Pesquisar
Close this search box.

Produtores rurais ocupam prédios da prefeitura e da Secretaria de Educação em Pacajá

Iniciada na última terça-feira (16), continuou na manhã desta sexta-feira (19) uma manifestação de produtores rurais em frente ao prédio da Prefeitura de Pacajá e nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, no sudoeste do Pará.

Conforme informações encaminhadas para o e-mail deste portal de notícias, a manifestação é organizada por moradores do Projeto de Assentamento Rio Cururuí (zona rural de Pacajá) e ocorre de forma pacífica.

Os manifestantes cobram manutenção das estradas vicinais e melhorias na área educacional, como construção de salas de aula, cadeiras escolares e pagamento regular dos professores que atuam naquele assentamento. O Ministério Público já teria tomado conhecimento dos fatos e recomendado que a manifestação ocorresse de forma pacífica.

Embora considerem o ato como pacífico, os manifestantes estão impedindo a entrada dos servidores públicos e até mesmo dos agentes políticos no prédio da Prefeitura de Pacajá e da Secretaria Municipal de Educação.

A polícia se faz presente dia e noite no local da manifestação e a classe política local ainda não se posicionou oficialmente sobre a possível solução do impasse.

Enquanto isso, os manifestantes alegam que só sairão do perímetro, inclusive com desbloqueio da rua, quando houver uma ação concreta da parte do prefeito Francisco Rodrigues de Oliveira (MDB), conhecido popularmente por “Chico Tozetti”.

Acadêmicos da Famap promovem fórum de administração no início de novembro

Buscando a valorização e aproximação dos alunos, professores, coordenadores e comunidade em geral, os acadêmicos do 8° período do curso de Bacharelado em Administração da Faculdade Master de Parauapebas (Famap) realizarão nos dias 8 e 9 de novembro, no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), o Fórum de Administração com o tema “Desenvolvimento econômico e perspectiva de empregabilidade em Parauapebas e região”.

As inscrições para participar do evento já podem ser feitas pelo site https://doity.com.br/forumadministracao, mediante 1 quilo de alimento não perecível, que deverá ser entregue no credenciamento na entrada do CDC. Os alimentos arrecadados serão doados para uma instituição de caridade.

O fórum tem como finalidade discutir temas relacionados ao cenário brasileiro atual no que se refere às gestões públicas e privadas, permitindo a integração, difusão de conhecimentos que oportunizem aos acadêmicos um aprofundamento e atualização dos conhecimentos necessários para melhor servir ao mercado profissional, além de servir de instrumento de formação e conscientização.

Pistoleiro mata mulher e fere marido no Bairro da Paz

A polícia ainda não tem a identidade do pistoleiro que no final da tarde desta sexta-feira (19) executou com vários disparos de arma de fogo uma mulher e feriu o companheiro dela, na Rua Cláudio Coutinho, Bairro da Paz, em Parauapebas.

A vítima fatal foi Ana Cristina Ferreira, esposa de Gilberto Maia Ferreira, 34 anos, natural de Tabuleiro do Norte (CE), que foi atingido no rosto e encaminhado pelo Samu para o Hospital Municipal de Parauapebas e não corre risco de morte.

De acordo com o tenente PM Freitas, que esteve no local do crime, o casal trabalhava com cadastro de pessoas para adquirir terra na zona rural, por meio de entidades.

As primeiras informações levantadas pela polícia dão conta que um homem chegou com capacete na cabeça pedindo para se inscrever e foi logo puxando uma arma, semelhante a um revólver calibre 38, e efetuou vários disparos, atingindo mortalmente a mulher na cabeça e ferindo o marido no rosto.

No levantamento feito pela polícia no interior da residência do casal, onde ocorreu o crime, foram encontradas várias fichas de cadastros de pessoas interessadas em adquirir lotes rurais para produção agrícola e também “santinhos” de candidatos políticos.

Bolsonaro tem 64% contra 36% de Haddad, diz pesquisa

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, aparece com 64% dos votos válidos, contra 36% do petista Fernando Haddad, de acordo com pesquisa do “DataPoder360” divulgada nesta sexta-feira (19).

Essa é a primeira pesquisa do instituto no segundo turno da eleição presidencial. Simulação de segundo turno entre Bolsonaro e Haddad feita entre os dias 3 e 4 de outubro, portanto antes do primeiro turno realizado no dia 7, mostrava o ex-capitão do Exército com 51% dos votos válidos, contra 49% do petista.

Quando considerados os votos totais, de acordo com o levantamento do DataPoder360, Bolsonaro soma 57% e Haddad tem 31%. Brancos e nulos somam 9% e o percentual dos que não sabem ou não responderam é de 3%.

O DataPoder360 entrevistou 4 mil pessoas por telefone entre quarta e quinta-feira. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais. O segundo turno da eleição está marcado para o dia 28 de outubro.

 

Motorista atropela e mata criança de três anos de idade

A família da pequena Even Pereira Figueiredo, de apenas três anos de idade, continua comovida com a brusca morte da menina, que foi vítima de atropelamento ocorrido por volta das 19h10 desta quarta-feira (17) na rua que passa na frente do condomínio da empresa Geosol, no Bairro Beira Rio, em Parauapebas.

Em declarações prestadas à reportagem do Portal Pebinha de Açúcar, Alan Carlos Figueiredo, avô da criança, informou que a menina atravessava a rua com um adulto e outra criança, quando foi atropelada pelo motorista, arrastada numa distância de aproximadamente seis metros e morta.

Para o avô da pequena Even Figueiredo, faltou atenção do motorista, pois não olhou para os dois lados da via pública. Ele acrescenta que após o atropelamento o condutor da caminhonete tentou fugir do local, mas foi impedido por populares. Pressionado, o motorista foi obrigado a levar a menina para o hospital, mas quando foi estacionar o carro ele fugiu do hospital.

Motorista se apresenta

Na tarde desta sexta-feira (19), o motorista Saulo Farias da Rocha, 39 anos, compareceu espontaneamente à 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas, acompanhado de seu advogado, oportunidade em que teve suas declarações colhidas e informou as circunstâncias do atropelamento que vitimou fatalmente a criança.

Em depoimento, Saulo Farias disse que prestou socorro à vítima imediatamente, levando-a ao Hospital Municipal de Parauapebas, na companhia da mãe da garota. Informou ainda que aguardou a vítima ser atendida, mas não esperou por muito tempo no hospital, por receio de retaliações de familiares dela.

O motorista alegou que a motivação do atropelamento foi devido a criança ter se soltado da mão da mãe e atravessado a rua, em local onde não havia faixa de pedestres.

Obras do Governo Jatene continuam abandonadas em Parauapebas

As promessas foram várias vezes requentadas durante os oito anos de gestão do governador Simão Jatene, período em que quase nada foi feito e muitas foram paralisadas.

Para que se tomassem providências e, pelo menos, as coisas mínimas estruturais funcionassem, foram necessárias muitas manifestações. Algumas feitas por estudantes, que ficaram sem estudar ou frequentando escolas sem as mínimas condições. Uma delas é o anexo da Escola Eduardo Angelim, que passou oito anos em local inadequado, só ganhando novas instalações, locadas, graças à ação do Ministério Público, obrigando que fosse providenciado novo prédio.

A Escola Estadual Irmã Dulce, no Bairro da Paz, é outro exemplo de abandono dado a Parauapebas pelo Governo Simão Jatene. Um prédio que com pouco tempo de uso precisou ser interditado e ficou três anos com as atividades escolares suspensas, em razão de rachaduras na sua estrutura, só sendo reformado com muito protesto de estudantes, que precisaram ir a Belém para ter sua reivindicação atendida.

A construção do Instituto Tecnológico do Pará, no Bairro Cidade Jardim, dispensa as apresentações. Uma antiga cobrança das autoridades locais e da juventude, que anseia por qualificação profissional. Recentemente, o governo anunciou sua retomada, com a disponibilidade de R$ 9,2 milhões, mas, até o momento, nem sequer roço foi feito no local.

Outra promessa não cumprida feita por Jatene, através de um parlamentar que o representava, é a retomada da construção de uma escola estadual de 12 salas, também na Cidade Jardim, avaliada R$ 3.836.224,14, recurso que desapareceu.

Assim, os que dependem da obra em funcionamento e o contribuinte não estão satisfeitos com a atuação do Governo Jatene no município de Parauapebas, pois, ao ver exposto na placa de obras os dizeres “O imposto que você paga está aqui”, veem sua contribuição sendo consumida pelo mato e o abandono.

Deixe seu comentário