Pesquisar
Close this search box.

Mais de 500 policiais militares vão atuar na operação Verão 2020 em Marabá

O município de Marabá é um dos mais procurados na região sudeste do Estado durante o mês de julho. Por isso, o 4° Batalhão da Polícia Militar recebe, a partir deste fim de semana, reforço no seu efetivo para atuar no policiamento ostensivo da cidade. Cerca de 520 policiais militares estão escalados para atuar na operação Verão 2020.

A manutenção do distanciamento social é um dos focos da operação em Marabá. Os policiais serão empenhados no policiamento a pé, além do uso de motocicletas, bicicletas, viaturas e uma embarcação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Agentes vão atuar no cumprimento do decreto estadual, que determina o fechamento das praias

Na praia do Tucunaré, o plano de ação operacional será desenvolvido conforme o decreto estadual nº 800, que determina o fechamento das praias. A permissão para a reabertura gradual desses espaços deve ocorrer a partir do dia 12 de julho, por decisão da Prefeitura do município.

Homem é morto a facadas em Marabá e cão fica ao lado do corpo

Um homem identificado como José Pereira da Silva foi morto, na manhã do último sábado (4), com golpes de faca, próximo à própria residência, no Acampamento Hugo Chaves II (MST), localizado na Fazenda Cedro, em Marabá, sudeste paraense. O cachorro da vítima ficou ao lado do corpo até o cadáver ser removido.

De acordo com informações do portal Debate Carajás, o Destacamento da Polícia Militar da Vila Sororó foi acionado, mas José já havia falecido quando os policiais chegaram ao local.

Um suspeito da morte – identificado como Antônio Gonçalves Júnior – foi preso pela polícia e conduzido à 21ª Seccional Urbana, onde foi autuado, em flagrante, pelo crime homicídio doloso.

Uma cena que chamou a atenção no crime foi a atitude do cachorro da vítima, que ficou ao lado do corpo de José até o cadáver ser removido.

Novos casos de peste bubônica acendem alerta na China

Uma das doenças mais mortais da História, a peste bubônica reapareceu recentemente na Mongólia, e, de acordo com informações, autoridades chinesas já estão tomando todas as precauções para acompanhar o caso de perto. Hoje, a condição já possui tratamento eficaz e facilitado; porém, ainda assim, exige cuidados por sua alta taxa de mortalidade (de 30% a 60%, sem a devida atenção).

Relatos afirmam que um pastor de Bayan Nur foi diagnosticado no último domingo (5), já se encontra em quarentena, e sua condição é estável. Ainda não foi esclarecido como ele pode ter se contaminado, apenas se sabe que deu entrada em um hospital da região. Outra suspeita está sendo investigada por autoridades locais, em um adolescente de 15 anos que teve contato com uma marmota, segundo o jornal Global Times.

Por conta dos acontecimentos, um alerta nível 3 foi estabelecido no país asiático, proibindo a caça e o consumo de animais que possam carregar os patógenos. Além disso, foi solicitado à população que comunique aos órgãos de saúde caso se depare com espécimes mortos.

Caça e consumo de roedores estão proibidos até o fim do ano.Caça e consumo de roedores estão proibidos até o fim do ano. Fonte:  Reprodução 

Não é a primeira vez, nem somente na China

Causada pela bactéria Yersinia pestis e transmitida por roedores, a peste bubônica foi responsável por um dos períodos mais obscuros da humanidade, matando cerca de 50 milhões de pessoas na África, na Ásia e na Europa durante o século 14. Em 1665, dizimou um quinto da população de Londres, e mais de 12 milhões de indivíduos na China e na Índia faleceram por conta da condição no século 19.

Em 2017, mais de 2,3 mil casos e suspeitas foram registrados em Madagascar, país localizado perto da costa da África, com 202 vítimas fatais. Ainda em maio deste ano, outras duas pessoas morreram na Mongólia após terem consumido carne de marmota. Nos Estados Unidos, é registrada uma média de sete casos a cada ano. Por isso, trata-se de uma doença recorrente.

Especialistas afirmam que é improvável o surgimento de uma nova pandemia. Shanti Kappagoda, médico de doenças infecciosas do Stanford Health Care, explica que hoje existe uma vasta compreensão sobre o assunto. “Sabemos como prevenir. Também somos capazes de tratar pacientes infectados com antibióticos efetivos.”

Aqui no Brasil, o último registro da condição é de 2015. Entre os sintomas manifestados estão febre alta, calafrios, náusea, fraqueza e gânglios linfáticos inchados no pescoço, na axila ou na virilha.

Homem desaparecido de Parauapebas é encontrado vivo dentro de bueiro em Canaã dos Carajás

Após três dias desaparecido, Johnatan Rodrigues Borba, que sumiu na sexta-feira de manhã, dia 3, no município de Parauapebas, foi localizado nesta segunda (6). No sábado (4) o carro dele foi encontrado por populares em uma estrada na zona rural de Canaã dos Carajás.

Os moradores de uma área de fazenda acionaram a Polícia Militar. Segundo familiares de Johnatan, ele sofre de depressão e estava desorientado. Naquele dia, ele foi visto caminhando às proximidades das Chácaras Brilho do Sol.

Uma força-tarefa foi montada pelas polícias Civil e Militar e pelo Corpo de Bombeiros com apoio dos brigadistas. O homem acabou sendo encontrado nesta segunda dentro de um bueiro, infestado de morcegos, em uma área de fazenda. Johnatan estava fora de si, falando palavras desconexas.

Os socorristas tiveram trabalho para resgatá-lo e ele foi levado em uma ambulância para um hospital particular de Canaã onde foi hidratado, alimentado e medicado.

Gabinetes dos vereadores continuam abertos mesmo em período de recesso funcional

Através da Portaria de número 270/2020, o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Luís Alberto Moreira Castilho (PROS), determinou, desde o dia 1º deste mês, julho, recesso funcional na Casa de Leis.

O recesso deve durar, conforme previsto na portaria, até o dia 31, em cujo período, as unidades administrativas consideradas essenciais da Câmara Municipal funcionarão em regime de plantão ou escala a ser determinado e baixado por ato próprio da respectiva chefia, para atendimento às demandas urgentes e inadiáveis da Casa de Leis; devendo, na elaboração da escala, as chefias observar a obrigatoriedade da manutenção da respectiva unidade administrativa em pleno funcionamento durante o horário de 8h00 às 12h00.

No entanto, o recesso funcional não se aplica aos gabinetes dos vereadores, que possuem autonomia para direcionar suas atividades do modo que melhor atenda às suas necessidades. Portanto, as escalas elaboradas foram fechadas até o dia 29 de junho, conforme cada chefe de gabinete encaminhou à Coordenadoria de Recursos Humanos.

O modelo de funcionamento atual e o atendimento feito nas dependências da Câmara Municipal de Parauapebas, foi retomado no dia 2 de junho e disciplinado pelo Memorando Circular 07/2020 que detalha o Ato da Presidência Nº 010/2020, visando a retomada para o funcionamento das unidades administrativas e dos gabinetes parlamentares.

No entanto, a recomendação mais pertinente contida é que não deixe de adotar as medidas de prevenção à infecção e propagação da COVID-19 no âmbito do Poder Legislativo. O referido Ato da Presidência disciplina as seguintes medidas as serem respeitadas durante as atividades presenciais nas dependências da Câmara:

Manter administrativamente o funcionamento durante o horário de 8hs às 14hs;

Durante a vigência do ato, a frequência do servidor será aferida em folha de ponto manual, assinada diariamente pelo servidor e ratificada pela Chefia imediata;

As unidades administrativas e os gabinetes poderão adotar o regime de escala;

Fica mantido o regime de tele-trabalho no âmbito da Câmara, aos servidores pertencentes ao grupo de risco consoante definição do Ministério da Saúde;

Manter distância de no mínimo dois metros de outra pessoa.

Prefeito de Canaã, servidores e empresário responderão criminalmente por fraude

A Seção de Direito Penal do Tribunal de Justiça recebeu, na última quinta-feira (2), ação penal proposta pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) na qual foram denunciados o prefeito municipal de Canaã de Carajás, Jeová Gonçalves de Andrade; a ex-secretária municipal de educação, Jacqueline Moura; a servidora da prefeitura, Claudenice Bonfim de Macedo; e o proprietário da empresa Pontual Distribuidora Eirelli EPP, Sirley de Paula, pelos crimes de falsidade ideológica, crime de responsabilidade e crimes contra a lei de licitações.

ação penal foi assinada pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Martins e pela promotora de Justiça Adriana Ferreira.

Quando o prefeito Jeová Andrade assumiu seu primeiro mandato, em 2013, ele editou o Decreto 644/2013 determinando a rescisão de todos os contratos administrativos firmados junto ao Município de Canaã dos Carajás com final de vigência em dezembro de 2012. Porém, um desses contratos era para o fornecimento de carteiras escolares que só venceria em fevereiro daquele ano, dois meses após o pedido de rescisão feito pelo prefeito. De acordo com as investigações, o objetivo da Prefeitura era contratar a Pontual Distribuidora Eirelli EPP para prestar o serviço por meio de um contrato sem licitação no valor de R$ 240 mil reais.

Com base em delegação do procurador-geral, Gilberto Martins, para apurar os fatos, foi instaurado pelo Núcleo de Combate à Improbidade Administrativa e Corrupção (NCIC), procedimento de investigação criminal no qual se iniciaram apurações sobre as condutas imputadas ao prefeito, servidores e o empresário.

A equipe do Núcleo de Combate à Improbidade analisou e confrontou documentos com a base de dados dos Tribunais de Contas confirmando a materialização de um procedimento licitatório fraudulento entre a Prefeitura de Canaã e a empresa Pontual Distribuidora Eirelli EPP, cuja finalidade era burlar as disposições da Lei de Licitações (Lei 8.666/93). O prefeito Jeová foi notificado para prestar esclarecimentos preliminares mas, por meio da Procuradoria do Município, negou a existência do contrato alegando extravio de todos os contratos administrativos.

Sem passar pelo processo licitatório, o procedimento usado para realizar a contratação da empresa foi um procedimento mais simples, o qual estava cheio de falhas. O que chamou a atenção do Ministério Público é que todos os atos do procedimento ocorreram num único dia, mesmo passando por diversos setores, isso sem mencionar que a empresa contratada fica localizada em outro Estado. Paralelo a isso, a prefeitura juntou ao processo do certame um relatório para justificar a situação emergencial da contratação, só que o mesmo foi assinado após a empresa Pontual Distribuidora Eirelli EPP já ter sido contratada.

Também não houve um Termo de Referência apontando as características detalhadas do objeto contratado, nem estimativa preliminar para nortear a escolha do menor preço ou mesmo qualquer indicação para quais escolas seriam destinados os mobiliários escolares. Há também indícios de superfaturamento, entre várias outras irregularidades apontadas na ação criminal.

As investigações do Ministério Público concluíram que o processo administrativo de dispensa de licitação 034/2013 da Prefeitura de Canaã dos Carajás foi forjado iniciando com fundamento no Decreto do prefeito Jeová de Andrade, conduzido pela ex-secretária de educação, Jacqueline Moura e pela presidente da Comissão de Licitação, Cleudenice Bomfim de Macedo com a finalidade de contratar a empresa Pontual Distribuidora Eirelli EPP, cujo proprietário é o empresário Sirley de Paula, maculando o princípio da competitividade da licitação.

Órgãos do Estado retomam atendimento presencial ao público

Com a diminuição do número de novos casos de Covid-19 e de internações, o governo do Estado faz também a retomada de serviços presenciais em várias frentes. Cosanpa, Seaster, Seduc, Detran e Procon são alguns dos órgãos estaduais que já estão fazendo o atendimento presencial ao público, em horário reduzido.

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) retomou, desde o dia 15 de junho, de forma gradual, o atendimento ao público nas suas lojas. Os primeiros pontos a serem reabertos foram os da Região Metropolitana de Belém, em horário reduzido, de 8h às 14h.

Já no dia 29 de junho, seguindo o cronograma, a Cosanpa reabriu as lojas da região do Tocantins. Os municípios atendidos são: Marabá, Breu Branco, Dom Eliseu, São Félix do Xingú e Santa Maria das Barreiras. O atendimento também ocorre em horário reduzido, de 8h às 14h. No dia 1º de julho, foi a vez das regiões do Baixo Amazonas e do Marajó, que juntas são integradas por 25 cidades paraenses.

Em todas as unidades, os servidores da Companhia receberam orientações de atendimento para garantir a segurança deles e dos clientes que precisarem ir até os locais. O uso de máscaras é obrigatório para todos. As lojas tiveram a limpeza reforçada e o álcool em gel está disponível para a higienização das mãos. Para evitar aglomeração, os assentos disponíveis foram reduzidos e terá que ser respeitado o distanciamento mínimo de 1,5 m.

Serviços do Sine podem ser buscados nas Estações Cidadania do Guamá e Icoaraci, além dos shoppings

Seaster

A Secretaria de Estado Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) reabriu seus espaços, em especial os que disponibilizam serviços à população. O Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), por exemplo, mantém o funcionamento de segunda a sexta, no horário de 9h às 15h, com a distribuição de dez senhas, a fim de evitar aglomerações.

Por sua vez, o restaurante popular mantém o seu funcionamento obedecendo todas as recomendações de proteção e saúde. Não há consumo na parte interna do prédio e as refeições são entregues em marmitas. A distribuição de senhas inicia 30 minutos antes, às 7h30. As refeições são entregues de 11h às 13h.

Os serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine) são disponibilizados nas Estações Cidadanias localizadas nos bairros do Guamá e Icoaraci, além dos shoppings Pátio Belém e Grão Pará. Para evitar aglomerações, a Seaster indica que os trabalhadores acessem os canais oficiais do Governo Federal (site do Ministério do Trabalho, aplicativo Sine Fácil ou o aplicativo Carteira de Trabalho Digital).

O trabalhador que tiver dificuldade no cadastro para solicitar o Seguro Desemprego pode entrar em contato com a Diretoria de Trabalho e Emprego da Seaster, através dos números (91) 3239-1430, (91) 98414-0415 (WhatsApp) ou pelo e-mail: sinesddte@gmail.com.

Seduc – O atendimento externo feito pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) retomou no dia 8 de junho, de segunda a sexta, das 9h às 13h.

Atendimento ao público no Detran é realizado exclusivamente mediante prévio agendamento

Detran

Desde o dia 8 de junho que o Departamento de Estado de Trânsito (Detran) voltou com o atendimento ao público. De forma gradual e dando preferência aos serviços online, o órgão disponibiliza vários canais de acesso.

A sede do Detran, Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e postos avançados estão com horário de funcionamento entre 9h e 15h. Na sede e no posto da Antônio Barreto, o atendimento ao público é realizado exclusivamente mediante prévio agendamento, que poderá ser realizado através do call center (154). A medida visa evitar aglomerações.

O posto da Antônio Barreto é exclusivo para atendimento aos despachantes e procuradores no que se refere aos serviços de veículos, que também deverão realizar o prévio agendamento, e seguir os protocolos internos quanto à quantidade de processo por cada agendamento, recebimento de boletos e consulta à pendências. O local continuará atendendo também serviços de habilitação, desde que previamente agendados.

Sede do Detran, em BelémAs Ciretrans de Ananindeua, Marabá, Parauapebas, Santarém, Altamira, Redenção e Castanhal também adotam o atendimento apenas mediante prévio agendamento. Nas demais Ciretrans A, será permitida a entrada de no máximo dez usuários de cada vez, enquanto que nas Ciretrans B o quantitativo de no máximo cinco usuários por vez.

Os serviços de vistoria veicular, nas dependências do Detran sede e Ciretrans, são realizados exclusivamente mediante prévio agendamento. Já o funcionamento das empresas credenciadas de vistoria veicular não estará submetido a agendamento junto ao Detran.

Clínicas, Centro de Formações de Condutores (CFCs), Capacitadoras, Empresas Credenciadas de Vistoria Veicular (ECV) e demais credenciadas foram autorizadas a retomar as atividades desde 1º de junho, assim como os serviços de atendimento de processo e vistoria veicular realizados nas concessionárias. Todas atendendo, obrigatoriamente, critérios de segurança para prevenção à Covid-19 – como por exemplo, os CFCs ficam obrigados a ministrar aulas de legislação de trânsito exclusivamente por meio remoto.

CNH – Para os processos de primeira habilitação, o candidato deverá imprimir o boleto pelo site do Detran, e, após o pagamento, procurar os canais de atendimento do órgão para o agendamento do dia e horário da coleta biométrica. Após isto, pelos mesmos canais, deverá agendar os exames médico e psicotécnico. Assim que aprovado, deverá procurar um CFC, que estará apto para realizar as aulas teóricas, em modo remoto, e práticas, cumprindo todas as exigências sanitárias exigidas pelo Departamento.

Os processos de primeira habilitação, registro de CNH de outros estados da Federação, registro de estrangeiro e renovação e alteração de dados cadastrais realizados de forma conjunta são os únicos cuja captura biométrica continua sendo obrigatória. O serviço será realizado cumprindo medidas de higienização após o atendimento de cada candidato.

A captura biométrica se mantém suspensa para renovação e segunda via da CNH. Os registros serão aproveitados dos processos anteriores já feitos pelos condutores. A medida vale, inclusive, para os serviços que estejam com captura biométrica pendente.

Novos canais – Para garantir mais celeridade no fluxo de atendimento, o Detran disponibiliza novos canais de comunicação para o fornecimento de informações e agendamento de serviços de veículo e habilitação prestado pelo órgão nos municípios com o DDD 91 (Região Metropolitana de Belém e nordeste), 93 (regiões oeste e sudoeste) e 94 (regiões sul e sudeste). O serviço de SMS também será expandido para toda a operação.

Os novos números para contato são: (91) 3289-7500, (93) 31910769 e (94) 31982039. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. O serviço de SMS irá receber demandas relacionadas a identificação do protocolo de atendimento; serviço realizado; data e hora do atendimento e endereço.
O Detran reforça que seguem em funcionamento o call center 154 e o webchat disponível no site do órgão. Ambos continuam como canais de comunicação para o agendamento prévio.

No Procon, espaço está restrito a apenas uma por reclamação, com exceção de idosos e pessoas com deficiênciaProcon

Após três meses de atendimento ao consumidor somente pelas plataformas digitais, o Procon Pará, vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), retomou os atendimentos presenciais, na sede da diretoria, em Belém, de acordo com as recomendações exigidas pela Organização Mundial da Saúde.
As pessoas agora poderão fazer presencialmente denúncias, registrar reclamações, além de pedir orientações para solucionar problemas com empresas, de acordo com a ordem de chegada no local.

É obrigatório o uso de máscara e o número de pessoas circulando pelo espaço está restrito a apenas uma por reclamação, com exceção dos idosos e pessoas com deficiência. O distanciamento social de 1,5 m durante a espera está sendo respeitado, além do horário reduzido de funcionamento, das 9h às 15h, de segunda à sexta-feira.

“Esta retomada foi muito bem pensada antes de ser liberada, pois é nosso dever, também, resguardar o público e nossos funcionários. Então, conseguimos montar uma estratégia que hoje nos permite abrir nossas portas e receber as pessoas em segurança”, afirmou o diretor do Procon Pará, Nadilson Neves.

O órgão reforça que os canais online continuam funcionando. Basta entrar em contato pelo disque-denuncia 151, pelo whatsapp (91) 99230-0151 ou pelos emails atendeprocon01@procon.pa.gov.br e atendeprocon02@procon.pa.gov.br. A sede da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor fica localizada na Trav. Lomas Valentinas, n° 1.150 – Pedreira / Belém.

Casa da Cultura promove oficinas on-line e gratuitas na quarentena

Que tal aproveitar o tempo livre na quarentena para aprender? A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás realiza uma série de oficinas on-line durante o mês de julho para fomentar a cultura e o conhecimento nesse período de isolamento social. As atividades são gratuitas e vão acontecer via WhatsApp ou Google Meet.

Abram as cortinas que a programação vai começar com a “Oficina de Fabricação de Malabares” nessa semana, de terça (7/7) a sexta (10/7), às 20h. O artista João Guilherme irá ensinar a confecção de claves, bolas, aros, prato chinês e swing poi – objetos utilizados na arte circense – com matéria-prima reciclada.

O exercício da criatividade não para por aí. Já imaginou produzir o seu próprio caderno? Na “Oficina de Ilustração e Criação de Caderno de Bolso”, a antropóloga Thayanne Tavares vai apresentar as técnicas de costura, recorte, colagem, ilustração e preparação de miolo que envolvem as etapas de produção de um caderno personalizado. As aulas serão entre os dias 14 e 17 de julho, também às 20h.

Os amantes da arte poderão aprender novas técnicas na “Oficina de Pinturas em Telhas”, ministrada pela Nany Porto, durante os dias 21 e 24 de julho, às 20h. As tradicionais telhas de cerâmica vão se tornar um objeto decorativo com a aplicação de pinturas, desenhos e colagem de objetos.

A artista visual Débora Alessandra vai mostrar na “Oficina de Gravuras com Isopor” uma técnica na qual é possível carimbar papéis e tecidos utilizando o isopor como suporte. Todo o processo de criação será ensinado, também às 20h, entre os dias 28 a 31 de julho.

Para completar a programação, a Casa da Cultura vai realizar nas quartas-feiras do mês um “Ciclo de Workshop de Audiovisual” com o fotógrafo e diretor de cinema Rodrigo José. Serão quatro encontros, das 20h às 21h, sobre o contexto histórico, técnico e criativo que envolve a fotografia digital básica.

Todas as atividades são gratuitas e acontecem via WhatsApp ou Google Meet. Os interessados devem realizar a inscrição nos telefones (94) 99160-8186 ou (94) 99220-3451.

Sobre a Casa da Cultura de Canaã

A Casa da Cultura é um centro cultural mantido pela Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o objetivo de contribuir na democratização do acesso à cultura e valorização das mais diversas manifestações e expressões artísticas da região.

Serviço

 Oficinas online e gratuitas na quarentena

Oficina de Fabricação de Malabares, com João Guilherme

De 7 a 10 de julho, às 20h, via WhatsApp

Oficina de Ilustração e Criação de Caderno de Bolso, com Thayanne Tavares

De 14 a 17 de julho, às 20h, via WhatsApp

Oficina de Pinturas em Telhas, com Nany Porto

De 21 a 24 de julho, às 20h, via WhatsApp

Oficina de Gravuras com Isopor, com Débora Alessandra

De 28 a 31 de julho, às 20h, via WhatsApp

Ciclo de Workshop de Audiovisual, com Rodrigo José

Dias 8, 15, 22 e 29 de julho, às 20h, via Google Meet

Informações e inscrições: (94) 99160-8186 ou (94) 99220-3451

Yutaka Takeda inaugura em Parauapebas pronto atendimento para síndromes respiratórias

O Hospital Yutaka Takeda (HYT), unidade privada e gerenciada pela Pró-Saúde, inaugurou nesta sexta-feira (3/7), em Parauapebas, um Pronto Atendimento (PA) exclusivo para pacientes com síndromes respiratórias e sintomas gripais.

O Pronto Atendimento traz para Parauapebas um modelo diferente na assistência ao paciente, onde médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem realizam o acolhimento e os procedimentos por meio de boxes individuais de atendimento com a devida atenção e cuidados necessários.

O novo local irá permitir a ampliação da rede de atendimento, maior acesso ao serviço de saúde, além de conforto durante a realização da assistência. Com 300m2, o ambiente conta com 12 boxes individuais, consultórios, farmácia, salas de exames, além de equipes de enfermagem, farmacêuticos, técnicos e médicos 24h por dia.

Inicialmente, o atendimento é exclusivo aos beneficiários AMS/PASA, que apresentem sintomas de gripe ou queixas respiratórias, como tosse, febre, coriza, dor de garganta, falta de ar e perda de paladar. O PA irá atuar principalmente no diagnóstico de casos do novo coronavírus (Covid-19), e visa a assistência rápida e preventiva.

A diretora técnica do HYT, Roberta Pinheiro Santos, explica que o modelo de atendimento implantado neste local foi baseado em uma metodologia americana, com o uso de boxes individuais. “Todo o atendimento no local é feito de forma individualizada, com a segurança da retaguarda e estrutura do Hospital Yutaka Takeda e, se for necessário o tratamento em regime de internação, o paciente será transportado até Carajás com o suporte médico adequado”, comenta.

Sem necessidade de agendamento prévio, o Pronto Atendimento irá funcionar todos os dias, incluindo os finais de semana. Para saber mais sobre o serviço, basta acessar o site: www.yutakatakeda.com.br. O PA já está em funcionamento na Rua G, nº 316 – Bairro União, em Parauapebas.

No dia da inauguração, estavam presentes profissionais de saúde, além de representantes do HYT e do Benefício AMS, que é administrado pelo PASA. “Este é um momento muito especial, no qual eu gostaria de agradecer a todos do Hospital Yutaka Takeda e da Pró-Saúde, assim como a Vale, pelo esforço conjunto na ampliação da assistência na região de Parauapebas com a chegada do Posto de Triagem Avançado Covid-19. Esta ação é mais uma iniciativa que reforça a nossa missão de oferecer o melhor cuidado aos nossos usuários”, disse a gerente do PASA na Regional Norte, Claudia Queiroz.

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997.

Para Marcos Silveira, diretor hospitalar do HYT, o Pronto Atendimento marca a ampliação dos serviços da Unidade. “Estamos há 22 anos realizando promoção de saúde e cuidando de pessoas no Hospital Yutaka Takeda localizado na Serra dos Carajás, e agora com o PA estabelecemos uma Unidade em Parauapebas levando a qualidade da assistência que sempre foi promovida pela Pró-Saúde no Yutaka Takeda, chegando com um modelo diferenciado de atendimento e direcionando o paciente totalmente no centro do cuidado”, ressalta.

Referência e certificados

O Hospital Yutaka Takeda possui importantes certificações que demonstram a preocupação da Unidade com a qualidade no atendimento. O hospital é certificado com a ONA 3 – Acreditado com Excelência, reconhecimento máximo concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. O hospital também foi a primeira unidade de saúde no Brasil certificada pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

A unidade conquistou ainda o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), e o recebimento do reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).

Homem morre em misterioso acidente na Rodovia PA-160

A madrugada deste domingo (5) foi de sangue no chão e mistério no ar após um trabalhador do segmento de mineração colidir, ao que parece, contra um poste no trecho da PA-160, em Parauapebas. Ele conduzia uma motocicleta Honda Biz, que sofreu poucas avarias.

Cristielton Ferreira da Silva era amostrador de minérios e estava de capacete, mas não foi o suficiente para livrá-lo da morte. O equipamento de proteção, ao contrário do que se espera, ficou mais desfigurado que o rosto da vítima. O veículo ciclomotor, por outro lado, permaneceu intocável.

Vítima desfigurada e moto sem arranhões intriga polícia

A vítima não possuía documento de identificação e pouco ainda se sabe sobre ela. A única coisa que portava a esse respeito era uma autorização vencida para conduzir veículos e equipamentos na Mina de Cobre do Sossego, pertencente à mineradora Vale.

O acidente intriga a Polícia Civil, responsável por registrar o sinistro. O fato foi identificado em ocorrência como “Morte a esclarecer com indício de crime”.

Governo amplia vetos na lei que torna obrigatório o uso de máscara

O governo republicou hoje (6), no Diário Oficial da União, dois artigos da lei sancionada na última sexta-feira (3) que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção individual em espaços públicos e privados, mas acessíveis ao público, durante a pandemia de covid-19. Com o ato, foram ampliados os vetos à medida.

Independentemente da lei federal, atualmente diversas cidades já têm adotado e regulado o uso obrigatório de máscaras, em leis de alcance local.

Na nova lei aprovada pelo Congresso Nacional, o presidente Jair Bolsonaro já havia vetado o Artigo 3º-B e alguns de seus parágrafos, que obrigava os estabelecimentos, em funcionamento durante a pandemia de covid-19, a fornecer gratuitamente a seus funcionários e colaboradores máscaras de proteção individual. Com o veto de hoje, ao Parágrafo 5º desse artigo, ele desobriga entidades e estabelecimentos de afixar cartazes informativos sobre a forma de uso correto de máscaras e o número máximo de pessoas permitidas ao mesmo tempo dentro do local.

Em mensagem ao Congresso, que ainda vai analisar os vetos, o governo justifica que, com o veto ao Artigo 3º-B, impõe-se também o veto ao seu parágrafo. Assim, todos os parágrafos do artigo estão agora  vetados.

Além disso, segundo a publicação, o fornecimento de proteção individual já vem sendo regulamentado por normas do trabalho, que abordam a especificidade da máscara e a necessidade de cada setor ou atividade, como a Portaria Conjunta nº 20/2020, que traz orientações gerais para os ambientes de trabalho, e a Portaria Conjunta nº 19/2020, que trata especificamente da prevenção na indústria de abate e processamento de carnes. Ambas as portarias são do Ministério da Economia e da Secretara Especial de Previdência e Trabalho.

Outros vetos

Outro dispositivo vetado hoje, o Artigo 3º-F, previa o uso de máscaras de proteção individual nos estabelecimentos prisionais e nos estabelecimentos de cumprimento de medidas socioeducativas. De acordo com o governo federal, caberá aos estados e municípios a elaboração de normas de prevenção que sejam suplementares e que atendam às peculiaridades de cada setor.

Com a republicação dos artigos, agora são 19 dispositivo vetados, no total.

Além de espaços públicos e privados acessíveis ao público, a obrigatoriedade do uso da proteção facial abrange vias públicas e transportes públicos coletivos, como ônibus e metrô, bem como táxis e carros de aplicativos, ônibus, aeronaves ou embarcações de uso coletivo fretados.

A obrigação, entretanto, não se aplica a órgãos e entidades públicos e estabelecimentos comerciais e industriais, templos religiosos, estabelecimentos de ensino e demais locais fechados em que haja reunião de pessoas. Esses dispositivos também foram vetados pelo presidente Jair Bolsonaro, que argumentou que eles criariam despesas obrigatórias ao Poder Público e poderiam ferir a inviolabilidade do domicílio privado.

Deixe seu comentário