficar no local pessoas de respectivas etária, além de preveni-los ser proibida a permanência de menores de 18 (dezoito) anos no interior das barracas; além de assinar um Termo de Ciência, foram advertidos a respeito da comercialização de produtos alcoólicos e fumos para menores.
Por recomendação do Comdcap, toda barraca deverá ter em lugar visível um cartaz contendo o artigo do ECA, que proíbe venda de bebidas alcoólicas e fumos para crianças e adolescentes.
Na hora fixada para o encerramento da festa, os comerciantes eventuais suspenderão as vendas imediatamente, fechando assim suas barracas; sendo que além da penalidade de restrição da participação nos sorteios futuros, o infrator está sujeito à perda imediata do uso, com a apreensão dos bens e produtos.
Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar
A partir do dia 12 deste mês, os alunos matriculados no 9º ano do ensino fundamental ou nos 1º e 2º anos do ensino médio, com idade entre 14 e 18 anos, poderão se inscrever ao Projeto Jovem Ambientalista 2018, oferecido pelo Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap) em parceria com as secretarias municipais de Educação (Semed) e de Meio Ambiente (Semma), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/Carajás (ICMBio) e universidades federaisl Rural da Amazônia (Ufra) e do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
O projeto oferece 40 vagas para a formação socioambiental de jovens. Tem duração de um ano, quando são ofertados estudos ambientais e das problemáticas socioambientais urbanas. Os encontros são realizados três vezes por semana sempre no período da manhã, sob a orientação de professores e colaboradores.
As inscrições irão até 02 de março deste ano e podem ser feitas na sede do Ceap ou na Semma. A prova será no dia 04 de março.
Durante vistoria realizada na manhã desta terça-feira (6), pela Câmara Municipal de Parauapebas,ao receber veículos locados para atender as demandas da Casa de Leis, foi constatada ‘irregularidade’ em dois carros.
De acordo com o vereador Elias da Construforte (PSB), presidente da Câmara, os dois veículos em questão foram licenciados no município de Redenção (PA), e o não licenciamento em Parauapebas contraria um dos requisitos do edital. “Para que o contrato comece a valer é preciso que a substituição seja feita imediatamente”, disse Elias, explicando que o objetivo é priorizar as micro e pequenas empresas da cidade.
Circuito Nacional do Ranking Nelore tem novas regras para as exposições e competições
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), com o objetivo de melhorar cada vez mais seus projetos e ações em prol do Nelore brasileiro, apresenta novas regras para o Circuito Nacional do Ranking Nelore. As atualizações passaram a valer já a partir do ano calendário 2017/2018, cujo circuito teve início em outubro de 2017 e acontecerá até setembro de 2018.
O Ranking Nacional passa a contar com 11 exposições oficiais mais a Expoinel Nacional, sendo que o criador/expositor somará os 7 melhores resultados mais a Expoinel Nacional, descartando os demais. Durante o ano de 2017 ocorreram duas exposições oficiais, a primeira na cidade de São José do Rio Preto (SP) e a segunda em Brasília. Já para o ano de 2018, a agenda contempla as outras 10 exposições, que acontecem nos municípios de Uberaba (MG) (Expoinel Minas/Expozebu), Campo Grande (MS), Londrina (PR), Goiânia (GO), Avaré (SP), Rio Verde (GO), Vila Velha (ES), Bauru (SP), encerrando com a Expoinel Nacional, também em Uberaba.
Criação do Nelore pelo Brasil
Para o ano calendário 2017/2018, os participantes da Liga dos Campeões serão os 10 melhores criadores (as) e expositores (as) do ranking geral do ano calendário 2016/2017.
“O Circuito Nacional do Ranking Nelore teve início em outubro de 2017, com continuidade durante todo o ano de 2018. Trata-se de uma iniciativa de suma importância para analisar como está a criação da raça pelo Brasil. Os criadores e expositores trazem seus animais para competir, criando possibilidade de estudos específicos, o que possibilita enxergar os pontos necessários para obter maior excelência produtiva e reprodutiva do Nelore”, analisa Marcos Pertegato, gerente técnico da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.
A partir de agora, os primeiros, segundos e terceiros melhores criadores (as) e expositores (as) da Super Copa passam a competir na Liga dos Campeões do calendário seguinte. Os oitavos, nonos e décimos classificados da Liga dos Campeões passarão a competir na Super Copa do ano calendário posterior. Criadores (as) / Expositores (as) que participarem de 3 ou menos exposições do Circuito Nacional Nelore terão suas pontuações zeradas por decisão automática no Ranking Nacional. As exposições que compõem o Circuito Nacional Nelore deverão ter seus leilões chancelados pela ACNB.
“A ACNB pensou na forma mais justa e equilibrada possível para alterar algumas regras do Circuito Nacional do Ranking Nelore. Queremos dar oportunidade para que todos os criadores possam participar e apresentar seus trabalhos de seleção genética com o Nelore”, comenta Marcos Pertegato.
As principais mudanças do Circuito Nacional do Ranking Nelore são:
Novo campeonato / Apresentação dos animais: Criação do Campeonato Supremo, a ser realizado de acordo com a soma das pontuações como expositor e criador no ambiente da competição (exposição). Os animais avaliados – individuais ou membros de conjuntos progênies – não poderão ser apresentados com cabrestos nem com identificação de criatórios diferentes do que estiver expondo o animal.
Campeonatos de Matrizes, Reprodutores e Reprodutores Nova Geração: Nos campeonatos Reprodutores e Reprodutores Nova Geração serão contabilizados os 20 melhores resultados para o reprodutor mais as premiações das respectivas progênies. Já no ranking para Matrizes, Reprodutor e Reprodutor Nova Geração serão somados os 7 melhores resultados das exposições do Circuito Nacional Nelore, os 4 melhores resultados (fora do Ranking Nacional) e a Expoinel Nacional. As demais pontuações serão descartadas.
Reprodutores Nova Geração / Subdivisão de categorias: A idade máxima do reprodutor para participar do campeonato Melhor Reprodutor Nova Geração e Progênie de Pai Nova Geração será de 96 meses (8 anos). A divisão dos animais nos campeonatos e categorias será por ordem crescente de idade.
Para mais informações sobre outras novidades do Novo Circuito Nacional do Ranking Nelore, acesse: www.nelore.org.br ou no telefone (11) 3293-8900.
O carnaval é época de cair na folia, caprichar na maquiagem e na fantasia. Mas para não encerrar a festa antes da hora é preciso tomar alguns cuidados com os olhos. Neste período, crescem os casos de inflamação e a doença mais comum é a conjuntivite, pois as aglomerações, principalmente em ambientes fechados, favorecem a proliferação de vírus. Sprays de espuma e maquiagens também podem aumentar o risco de contaminação nos olhos por agentes biológicos e químicos, causando blefarite, terçol, e alergias.
Os sintomas de conjuntivite viral ou bacteriana são pálpebras inchadas, vermelhidão, sensação de areia nos olhos e secreção. Em ambos os casos a pessoa precisará de tratamento especializado. Segundo o oftalmologista Luiz Felipe Diniz, do Hospital Brasileiro de Olhos, a melhor forma de evitar as conjuntivites durante o carnaval é manter as mãos limpas, não coçar os olhos, optar por locais arejados e não compartilhar maquiagem nem óculos.
O oftalmologista Luiz Felipe Diniz, do Hospital Brasileiro de Olhos, de Brasília, alerta sobre os cuidados que devemos ter com os olhos durante o carnaval
Excesso de maquiagem
O excesso de maquiagem pode acarretar problemas. “Sombras com glitter ou purpurina podem arranhar o cristalino ou ainda se acomodar nas pálpebras, causando irritação”, explica o médico. O lápis de olho também pode obstruir os orifícios das glândulas de meibômio, que são responsáveis pela secreção de material gorduroso presente na composição da lágrima. Com a obstrução das glândulas, aumentam os riscos de inflamação e infecção local, causando terçol ou blefarite (inflamação das pálpebras)”, esclarece o especialista.
Recomenda-se utilizar maquiagem de boa qualidade e retirá-las com demaquilantes bifásicos, além de lavar bem o rosto. Respeitar o prazo de validade dos produtos é importante.
O spray de espuma, muito utilizado neste período, também é um grande risco para os olhos. “Esse tipo de spray utiliza substâncias como o poliuretano, além de gases para o efeito de spray (gás butano) que podem causar lesões nas mucosas dos olhos”, afirma Luiz Felipe Diniz.
O médico explica que se a substância entrar nos olhos, é importante lavar o local com água corrente e não aplicar nenhuma medicação. “Nada de colírios, pomadas, isso só vai agravar o problema. Se após a lavagem ainda houver dor ou sensação de areia nos olhos ou ainda uma piora da visão, é imprescindível procurar a ajuda de um oftalmologista”, diz o especialista.
Objetos estranhos como os variados tipos de serpentinas, confetes e outros artifícios que são empregados em festas de carnaval, podem lesionar os olhos. Por isso, durante o dia recomenda-se usar óculos com proteção UVA e UVB, pois além de proteger os olhos dos raios ultravioleta, impede lesões provocadas por estes objetos. À noite, redobre a atenção. (Release enviado para a coluna – via e-mail – pela jornalista Camila Cortez, da Suprema Comunicação Integrada, de Brasília).
Boa carnaval a todos, brinque em paz e com responsabilidade. Se for beber, não dirija e evite os excessos. Até depois do carnaval com saúde e paz.
O Ministério Público de Tucuruí ingressou com ação civil pública contra o prefeito afastado, Artur de Jesus Brito, e contra o ex- contador geral do município, Kleber da Cunha Ota, por improbidade administrativa e fraude em procedimentos licitatórios.
Os dois são acusados pela promotoria de Justiça do município de fraudar e direcionar licitações, e de realizar pagamentos em favor da empresa Engenho Assessoria Contábil SC Ltda, sem a devida formalização contratual e sem o devido procedimento e trâmites legais exigidos na Lei de Licitações.
Artur de Jesus Brito já estava afastado do cargo de prefeito do município pela Justiça, desde o dia 13 de novembro de 2017, e também pela Câmara de Vereadores desde o dia 1° de dezembro de 2017, acusado de atos de improbidade administrativa.
Os promotores de justiça autores da representação, solicitam ao juízo de Tucuruí, além da notificação dos acusados para conhecimento da ação, a concessão de liminar para manter afastado do cargo o prefeito e o ex- contador. A medida, segundo eles, é para a garantia da instrução processual, vez que a permanência dos acusados nos cargos e funções pode facilitar o risco de cometerem novas fraudes, bem como para evitar o desaparecimento de provas, além das que já estão anexadas ao processo.
A ação requer também que os dois acusados sejam proibidos de acessar prédios e repartições municipais; a decretação da quebra do sigilo fiscal e bancário; a indisponibilidade dos bens (para assegurar possível ressarcimento do patrimônio público ou servidores lesados); a perda dos bens e valores conseguidos de forma ilegal (conforme o resultado da quebra dos sigilos solicitados); o ressarcimento integral dos valores apropriados indevidamente do patrimônio público; a suspensão dos direitos políticos pelo período de oito a dez anos; a perda da função pública; a proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios e incentivos fiscais ou de créditos, direta ou indiretamente, no prazo de dez anos, ainda que por meio de pessoa jurídica da qual sejam sócios majoritários.
Assinam a petição os promotores de Justiça Amanda Sales Lobato (titular da 2º Promotoria de Tucuruí); Francisco Charles Pacheco Teixeira (promotor titular da Comarca de Breu Branco, respondendo cumulativamente na 3º PJ de Tucuruí), e Carlos Alberto Fonseca Lopes (promotor de Novo repartimento, respondendo cumulativamente na 2º PJ de Tucuruí).
Segundo a denúncia do MP, a Engenho teria recebido do município de Tucuruí o montante de R$ 144.730,00 (cento e quarenta e quatro mil e setecentos e trinta reais), debitados da conta corrente da Prefeitura Municipal de Tucuruí, pagos nas datas de primeiro de novembro de 2017. Nos recibos expedidos pela empresa no valor de R$ 53.680,00 (cinquenta e três mil, seiscentos e oitenta reais), R$ 21.420,00 (vinte e um mil, quatrocentos e vinte reais) e R$ 69.630,00 (sessenta e nove mil, seiscentos e trinta reais), todos datados de primeiro de novembro de 2017, a justificativa que consta como pagamento é a “prestação de serviço especializado em estudos técnicos de contabilidade no setor público”, identificada na inexigibilidade nº O009/2017- PMT (Prefeitura de Tucuruí).
No entanto, segundo a denúncia, em consulta ao portal de licitações do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará, a empresa Engenho não consta em nenhum procedimento licitatório no Município de Tucuruí. Segundo a Promotoria de Tucuruí, Kleber da Cunha Ota atuava dentro do prédio da prefeitura, como contador-geral do Município e, prevalecendo-se de sua posição, ordenou de forma autoritária a realização do empenho, liquidação e pagamento da despesa, mesmo não havendo contrato e processo licitatório.
Além do mais, ressaltam os promotores, tanto a Engenho quanto o sócio gerente da empresa, Kleber da Cunha Ota, já são requeridos em Ação de Improbidade Administrativa na comarca de São Miguel do Guamá, por atos lesivos aos cofres públicos, cujo processo foi tombado sob o nº 0001503-07.2012.8.14.0055.
O Ministério Público, através da PJ de Tucuruí, já havia encaminhado recomendação ao município, para que fossem instaurados mecanismos de controle administrativo para rever ou anular licitações e contratações já realizadas ou em realização, referente aos pregões PE-CPL – 001/2017 – PMT – Processo Licitatório n 20170331-PMT (Contratação de empresa especializada para prestação de serviço de coleta/descarte de lixo hospitalar, domiciliares e comerciais, conservação e manutenção de vias e logradouros) e PP-CPL 005/2017 (Contratação de empresa especializada para prestação de serviços médicos).
A finalidade da recomendação era adequar os processos licitatórios às leis em vigência, especialmente no que se refere à publicidade, moralidade e legalidade, a fim de que os princípios da igualdade, que visam priorizar o interesse público, e a seleção da proposta mais vantajosa à utilização do dinheiro público, fossem respeitadas. “Todavia, neste caso não houve publicação de certame licitatório, ferindo de morte qualquer possibilidade de fiscalização e descumprindo todos os preceitos legais”, afirma a promotora Amanda Lobato, uma das autoras da ação.
Ainda de acordo com a representação, o princípio da legalidade foi violado de forma latente, visto ser expressamente proibido qualquer ato de apropriação de valores que o agente público realize de forma contrária à lei, como o enriquecimento ilícito e prejuízo ao erário.
Já o princípio da moralidade teria sido cometido pelos requeridos, tendo em vista que é exigido do gestor e demais agentes públicos o desempenho de suas funções, sempre visando obedecer a valores da probidade administrativa tais como honestidade, lealdade, moralidade, que, “sem sombra de dúvidas, foi violado pelos requeridos”, diz a representação.