Pesquisar
Close this search box.

Suspeito de matar carneiro de estimação de vizinho é preso em Parauapebas

Policiais militares do Grupo Tático Operacional (GTO) encaminharam para a 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas na última segunda-feira (24), um homem identificado como Luyan Silva Araujo. Ele é suspeito do crime de dano ao patrimônio privado e ameaça.

Segundo informações repassadas ao Portal Pebinha de AçúcarLuyan teria invadido o quintal de uma moradora do Bairro Nova Vitória e matado a pauladas um carneiro de estimação. Antes, o suspeito teria tentado agredir alguns moradores da região e matar um porco de um outro morador.

O acusado foi detido por populares e em seguida conduzido para a delegacia para os procedimentos cabíveis.

Reportagem: Márcio Alves  |  Correspondente policial do Portal Pebinha de Açúcar

Prosap transforma cenário urbano e promove qualidade de vida em Parauapebas

O momento era conturbado e delicado em função da pandemia da Covid-19. Foi nesse cenário, no dia 06 de abril de 2020, que a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Prosap, iniciou a execução da primeira fase de obras na região do Igarapé Ilha do Coco. Os resultados desses primeiros três anos de execução vão muito além da entrega de obras de grande envergadura.

Vários pontos da cidade não alagam mais no período chuvoso, a mobilidade urbana melhorou com pontes e vias novas, grandes parques e áreas de lazer foram entregues e famílias, em situação de vulnerabilidade social, passaram a viver com mais dignidade e tranquilidade.

“Eu morava na área das palafitas, em uma condição precária, arriscando a minha vida e a das minhas filhas. O Prosap me deu uma casa digna. Eu hoje vivo com segurança, posso sair com tranquilidade, porque sei que minhas filhas estão em uma casa segura”, afirma Sandra Maria, que faz parte das 250 famílias beneficiadas com o reassentamento promovido pelo Prosap ainda em 2020.

Para o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, o programa é um divisor de águas na história do município. “A cada dia o Prosap vem transformando a nossa cidade! Fico muito feliz em ver que a nossa luta pelo programa valeu a pena e que a maior obra de todos os tempos está, verdadeiramente, transformando Parauapebas e mudando a vida da nossa gente”, enfatiza o prefeito.

Vinculado à Coordenadoria de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios da Prefeitura (Copec), o Prosap conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com recursos municipais. O programa está encerrando a primeira fase de obras, chamada de amostra, e se prepara para um novo momento em que vai contemplar novas áreas da cidade com diversas obras.

“O grande diferencial do Prosap é a entrega de obras que trazem mais qualidade de vida para a população, seja por meio de obras de urbanização e paisagismo, entrega de títulos de suas propriedades ou até de moradia digna para quem mais precisa. Vai muito além de obras de engenharia, é um programa com um peso social muito forte”, ressalta Cleverland Carvalho, titular da Copec.

Marcos dos 03 primeiros anos de obras do Prosap – Projeto Ilha do Coco

Ano 2020
• Entrega de 250 Casas no bairro Vale do Sol
• Criação da Unidade de Conservação Ambiental Municipal Parque Natural Morro de Ventos e Apa do Igarapé Ilha do Coco como contrapartida ambiental pelas obras do Prosap

 

Ano 2021
• Entrega do Centro Comunitário do bairro Vale do Sol
• Entrega do Centro Comercial do Vale do Sol
• Entrega da galeria subterrânea na região do Mercado Municipal – com a obra a comunidade da região não sofre mais com os alagamentos históricos
• Entrega da ponte da rua 11 (Vinícius de Moraes), entre os bairros Liberdade e União

Ano 2022
• Início das obras da Escola Cora Coralina, no Vale do Sol
• Entrega de 343 títulos aos moradores do Liberdade I pelo Titula Parauapebas
• Início do Titula Parauapebas no bairro Vale do Sol
• Entrega de mais 100 Títulos no Liberdade I pelo Titula Parauapebas
• Entrega da barragem de contenção do Igarapé Ilha do Coco
• Entrega do Complexo Turístico
• Entrega de mais 217 títulos no Liberdade I

Ano 2023
• Entrega do Parque Linear do Igarapé Ilha do Coco
• Entrega da nova ponte da rua Santa Catarina, bairro Liberdade
• Início do Titula Parauapebas nos bairros Rio Verde, Maranhão e União no entorno do Ilha do Coco.

Reportagem: Karine Gomes  |  Fotos: Aquivo/Prosap

Presidente amplia prazo de pagamentos do Pronampe

As micro e pequenas empresas inscritas no Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte ganharam um alento para a renegociação de pagamentos de empréstimos. O Diário Oficial da União desta segunda-feira, 24/4, trouxe a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Lei nº 14.554/2023, que amplia de quatro para seis anos o prazo de pagamento dos empréstimos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

O programa mantém teto de juros mensais (6% mais Selic) e cria um limite mínimo de carência de 12 meses. A lei prevê ainda que contratos de empréstimos celebrados a partir de 2021 podem ser renegociados pelas novas regras, desde que a renegociação siga condições estabelecidas pelo governo federal.

MOTOR – As MPEs correspondem a 99% das 20 milhões de empresas existentes no país, segundo o Mapa de Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, atualizado a cada quatro meses. Elas são responsáveis por 62% da mão de obra e por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Segundo o vice-presidente da República e ministro Geraldo Alckmin, o governo brasileiro está comprometido em fortalecer as micro e pequenas empresas, que têm papel essencial para gerar emprego, renda e sustentar a economia brasileira.

“A ampliação do prazo de pagamento do Pronampe e a definição de um teto de juros mais justo irão ajudar a garantir que essas empresas tenham acesso ao crédito necessário para se recuperarem e crescerem”, afirmou.

As questões do financiamento e do crédito para as MPEs estão hoje entre as principais demanda do setor e constam das diretrizes na nova política nacional que está sendo elaborada pelo MDIC, no âmbito do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, reativado pelo governo federal em março deste ano.

Outros eixos da nova política das MPEs, que deve ser publicada no início do segundo semestre, são: Capacitação e Formação; Desburocratização e Simplificação; Empreendedorismo Individual; Acesso a mercados interno e externo; Competitividade e Produtividade; e Tecnologia e Inovação.

PRONAMPE – Criado em 2020, no contexto da retração ocasionada pela pandemia da Covid-19, o Pronampe permite operações de crédito no limite de 30% do faturamento anual das empresas.

Os empréstimos podem ser usados em compra de equipamentos, reformas, despesas operacionais e compra de mercadorias. É proibido o uso para distribuição de lucros.

A contratação é mais rápida que a das linhas tradicionais, já que eventuais inadimplências são cobertas pelo Fundo Garantidor de Operações (FGO), e os juros ficam bem abaixo dos praticados no mercado.

Escolas de Parauapebas serão movimentadas com os projetos “Vereador Mirim” e “Parlamento Jovem”

A partir deste ano, a Câmara Municipal de Parauapebas vai começar a movimentar as escolas públicas do município, por meio do Instituto do Legislativo, para eleições de vereadores mirins e do Parlamento Jovem. Os dois projetos foram instituídos por duas resoluções de iniciativa da Mesa Diretora da Casa, aprovadas em plenário este mês e publicadas no Diário Oficial Eletrônico do Município (E-Domp) desta terça-feira (25).

A Resolução nº 08/2023 institui o projeto “Caminhos da Democracia, Vereador Mirim”, para a eleição anual de 15 alunos com idade entre 9 e 15 anos, matriculados do 5º ao 9º ano, e a Resolução nº 09/2023 institui o “Parlamento Jovem”, para também eleger 15 alunos, desta vez com idade entre 15 e 21 anos, matriculados no ensino médio.

As eleições serão realizadas todo mês de março, cabendo à Secretaria Municipal de Educação (Semed) selecionar 15 escolas de ensino fundamental para participar do projeto “Vereador Mirim”. Já a Câmara Municipal vai selecionar 15 escolas do ensino médio para concorrer ao “Parlamento Jovem”.

O presidente da Câmara, vereador Rafael Ribeiro (MDB), explica que ambas as resoluções reúnem oito grandes objetivos para despertar nas crianças, jovens e adolescentes valores morais importantes para o desenvolvimento deles, como a ética, a cidadania e o conhecimento.

E um dos passos para isso, cita Rafael Ribeiro, é fazer com que os alunos entendam a importância das leis e demais matérias legislativas para a evolução da sociedade. “No parlamento, compreendemos o funcionamento da nossa cidade, os anseios da população. Então, os pequenos e jovens vereadores poderão se perguntar: ‘quais problemas enfrentamos em Parauapebas e o que podemos fazer para melhorar o nosso município?’. A partir daí, esses alunos vão debater e apresentar projetos como em qualquer Casa Legislativa”, explica o presidente da Câmara.

Conforme as resoluções, o Poder Legislativo fornecerá normas e modelos de proposições para que os pequenos e jovens vereadores possam sistematizar suas propostas, que serão analisadas pela Câmara Municipal e transformadas em proposições ao Poder Executivo sejam em forma de projetos de lei ou de indicação.

Votação secreta e posse solene

A votação dos pequenos e jovens vereadores será por voto direto e secreto. A escolha dos candidatos ficará a cargo de cada escola participante, que deverá levar em conta o currículo escolar do aluno e sua atuação e participação na escola. Além disso, a diretoria deverá realizar concurso de redação sobre temas atuais para os interessados em participar.

Na Câmara, será criada uma comissão representativa do Legislativo para acompanhar os trabalhos da eleição, que irá escolher os presidentes, vice-presidentes e os 1º e 2º secretários das Mesas Diretoras do “Parlamento Jovem” e do “Vereador Mirim”, para um mandato de nove meses – de março a dezembro -, com recesso em julho, vedada a reeleição.

Para que as eleições não sofram interferências externas da política, as resoluções são taxativas: “A campanha deverá se desenvolver internamente, no estabelecimento público de ensino, no período de dez dias anteriores à realização da eleição, priorizando-se o debate e exposição de ideias, sendo expressamente proibida a atuação de partidos políticos, o uso de símbolos, logotipos, siglas e outras formas que possam identificar a influência partidária”.

Os vereadores eleitos pelas escolas tomarão posse mediante compromisso, em sessão solene a ser realizada pela Câmara no prazo de 15 dias após o resultado da eleição. As sessões tanto do Vereador Mirim quanto do Parlamento Jovem serão realizadas bimestralmente no plenário da Câmara Municipal e precisa ter maioria absoluta dos pequenos e jovens vereadores, para deliberações.

“Essa experiência tem dado muito certo em outros municípios brasileiros, em que os alunos se envolvem de tal forma com o parlamento que acabam apresentando propostas que são transformadas em lei municipal. Eu estou muito feliz com essa iniciativa aqui em Parauapebas e em grande expectativa para saber quais resultados veremos em nosso município”, ressalta Rafael Ribeiro.

Reportagem: Hanny Amoras

Após pandemia, “Festival do Cajá” comemora safra de mais de 340 toneladas em Curionópolis

Famoso pela história retumbante do garimpo de Serra Pelada, Curionópolis, município paraense na região Carajás, vem surpreendendo com outro tipo de joia: o Cajá. Na safra atual, que começou em dezembro de 2022, e se estende até este abril, já são 340 toneladas, cuja comercialização para cooperativas rendeu a famílias assentadas da reforma agrária, principais envolvidas na atividade, um lucro de mais de R$ 850 mil.

O fim da safra bem-sucedida foi comemorada, no último sábado (22), com mais um Festival do Cajá, organizado pelo escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). Dado o forte movimento de imigração nordestina, ali o nome amazônico “taperebá” assume o costume de “cajá”.

Prestigiada por um público de mais de mil pessoas, a nona edição do evento realizou-se na Vila Curral Preto, no Rio Sereno, e significou a retomada da tradição, depois de uma pausa forçada de três anos, provocada pela pandemia do coronavírus.

Idealizado desde o lançamento pela Emater, há mais de uma década, o Festival tem parceria com a Associação dos Pequenos e Médios Produtores Rurais do Leandro (Asprul) e recebe apoio da Prefeitura de Curionópolis, da Cooperativa dos Produtores da Região do Carajás (Cooper) e de empresários.

 

Extrativismo

A incidência natural de árvores de taperebá em toda a Curionópolis muda a paisagem dos pastos de pecuária de corte e leiteira, motor socioeconômico local.

Depois de um processo colonizatório de desmatamento e queima de solo, as atenções começaram a se voltar para a preservação ambiental e valorização da flora nativa. “Além do que, o cajazeiro agrega funções vantajosas para a própria bovinocultura, como propiciar sombra para o gado”, explica o chefe do escritório da Emater em Curionópolis, o técnico em agropecuária Raimundo Jorge Lima.

Um único pé de cajá pode frutificar em até 500 quilos por safra, sendo a média 250 quilos. O fruto é tão versátil, in natura a ingrediente de trufa e licor, que compõe inclusive a merenda escolar de Curionópolis e dos vizinhos Canaã dos Carajás e Parauapebas.

Na atualidade, a Emater incentiva com regularidade o trabalho extrativista de mais de 100 famílias de quatro assentamentos federais: Barreiro Cocal, Cachoeira Preta, Ipiranga e Sereno. De acordo com Lima, o ganho é de quase 100%, porque se baseia em mão-de-obra e demanda pouca instrumentação (baldes e sacos).

“Visualizamos também como uma estratégia de segurança alimentar e de ótima renda extra para essas famílias pecuaristas”, diz.

Algumas metas para o desenvolvimento da cadeia produtiva é o acesso a crédito rural e a implantação de um viveiro de mudas, para a expansão das tecnologias de plantio, complementarmente ao extrativismo.

Reportagem: Aline Miranda

Movimenta Pará abre inscrição para oficina gratuita em dois municípios do sudeste do Estado

Se você mora em Marabá ou Parauapebas e sempre desejou transformar uma ideia em uma ação cultural, o projeto Movimenta Pará tem uma boa notícia para você: as inscrições para as oficinas gratuitas de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais, que ocorrerão nos dois municípios, iniciam nesta semana. Para a atividade que será realizada em Parauapebas, artistas, gestores culturais e interessados em projetos culturais poderão se inscrever de 24 de abril a 12 de maio. Em Marabá, o período de inscrição será de 28 de abril a 17 de maio.

A inscrição pode ser feita por meio de formulários disponíveis no Instagram @movimenta.para. Para moradores de Parauapebas, o link https://bit.ly/OficinaParauapebas já está recebendo inscrições. No dia 28 de abril, o perfil irá divulgar o link para inscrições para quem for participar da atividade em Marabá.

O projeto Movimenta Pará, que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem como objetivo fomentar a cultura na região, incentivando a formação de agentes culturais, por meio de uma imersão intensiva em todas as etapas de elaboração de um projeto cultural.

A proposta da oficina é compartilhar com os participantes as etapas de elaboração de projetos, indicando as formas de captação de recursos, administração, gestão e, por fim, apresentação dos resultados. Após as aulas presenciais, os alunos contarão com acompanhamento e tutoria on-line, para tirarem dúvidas e colocarem em prática o conteúdo da formação.

Para participar, não é preciso ter experiência em gestão de projetos culturais nem possuir um projeto finalizado. As aulas serão ministradas pela especialista em elaboração, gestão e consultoria de projetos, Flávia Vianna. Serão oferecidas 20 vagas em cada município. Podem se inscrever pessoas a partir de 18 anos que tenham uma ideia ou o desejo de aprender mais sobre como planejar e executar um projeto cultural.

Além de Parauapebas e Marabá, outros três municípios paraenses serão beneficiados com a oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais nesta edição do Movimenta Pará. São eles: Ourilândia do Norte, Canaã dos Carajás e Belém.

 Quem é a ministrante da oficina?

Flávia Vianna tem mais de 18 anos de experiência na área cultural, tanto no setor público quanto no privado. É graduada em Turismo, possui cursos nas áreas de Planejamento e Gestão Estratégica, Gestão por Resultados e, ainda, Desenvolvimento e Gestão Cultural. Ela é diretora da empresa Vianna Cultura e Turismo, que é especializada na elaboração, gestão e consultoria de projetos para empresas e instituições culturais. 

O que é o projeto?

O projeto Movimenta Pará nasceu a partir de outra iniciativa promovida no Estado: o Movimenta Pebas, que teve duas edições no município de Parauapebas, entre 2020 e 2022. Agora, o projeto amplia sua atuação e oferece capacitações gratuitas e diversas atividades culturais nas cidades de Ourilândia do Norte, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Marabá e Belém.

O Movimenta Pará é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização da Vivas Cultura e Esporte, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

Acompanhe as redes para saber das novidades. Siga o perfil do Instagram @movimenta.para e do Facebook @projetomovimentapara.

Reportagem: Aretha Souza Fernandes

Deixe seu comentário