Pesquisar
Close this search box.

Empresas terceirizadas da Vale reúnem para tratar sobre investimentos sociais

Nesta quarta-feira, 20/12, empresários se reuniram para falar não sobre negócios, mas sobre investimentos sociais. Durante o encontro promovido pela Vale, e que mobilizou empresas fornecedoras da mineradora, eles buscaram trocar experiências e ampliar a sinergia entre as ações de responsabilidade social promovidas no sudeste do Pará. Para auxiliar as empresas na escolha do projeto a ser apoiado, foi implantada também uma plataforma digital, onde associações comunitárias podem cadastrar seus projetos sociais.

Participaram da reunião, empresas dos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Marabá, que aderiram ao programa Partilhar de fomento ao desenvolvimento social por meio do apoio da iniciativa privada. Implantado pela Vale em 2020, o programa incentiva fornecedores a realizarem investimentos para além dos muros da empresa, indo até às comunidades e municípios onde estão contratados.

Segundo Rômulo Lopes, analista de Suprimentos da Vale e responsável pelo programa no Pará, no estado, em três anos, além da geração de empregos e arrecadação, as empresas fornecedoras têm avançado em investir em projetos sociais. “São mais de R$ 17 milhões em investimentos sociais, ao mesmo tempo, gerando mais de 10 mil empregos e mais de R$ 280 milhões em massa salarial na região”, comemora Rômulo.

Paralelo ao programa, a Vale também lançou a plataforma Praça Digital, que funciona como ponto de encontro entre organizações sociais, que podem cadastrar seus projetos, e empresários, que podem avaliar projetos para investimentos voluntários. Nacionalmente, cerca de 140 fornecedores e 300 organizações sociais já se cadastraram, com o total de 177 projetos inseridos.

“As empresas estão cada vez mais demonstrando seu compromisso com a região para além do contrato com a Vale, realizando investimentos sociais em diferentes áreas educação, saúde, cidadania e moradia”. Entre os projetos apoiados estão construção de sedes, apoio a times esportivos, ações de valorização e desenvolvimento de pessoas com deficiência, concessão de reforma ou construção de moradia para os empregados, e principalmente, ações de capacitação profissional.

A reunião foi realizada da sede da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (ACIP). A plataforma Praça Digital fica disponível para cadastro de empresas e projetos sociais no site www.pracadigital.com.br.

Zoobotânico de Carajás promove programação de Natal neste final de semana

Neste final de semana, o BioParque Vale Amazônia convida os visitantes a viver a magia do Natal. No sábado, 23, das 10h às 16h, o espaço terá uma programação especial que vai contar com brincadeiras, sessão de cinema natalino para a criançada em dois horários, às 11h e às 14h, e a grande e mais esperada atração do dia: o Papai Noel.

Para quem ainda não garantiu os presentes de Natal, haverá também exposição e venda de produtos da Associação Filhas da Terra e da Associação de Artesãs Preciosa Amazônia, que trazem aos visitantes opções sustentáveis como biojoias feitas com sementes e fibras naturais. A programação é gratuita e aberta a todos os públicos.

Importante: durante o período de festas do final do ano, o BioParque Vale Amazônia terá recesso. O espaço estará fechado para visitação nos dias 24, 25 e 31/12 e 1/1/2024. Nos outros dias, o Bioparque funcionará normalmente, aberto à visitação, das 10h às 16h. Vale lembrar que a emissão de tickets diários de acesso é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na portaria da Floresta Nacional de Carajás, em Parauapebas.

Sobre o BioParque Vale Amazônia
Instalado dentro da Floresta Nacional de Carajás, uma das maiores áreas de floresta amazônica preservada do sudeste do Pará, o BioParque se consolidou, ao longo dos anos, como um dos principais centros de pesquisa, conservação e educação da biodiversidade do Brasil.

O espaço, que recebe cerca de 150 mil visitantes por ano, ocupa 30 hectares de área, sendo cerca de 70% de floresta nativa, dividido entre 29 recintos, sendo que mais de 80% deles abertos, em formato de ilha, e um plantel com mais de 360 espécies.

O BioParque conta também com um centro de visitantes, sala de exposições, orquidário, formigueiro, entre outros, e um viveiro de imersão com mais de 65 aves de 22 espécies, vivendo soltos e fazendo sobrevoo entre os visitantes.

Comunidade aprova ações de saúde da mineradora Ligga em parceria com a SEMSA

Mais uma vez a mineradora Ligga abriu as portas de sua planta experimental, na zona rural de Parauapebas, para receber moradores das regiões vizinhas. Eles foram convidados para participar da ação de saúde desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas (SEMSA); e contaram com transporte gratuito para se deslocarem até a sede da empresa ao longo de todo o dia de ação.

O evento aconteceu das 8h às 14h e disponibilizou diversos atendimentos médicos e serviços de saúde, tais como aferição de pressão arterial, testes rápidos e testes de glicemia, sífilis, HIV, Hepatite B e C, vacinação, exames preventivos, atendimentos de enfermagem, aconselhamentos, entrega de medicamentos, orientações de escovação e saúde bucal com doação de kits odontológicos e aplicação de flúor, além de recreação para o público infantil.

No total foram realizados 490 atendimentos, com 100% de aprovação dos participantes, todos moradores das comunidades do entorno (Vicinal III e IV, Vicinal Rio Novo, Vila Piabanha, Loteamento Ramos, Acesso 3 Voltas, Chacreamento Vale da Serra e Serra do Cedro); que responderam uma pesquisa de satisfação ao final da ação.

Para muitos, essa foi uma oportunidade única para conseguirem acesso rápido e fácil, a esses serviços de saúde, que normalmente são oferecidos em locais bem distantes da zona rural.

O lavrador Francisco Ribeiro, tem 55 anos e é morador de Palmares Sul. Ele participou e aprovou a ação:

“Somos muito agradecidos à Ligga por essa chance de poder vir aqui fazer tantos testes e consultas, sendo muito bem atendido, de forma rápida, e com transporte para trazer a gente. Só assim para eu conseguir cuidar da saúde. E fiquei mais feliz ao saber que está tudo bem comigo”, disse o lavrador.

Outra que aproveitou para fazer um check-up de saúde foi a dona Maria das Graças, de 64 anos, moradora da Vila Piabanha:

“Eu precisava mesmo saber como estava de saúde, nunca tinha feito isso e aqui com tudo fácil, eu aproveitei para fazer logo um check up geral. É bom fechar o ano sabendo como estou e o que devo fazer para cuidar melhor da saúde. Fiquei muito satisfeita com essa ação e agradeço à Ligga”, disse dona Maria das Graças.

Para a dona Edileuza da Conceição, de 52 anos, a ação foi importante para medir as taxas, pois ela tem doenças crônicas que precisam de monitoramento regular:

“Eu sofro de diabetes e tenho pressão alta, sei que preciso controlar melhor mas nem sempre consigo sair daqui para me consultar. A Ligga me ajudou muito trazendo essa ação. Vou consultar e saber como estão minhas taxas e o que preciso fazer”, relatou.

Enquanto os pais e familiares se consultavam ou faziam exames, a garotada podia fazer recreação com pintura; além de ter aulas sobre escovação dentária, fazer aplicação de flúor e ganhar kits odontológicos.

Os estudantes Isabele Castro (13); Yaslane Tavares de Souza (10); José Henrique (7 anos) e Silvana Beatriz (10) aprenderam como fazer a escovação correta dos dentes, e assim, garantir sua saúde bucal:

“Eu descobri que fazia tudo errado. Antes, eu escovava os dentes só na parte de fora, e aprendi aqui que é muito importante escovar a parte de dentro; e que tem que escovar a língua. Gostei muito de participar e agora vou cuidar melhor dos meus dentes”, afirmou Silvana Beatriz.

Segundo o coordenador de ações especiais Micael Santos, a SEMSA disponibilizou um total de 20 profissionais com 2 médicos para consultas; além de farmácia básica, coleta de exame PCCU, enfermeiras para testes rápidos e atendimentos gerais.

“Essa parceria da SEMSA com a mineradora Ligga é muito importante para aproximar mais os moradores da zona rural das ações de saúde preventiva. São trabalhadores rurais e donas de casa que não tem como ir até a cidade, pois estão ocupados trabalhando, ou têm dificuldade de transporte mesmo. E muitos nem sabem, mas estão desenvolvendo doenças silenciosas que poderiam ser logo tratadas se detectadas. Por isso esse tipo de ação é fundamental”, relatou Micael Santos.

Lívia Cândice, coordenadora de ações sociais da mineradora explicou que essa ação de saúde integra o programa “Ligga Comunidade” que também oferta serviços de cidadania, além desses de saúde.

“A Ligga tem em seu DNA esse cuidado com as comunidades vizinhas, por isso temos programas como o Ligga Comunidade focado em saúde e cidadania, que integra o programa social da empresa. Agradecemos muito às parcerias com as Secretariais Municipais que nos ajudam a viabilizar essas ações, como a SEMSA nesse caso”, declarou Lívia.

O Gerente de Operações da Ligga em Parauapebas, o geólogo Jairo Leal lembrou que essa foi a segunda ação de saúde promovida pela empresa, sempre com muito sucesso:

“Todas as ações sociais que realizamos são fruto de muito diálogo entre a empresa e as comunidades. Primeiro buscamos ouvir e conhecer as comunidades para identificarmos suas necessidades. E saúde é sempre uma prioridade. No último mês de maio desse ano fizemos a primeira ação de saúde e agora essa segunda, ainda maior. É dessa forma que queremos atua, mantendo um relacionamento bem próximo das comunidades vizinhas e contribuindo para melhorar sua qualidade de vida”, completou Jairo Leal.

Secretário de Segurança afirma que chacina em Marabá foi revanche entre facções

O veículo utilizado na chacina no Bairro da Paz já foi identificado, afirma Ualame Machado, secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A reportagem esteve presente em uma coletiva de imprensa no início da tarde desta quinta-feira, 21, que tratou sobre o crime ocorrido na Rua Rio de Janeiro, Bairro da Paz, em Marabá, na noite de quarta-feira (20).

No episódio, quatro jovens entre 17 e 20 anos foram brutalmente assassinados. O secretário também afirmou que o crime tem relação com dois grupos de facções rivais e sua motivação é pautada em uma revanche. Ualame detalha que há poucos dias um grupo atentou contra o outro e a chacina de quarta-feira foi uma vingança contra esse atentado.

“Ambos os grupos são identificados por nós, os envolvidos nesse fato específico também já estão sendo identificados. O veículo utilizado já foi identificado, ele foi roubado em Belém e já foi usado em outros crimes”, revelou.

A polícia também já tem a confirmação de que um dos jovens assassinados tinha passagem pela polícia por crimes diversos e que residia na casa onde a chacina ocorreu.

CÚPULA DE SEGURANÇA

A reunião aconteceu no gabinete do secretário Regional de Governo, João Chamon Neto, e foi formada pela cúpula da Segurança Pública do Pará, no Centro de Convenções. Estiveram presentes, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado; o comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel PM Dilson Júnior; e o delegado-geral da Polícia Civil (PC), Walter Resende.

Juntos, eles formam o mais alto escalão de segurança pública do Estado e vieram ao município para acompanhar de perto o início das investigações sobre a chacina no Bairro da Paz.

Ualame lamentou o ocorrido e destacou que um evento dessa magnitude não é mais corriqueiro nesta região. “Nós estamos aqui para demonstrar que esse fato não é algo normal para nós. Estamos dando toda a prioridade possível para ele”.

Secretário Ualame Machado afirma que o veículo utilizado no crime já foi identificado, tendo sido roubado em Belém e usado em outros crimes

Em sua fala, o secretário de Segurança Pública afirma que a equipe de segurança que veio da capital está focada em elucidar os fatos da melhor forma possível e o quanto antes, independente de quem o cometeu e de quem é a vítima.

Ele foi o único a se manifestar durante a coletiva e na oportunidade também ressaltou que o Governo do Pará está atento para tudo que ocorre em todo o estado.

O secretário João Chamon assevera que o governo segue preocupado em reduzir esses índices de homicídios. “São quedas substanciais, que demonstram a qualificação do nosso sistema de segurança. Evidente que nos últimos meses, ao passo que as forças de segurança começam a fechar o cerco contra o crime organizado, eles passam a se dissolver em outras regiões. Nós todos estamos solidários às famílias que perderam seus filhos, seus entes queridos”, diz Chamon, ressaltando que o Governo do Estado está firme e forte no reforço das investigações.

AJUDA NA INVESTIGAÇÃO

Ualame Machado frisa que uma equipe específica foi enviada da capital, para Marabá, com o intuito de auxiliar os investigadores da região. Uma parte desse efetivo já está em Marabá e outra a caminho.

A Polícia Militar, por sua vez, segue dando apoio na operação, atuando no reforço da segurança. Ualame explica que veículos também estão mobilizados nessa ação e há a importante contribuição de um helicóptero, que atuará nas investigações e policiamento de forma geral.

Reportagem: Ana Mangas, Luciana Araújo, Jeferson Lima e Evangelista Rocha  |  Correio de Carajás

Câmara de Parauapebas realiza sessão extraordinária para apreciar abono natalino do “Gira Renda”

Atendendo a convocação do Poder Executivo, a Câmara Municipal de Parauapebas realiza sessão extraordinária nesta sexta-feira (22), a partir das 17 horas, para apreciar e votar o Projeto de Lei nº 287/2023, que autoriza a concessão de abono natalino aos beneficiários do Programa de Transferência Condicionada de Subsídio Financeiro, denominado “Gira Renda”.

O prefeito Darci Lermen convocou a referida reunião extra por meio do Ofício nº 2202/2023, no qual justifica a urgência de votação da proposição “por tratar-se de assunto de interesse público relevante”. O documento foi recebido nesta quarta-feira (20) e na mesma data o presidente da Casa de Leis, vereador Rafael Ribeiro (MDB), convocou os demais parlamentares para a sessão extraordinária.

Regimento

O Regimento Interno da CMP prevê que, no período de recesso, a Casa de Leis poderá ser extraordinariamente convocada pelo (a) prefeito, presidente do Legislativo e pela maioria dos membros da Câmara.

Em qualquer das hipóteses, a convocação deve estar baseada em urgência ou interesse público relevante e deverá ser realizada, por escrito, com a indicação da matéria a ser apreciada e a relação das proposições que determinaram sua convocação.

Link

Caso não possa comparecer à CMP para acompanhar a votação pessoalmente, assista a transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no Youtube:  https://youtube.com/live/ICg8zGflLL8?feature=share

Você pode acompanhar também através da Rádio Câmara 95.7 FM.

Reportagem: Nayara Cristina

Deixe seu comentário