Pesquisar
Close this search box.

Homem é executado por engano dentro de viatura da PM no Marajó

Um homem que estava na caçamba de uma caminhonete da Polícia Militar foi baleado e morto, aparentemente por engano, na cidade de Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó, na madrugada desta segunda-feira (25). O criminoso responsável pelo baleamento está sendo procurado por equipes policiais da cidade.

De acordo com informações do delegado Rodrigo Amorim, a vítima – identificada como Gabriel Morais – estava dentro da caçamba na traseira da viatura, exposto, para acompanhar os policiais militares na retirada de objetos de uma casa: os itens eram de uma mulher que teria sofrido violência doméstica, e a diligência era apenas uma medida cautelar do caso.

No entanto, os PMs que estavam na viatura foram surpreendidos por um homem identificado como Edilson Eleuterio Teixeira Júnior, conhecido pelo apelido “Baby”, que, ao ver a guarnição, disparou contra os policiais. Os tiros acabaram atingindo Gabriel,que não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Ainda segundo o delegado, a Polícia Civil acredita que a intenção do criminoso era atingir os policiais militares e que Gabriel foi baleado de forma acidental. “Baby” tem mandados de prisão em aberto e é considerado de alta periculosidade.

Uma operação envolvendo agentes das polícias Civil e Militar de Ponta de Pedras foi montada para capturar o acusado.

Corpo de Bombeiros afirma que Escola Nelson Mandela não tem autorização para funcionar

Desde quinta-feira (22), que alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nelson Mandela não têm frequentado as aulas. O motivo foi comprovado pela equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar que esteve no local e registrou a situação crítica em que se encontra o prédio da instituição de ensino que recebe todos os dias mais de 1.500 crianças.

O problema começa no portão de entrada da escola onde há um profundo buraco em que se formou uma grande lagoa, dificultando a passagem de quem chega a pé. Os banheiros estão tão envelhecidos, que muitas crianças, principalmente meninas, dizem evitar usá-los. A paredes, feitas de madeira frágil, estão deterioradas, sendo remendadas com compensados. Na maioria das salas de aulas, das quatro lâmpadas, apenas duas estão no lugar, restando duas outras apenas os fios expostos que põe em risco a segurança da garotoda. O piso está danificado. O pátio é de terra e, neste período chuvoso, está todo tomado pela lama. As salas que um dia foram climatizadas, agora estão insuportáveis, já que as centrais de ar estão sem manutenção.

Não é apenas com o “olhar amador” que se notam os muitos problemas naquela escola, pois, através do Ofício 065/2019, com data de hoje, 26 de fevereiro, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), informa ao presidente do Conselho Escolar da Escola Municipal Nelson Mandela, o resultado de laudo técnico feito pela corporação militar.

De acordo com o lido no ofício, a citada escola não está autorizada pelo Corpo de Bombeiros ao seu funcionamento, pois, logo, a mesma está funcionando de forma irregular.

É por todos estes problemas que os pais de alunos não estão deixando seus filhos frequentar as aulas naquela unidade escolar, tendo, na tarde desta terça-feira, realizado reunião com grande número de participantes, membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (SINTEPP), e a direção da escola.

Na reunião, foi formada comissão para ir até a prefeitura para falar com o prefeito e buscar medida de emergência para solucionar o caso.

 

Até o fechamento desta reportagem, às 17h00, a comissão ainda aguardava para ser recebida no gabinete onde pretendia se reunir com o secretário de Educação, o prefeito de Parauapebas ou seus representantes.

Parlamento define membros da CPI da Vale

As diferenças das práticas continuadas de preços de vendas de minério registradas nas notas fiscais e o determinado na legislação mineral vigente continuam sendo assunto recorrente durante os debates parlamentares.

Para analisar a compatibilidade dos documentos utilizados para apuração do cômputo da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), os vereadores aprovaram o Requerimento nº 11/2018, na sessão ordinária desta terça-feira, 23 de outubro.

De autoria do vereador Ivanaldo Braz (sem partido), o requerimento instalou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as diferenças das práticas continuadas de preços de vendas registradas em notas fiscais e o preconizado na legislação mineral vigente, para determinação da base de cálculo da Cfem e o resultante para declaração dos valores de vendas finais que compõe o valor adicionado fiscal do município para estabelecimento do índice cota-parte do ICMS, em especial sobre o minério de ferro.

O parlamento se reuniu e, conforme o artigo 109 do Regimento Interno, os membros da referida comissão serão Eliene Soares Sousa da Silva (MDB), Joel Pedro Alves (DEM), Joelma de Moura Leite (PSD), Zacarias de Assunção Vieira Marques (sem partido) e José Francisco Amaral Pavão (MDB).

Os membros irão escolher o presidente da CPI e, posteriormente, darão início aos trabalhos da comissão conforme o prazo regimental. O prazo para averiguação dos fatos apontados será de 180 dias, a contar da instalação, podendo ser prorrogado por período necessário à sua conclusão, caso não se consiga concluir as investigações no prazo inicial.

Contrata Marabá: Veja as ofertas de emprego disponíveis no Sine nesta terça-feira, dia 26

As pessoas interessadas nas vagas devem procurar o Sine na Marabá Pioneira. 

Veja as ofertas de emprego: 

  • Coletador de Preços

Requisitos: Ensino médio completo com boa dicção. Será necessário ter o curso qualidade no atendimento e atendimento ao cliente.

  • Vendedor/Entregador

Requisitos: Ensino médio completo, experiência no ramo e possuir CNH A/B.

  • Operador de Extrusora (Plástico)

Requisitos: Ensino médio ou fundamental completo, ter conhecimento com máquina de extrusão, comprovação em CTPS.

Mãe é presa após esconder droga na fralda da filha de um ano

Uma mulher foi presa em flagrante nesta segunda-feira, 25, por esconder na fralda da filha de apenas um ano de idade a quantidade de 13.5 gramas de maconha prensada. O caso ocorreu em Santana do Araguaia, no sul do Pará. Ela vai responder por tráfico de drogas e associação criminosa.

A Polícia Civil informou que outras cinco pessoas foram presas durante a operação de combate ao tráfico denominada de “Efeito borboleta”. A polícia prendeu também um homem que estava portando uma espingarda calibre 20 e um revólver calibre 38.

Todos vão ficar à disposição da justiça.

Conferência Municipal de Saúde discute “Democracia e Saúde” em Curionópolis

O Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura de Curionópolis, promoveu a 8ª Conferência Municipal de Saúde com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.
A programação foi realizada nesta sexta-feira (22), na plenária da Igreja Assembléia de Deus Madureira, em Curionópolis.
O evento reuniu profissionais da saúde, representantes de classes e a comunidade em geral para debater as necessidades da população e elaborar propostas para melhoria da saúde do município.
A conferência tem como objetivo avaliar o Sistema Único de Saúde (SUS) no município e eleger propostas que serão enviadas à Conferência Estadual. A programação contou com palestra, mesa redonda, debates e a eleição dos delegados para a 12ª Conferência de Saúde.
Durante seu depoimento na abertura da solenidade, a secretária de saúde, Kelma Oliveira, explicou o que são as conferências de saúde. “Este evento é um dos momentos onde a sociedade civil tem o direito de voz e de opinar nas políticas voltadas para melhorias desse setor. Também é necessário reconhecer que na saúde cada esferas do governo, seja federal, estadual e municipal, tem a sua responsabilidade”, disse ela.
O prefeito Adonei Aguiar ressaltou a importância da participação popular em processos democráticos. Aproveitou a oportunidade para informar a população sobre o andamento da aquisição dos novos equipamentos para funcionamento do Hospital Municipal.
A obra de reforma foi entregue à população em dezembro de 2018, oportunidade em que foi informado que levaria em torno de 100 dias para operacionalização do prédio, devido a substituição dos equipamentos que não possuíam mais condições de uso.
“Temos evoluído no serviço oferecido em saúde no município. Um exemplo disso é que em apenas quatro meses conseguimos reconstruir nosso hospital e nosso desejo agora é entregar o prédio totalmente reestruturado com equipamentos novos. Estamos adquirindo também mais duas ambulâncias novas, mais um médico estará atendendo na comunidade de Serra Pelada. Estes são avanços que a saúde de Curionópolis tem alcançado”, informou.
Também participaram da mesa de abertura o presidente do Conselho Municipal de Saúde , Cleuton Morais, o presidente da Câmara dos Vereadores de Curionópolis, Raimundo Nonato Holanda, e o pastor Paulino, responsável pela Igreja Assembléia de Deus Madureira. Estiveram prestigiando a programação vereadores, secretários municipais e representantes de instituições públicas e privadas.
“Eventos como esse são importantes porque são momentos que a população deve ser ouvida para dar sua opinião, mostrar seus anseios e participar de fato, para que a transformação aconteça. Curionópolis precisa disso”, contribuiu o professor de geografia Eli Carlos de Alencar.
Durante a Conferência Municipal houve a eleição para os novos conselheiros de saúde que atuarão durante o biênio 2019-2021. Também foram eleitas as propostas e os delegados que representarão o município na etapa estadual. A última etapa a ser realizada será a nacional, que chegará este ano a sua 16ª edição, que será realizada entre os dias 4 e 7 de agosto.

Confira as vagas de emprego disponíveis no Sine nesta terça-feira (26)

Sistema Nacional de Emprego (Sine), fica localizado no Bairro Cidade Nova, em Parauapebas. Confira as vagas disponibilizadas para esta terça-feira (26):

Celpa alerta sobre riscos dos acidentes envolvendo veículos automotores que colidem com postes

No ano passado, a Celpa registrou 803 casos de postes que tiveram que ser substituídos ou recompostos após o choque com veículos em vias públicas. Só na Região Metropolitana de Belém, esse número chegou a 109 ocorrências. Nos dois primeiros meses de 2019 a concessionária já verificou 23 casos de abalroamento, como são denominados esses acidentes, sendo 13 só na capital paraense. A situação além de colocar em risco a vida de motoristas e passageiros, também causa danos à rede de distribuição e à população, porque muitas vezes ocorre interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Os acidentes envolvendo veículos automotores que resultam em quebra de postes, acontecem principalmente por conta do excesso de velocidade e motoristas dirigindo sob efeito de álcool ou usando o telefone celular. O gerente de Manutenção da Celpa, Leonardo Eustáquio, faz o alerta para o período carnavalesco que se aproxima. “Geralmente acidentes desse porte costumam deixar milhares de pessoas sem energia devido as quedas dos postes. Além disso, os recursos utilizados para repor os postes de forma emergencial, poderiam ser empregados na ampliação das ações de melhoria da qualidade de energia. Então, sobretudo agora no Carnaval, é preciso ter atenção redobrada e jamais dirigir sob o efeito de álcool”, ressalta o gerente.

Quando há quebra de poste e rompimento de fiação, o custo de material e serviço é superior a R$ 4 mil. De acordo com o Artigo 927 do código civil, quem, por ato ilícito, causar danos a terceiros, fica obrigado a repará-lo. Dessa forma, o valor total dos reparos e os danos aos clientes devem ser pagos pelo motorista que podem ser acionados judicialmente, inclusive. Para evitar maiores transtornos a Celpa desenvolve ações educativas e constrói defensas no entorno de alguns postes, que tem como objetivo amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes, ajudando a preservar a vida das pessoas que estão no veículo.

Em casos de acidentes ou até mesmo de postes inclinados com risco de queda é importante reforçar que as pessoas não se aproximem de fios e cabos partidos ou caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Em caso de ocorrências dessa natureza, a concessionária orienta que a população entre em contato imediatamente pela Central de Atendimento da companhia, pelo número 0800 091 0196, que fica disponível 24 horas por dia.

Motorista que molhar pedestre ao passar por poça d’água poderá ser multado

Durante o período chuvoso é comum encontrar poças de água ao longo das vias. Ver cenas de motoristas passando por elas e molhando pedestres ou motociclistas, também não são difíceis de observar nesse período. Mas, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, a ação não pode passar impune: molhar pedestres, motociclistas, ou até mesmo outros veículos, é infração de trânsito de grau médio.

De acordo com Valter Aragão, coordenador de planejamento do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), o motorista que for flagrado por um agente de trânsito cometendo tal atitude ou jogando detritos em via pública como: latas de cerveja e refrigerantes, côco, lixo, entre outros objetos, poderá ser multado. “O valor da multa é de R$130,16. Além dela, será aplicada a soma de quatro pontos na carteira nacional de habilitação (CNH) do infrator”, explicou.

Segundo dados do Detran, em 2018, foram aplicadas 12 infrações deste tipo. Em Belém, foram quatro. Em 2019, uma infração já foi registrada. “É uma infração realmente de desrespeito, de quando o condutor tem a intenção de arremessar água e lama nas pessoas e terá de arcar com os prejuízos”, complementou Aragão.

Izabella Damasceno, pedestre que já passou pelo problema, diz que se sentiu humilhada. “Os motoristas deveriam ter mais consciência e sensatez no trânsito, principalmente em Belém, onde as chuvas e poças são frequentes. A gente sai de casa achando que tudo se dará da melhor forma, mas passar por isso é ter o dia perdido”.

Valter Aragão explica ainda que a infração só pode ser validada se tiver a presença física de um agente de trânsito na hora do ato. “É difícil a população denunciar esse tipo de situação pois, como estabelece o Código de Trânsito Brasileiro, é preciso da presença física de um agente na hora do ocorrido, mas o Detran vem trabalhando, orientando, em palestras e eventos de educativos para que o motorista tenha mais consciência, se colocando no lugar do pedestre”, comentou.

Lídia Nunes, universitária, conta que por várias vezes já assistiu aula encharcada. “Eu passo por isso direto, a maioria das vezes são ônibus que passam com toda a velocidade nas possas d’agua e não tem consideração nenhuma com as pessoas”.

 

 

Deixe seu comentário