Pesquisar
Close this search box.

Parauapebas tem semana violenta com sete homicídios registrados

A Polícia Civil de Parauapebas, especificamente o Departamento de Homicídios da 20ª Seccional Urbana, terá muito muitos casos para investigar. Tendo em vista que sete pessoas foram assassinadas nos últimos sete dias na “Capital do Minério”.

Os dois primeiros crimes foram registrados no domingo passado, 12 de junho, onde Vitória Dias Silva, de 24 anos de idade, foi executada no Bairro Beira Rio. No mesmo dia, Dheimyson Santos Lima morreu no Hospital Geral de Parauapebas (HGP), após ter sido esfaqueado por um desconhecido, por volta das 2h35, no Bairro Nova Esperança.

No dia 15, Jorge André Arruda de Souza, 29 anos de idade, foi executado com quatro tiros, por volta das 14h30, na Rua Felícia Mendonça, Bairro São Lucas 2. No mesmo dia, por volta das 23h10, Thwys Kelvin Silva Oliveira, de 18 anos de idade, foi morto a tiros no Bairro Altamira.

No dia 17, o velho conhecido da polícia, Renilson Pereira de Sousa, de 43 anos, foi executado a tiros na casa em que morava, na Rua 123, Bairro Nova Carajás, já na parte da noite, um homem até então não identificado foi morto na Rua A30, no Bairro Tropical.

E por último, Valdeir Vieira de Souza, 29 anos, foi assassinado na zona rural de Parauapebas, neste domingo (19).

UsiPaz Parauapebas realizou mais 7 mil atendimentos em um mês de serviços

Em funcionamento na cidade do minério há 31 dias, a UsiPaz Parauapebas, localizada no bairro Jardim Tropical do município, no sudeste do estado, já realizou 7.438 beneficiamentos aos moradores.

“Nossa Parauapebas tava precisando bastante, principalmente esse bairro que é muito carente. Já fiz consulta médica, já passei as meninas pelo dentista, matriculei meu menino no inglês, e agora na natação também. Tá ótimo aqui e espero que continue desenvolvendo cada vez mais, melhorar mais”, conta a dona de casa Josilene Almeida, residente do bairro Ipiranga.

O complexo comunitário foi entregue no dia 18 de maio possibilitando a população usufruir de mais de 60 serviços gratuitos, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, cursos, capacitação técnica e profissionalizante; além de eventos e encontros da comunidade.

Em pouco tempo o complexo multifuncional tem disposto a população realizar sonhos antigos. “Tô achando ótimo, inclusive já tô fazendo minha inscrição pro vôlei. Sempre quis fazer, mas não tinha um lugar físico pra gente fazer. Vai dar certo”, expressa Leonardo de Almeida, morador do bairro onde o complexo está instalado.

Estudante de 14 anos, Ester Rodrigues cursa atualmente o último ano do ensino fundamental e avalia como inédita a obra no estado. Ela acredita que vai ajudar muito no desenvolvimento escolar da juventude. “E eu acho que é muito bom ter isso tão perto da gente porque normalmente a gente não via essas grandes estruturas sendo feitas aqui no Pará. Mas é muito bom ver que agora a gente pode ter oportunidade pra ter um futuro melhor. Não vejo apenas cursos aqui, mas também muito aprendizado.”

A Usina da Paz é mais um resultado do programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), que se destaca como um modelo de política pública articulado e inovador no Brasil, buscando a paz por meio da transformação social, tendo como diferenciais as ações integradas de secretarias estaduais e órgãos parceiros.

“Estamos conseguindo cumprir a missão do nosso trabalho a cada Usina da Paz entregue. Devolver a segurança e autoestima às comunidades do estado é nosso maior objetivo, para isso nós oferecemos, em Parauapebas, mais de sessenta serviços gratuitos, pensando exatamente no que a população necessita. É tudo pensado de maneira estratégica para que a população se sinta capaz, apoiada e incentivada a crescer, a assumir o próprio protagonismo”, pontua o titular da Seac, Ricardo Balestreri.

Serviço: A Usina da Paz Parauapebas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 14h. Para inscrições em cursos e oficinas e agendamento de atendimento médico é necessário ir até à recepção do espaço, com originais e cópias dos principais documentos como RG, CPF, Certidão de Nascimento e comprovante de residência e verificar as atividades disponíveis.

Homem de 29 anos é morto com tiro de espingarda na zona rural de Parauapebas

Valdeir Vieira de Souza, 29 anos de idade, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (19). O caso aconteceu na Vila Paulo Fonteles, zona rural de Parauapebas.

Segundo informações, antes de ser encontrada morta, a vítima estaria em uma bar consumindo bebidas alcoólicas, onde teria se envolvido em uma discussão e posteriormente ido embora, no entanto, minutos depois, foi localizada sem vida dentro de automóvel na beira da estrada.

O corpo de Valdeir Vieira apresentava perfurações de arma de fogo, tipo espingarda.

Guarnições da Polícia Militar e do Instituto Médico Legal (IML) estiveram no local realizando os procedimentos cabíveis e o caso já está sendo investigado pelo departamento de homicídios da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas.

Jovem perde a vida ao se afogar no lago do Bairro Nova Carajás

Na noite do último sábado (18), um jovem até então não identificado pela Polícia Civil, morreu afogado no Lago do Bairro Nova Carajás, em Parauapebas.

Segundo informações, ele se afogou ao ir buscar sua sandália que havia caído dentro do lago, momento em que pessoas próximas pediram para o mesmo voltar, pois era perigoso, no entanto, a vítima não conseguiu sair e acabou afundando. Após alguns minutos, supostos amigos pularam no lago e realizaram o resgate, onde no calçadão começaram realizar os primeiros socorros até a chegada do Corpo de Bombeiros. Após os profissionais aplicarem as manobras para reanimação, o jovem foi encaminhado para a Unidade de Ponto Atendimento (UPA), mas não resistiu.

 

Populares contaram que aparentemente a vítima havia realizado o uso de bebidas alcoólicas, entretanto, somente o laudo da perícia poderá afirmar tal hipótese.

Não é o primeiro caso de morte por afogamento que acontece no determinado lago, as autoridades competentes alertam sobre o perigo iminente.

Deixe seu comentário