Pesquisar
Close this search box.

Incêndio urbano não dispensa nem outdoor de campanha contra queimadas

Comuns neste período de estiagem, os incêndios têm afetado o perímetro urbano de Parauapebas, causando prejuízos materiais, poluindo o ar e causando doenças, principalmente em crianças e idosos.

Desta vez o alvo dos piromaníacos foi uma área próxima à 20ª Seccional de Polícia Civil, entre a Rua 16 e a Rodovia Municipal Faruk Salmen, onde grande parte da vegetação de capim foi devorada pelo fogo.

O ato se deu em poucos minutos enquanto homens do Corpo de Bombeiros tentavam controlar o incêndio, porém, devido ao estado muito seco em que se encontrava a vegetação, pouco se pôde fazer.

De acordo com o sargento BM Anderson de Sousa, desde que iniciou o período de estiagem pelo menos 10 chamadas de ocorrências de incêndios chegam ao quartel do 23º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar. “Nem todos os pedidos de socorro podem ser atendidos por nós, pois, às vezes, a viatura já se encontra em outra ocorrência longe do local da nova chamada. Mas fazemos o possível para atender o maior número possível”, detalha Anderson de Sousa.

 

Estrutura de combate a incêndio – Ele acrescenta que a estrutura disponível dos bombeiros são as viaturas de combate a incêndio Auto Bomba Tanque (ABT), para combate a incêndios urbanos; Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF), para combate a incêndios rurais; uma picape, com bolsão de água de 300 litros; e uma motobomba para combate de incêndios de menores proporções.

Ainda de acordo com as orientações do Corpo de Bombeiros, a medida mais importante para se evitar os incêndios é a consciência da própria população que, caso faça alguma queimada, procure executar com segurança, aceirando a área para que o fogo não saia do controle e se alastre causando prejuízos.

Mas não é por falta de campanhas de conscientização que alguém ainda ateie fogo em áreas diversas. Na própria área incendiada existe um outdoor com a mensagem de conscientização para que não se faça queimadas, porém, até o próprio anúncio por pouco não foi devorado pelo fogo.

Reportagem: Francesco Costa / Fotos: Douglas Camargo e Francesco Costa | Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

As belezas turísticas da região de Alter do Chão, em Santarém, são os destaques do Conexão Rural

O Conexão Rural deste domingo destacará o turismo do Pará. O programa mostrará uma reportagem especial enviada pelo jornalista e documentarista Emanuel Júlio, de Santarém (PA), que criou o Canal no You Tube “Turismo Aqui”, para exatamente divulgar os belos pontos turísticos daquela região.

“O Turismo Aqui é um canal no youtube voltado a contar histórias ligadas ao turismo ou que faça relação com o tema. A ideia é aliar a riqueza natural, gastronômica e histórica com relatos que agreguem valor aos lugares visitados. Mais do que mostrar somente Santarém, o canal quer viajar por diversos lugares da região”, destaca o jornalista Emanuel Júlio.

O programa traz ainda dicas sobre os benefícios do cultivo protegido, para evitar doenças em tomate e pepino.
A trilha musical fica por conta do talentoso cantor Felipe D` Lucca.

O Conexão Rural é veiculado todo domingo às 9h30 na Rede TV de Parauapebas, canal 4 analógico e canal 33 Digital HD, com horário alternativo no sábado seguinte às 9h, e às 11h na Rede TV de Marabá, canal 38, com reprise no sábado seguinte às 8h.

O programa tem produção e apresentação do jornalista Lima Rodrigues. Imagens de Marcos Aurélio e João Pezão Filho. Edição: João Pezão Filho. Assistente de Produção: Ana Cláudia Aragão.

Procurador da Câmara Municipal de Parauapebas sofre acidente no MA e filha morre no desastre

O procurador efetivo da Câmara Municipal de Parauapebas, Nilton César Gomes Batista, ao retornar do Nordeste com a família, sofreu na tarde desta quinta-feira (19) um grave acidente automobilístico à altura do município de Presidente Dutra (MA), ocasionando a morte da enteada Liria Lourhane Caetano de Souza, 22 anos, universitária do terceiro período de Direito.

A esposa Simônia Caetano e a filha do casal menor de idade se encontram internadas na UTI de um hospital de Presidente Dutra para submeter-se a cirurgia em decorrência dos ferimentos ocasionados com o acidente. Até o momento, o estado de saúde do procurador não é considerado grave.

Nilton César e família se encontravam de férias e retornavam de Brasília, via Nordeste, numa caminhonete Chevrolet modelo S10, quando ocorreu o capotamento do veículo, provocando a tragédia, numa rodovia nas proximidades da cidade de Presidente Dutra, no Maranhão.

Deixe seu comentário