Pesquisar
Close this search box.

CANAÃ DOS CARAJÁS: Show de abertura do Festival Cidade Junina será com banda Malla 100 Alça

A banda pernambucana de forró Malla 100 Alça será a responsável por realizar o show de abertura oficial da edição 2024 do Festival Canaã Cidade Junina, no próximo dia 15 de junho, sábado, no Espaço de Eventos do Bairro Ouro Preto. O evento terá ainda mais shows nacionais, que serão divulgados em breve.

Criada e formada em Araripina, Pernambuco, no ano de 2006, a banda tem foco no forró romântico e eletrônico, com sucessos como “Vamos Falar de Amor”, “Lágrimas Reais”, “Quem Deve Paga”, “Amo Amar Você”, “Paixão Fatal” e “Dona do Meu Coração”.

A Cidade Junina será aberta ao público no dia 13 de junho, com abertura oficial do evento dois dias depois. Além dos shows, o Festival Canaã Cidade Junina 2024 será palco de competições municipais, intermunicipais e apresentações nacionais, reunindo talentos de todo o país para celebrar a tradição junina em grande estilo.

Com uma arquibancada com capacidade para 4 mil pessoas e um quadrilhódromo de 60×60, o evento vai oferecer conforto, espaço e acessibilidade para todos os espectadores e participantes.

A Cidade Junina terá infraestrutura completa de segurança, com a presença de Bombeiros, equipes de saúde, Polícia Militar, tecnologia e monitoramento, para garantir a tranquilidade e o bem-estar de todos os presentes.

O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Canaã e a Confederação Brasileira de Quadrilhas (CONFEBRAQ) e apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

A banda Furacão do Forró será a responsável por animar o Festival Cidade Junina no dia 22 de junho, sábado. Formada em 2007, a banda destacou-se no nordeste e em todo Brasil com as músicas: “Tá Rolando Um Zum, Zum, Zum”, “Por Amor”, “É Meu Jeito”, “O Cd Arranhou”, “Quem Perde é Vocês”, “O Drama” e muitas outras.

Acusado de matar homem a facadas em Parauapebas é preso quase um ano depois do crime

Investigadores da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas prenderam na última terça-feira (4), o suspeito de ter esfaqueado e matado o jovem Pedro Henrique Moraes de Sousa, em 13 de junho de 2023, na Rodovia Faruk Salmen, nas imediações da delegacia, na Rodovia Municipal Faruk Salmen.

Segundo informações, a vítima teria vindo de Portugal, na Europa, onde morava com a mãe. Ele seria filho de um caminhoneiro e havia chegado recentemente ao município. Pedro Henrique foi morto a golpes de faca nas imediações de um lava a jato.

Na época do crime, uma guarnição da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) chegou a prender um suspeito, no entanto, devido a ausência de provas, este foi liberado após prestar depoimento na unidade policial. Contra o autor do crime, havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Segunda Vara Criminal de Parauapebas.

Reportagem: Márcio Alves  |  Correspondente policial do Portal Pebinha de Açúcar

Acusado por tráfico de entorpecentes, homem vai parar no xilindró em Parauapebas

Homens da Polícia Militar prenderam na última segunda-feira (3), um elemento suspeito do crime de tráfico de entorpecentes em Parauapebas, sudeste paraense.

Segundo informações repassadas ao Portal Pebinha de Açúcar, a prisão aconteceu no Bairro Jardim América, no Complexo VS-10, durante patrulhamento de uma guarnição. Conforme consta no relato, o suspeito, ao avistar a viatura, teria pulado da garupa de uma motocicleta e entrado correndo para dentro de um condomínio.

Os militares realizaram o acompanhamento e durante a ação, encontraram em posse do indivíduo vinte e quatro substâncias de maconha, sessenta e três pedras de crack, além de relógios e dinheiro. Mediante aos fatos, o suspeito foi conduzido e apresentado na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

Reportagem: Márcio Alves  |  Correspondente policial do Portal Pebinha de Açúcar

Cadela pitbull que invadiu escola e atacou aluno é resgatada por ONG

Nesta quarta-feira (5), representantes da Associação dos Protetores de Animais Anjos de Patas foram até a sede do Corpo de Bombeiros de Parauapebas, localizada no Bairro Beira Rio, e fizeram o resgate de uma cadela da raça pitbull, que na manhã da última terça-feira (4), acabou invadindo a quadra de esportes da Escola Municipal Fernando Pessoa, no Bairro dos Minérios, e atacou um aluno, que teve ferimentos e foi encaminhado para atendimento hospitalar.

De acordo com informações repassadas ao Portal Pebinha de Açúcar, no momento do ataque do animal, os alunos estavam na quadra de esportes do estabelecimento educacional participando de aula de educação física. Naquela oportunidade, o professor conseguiu salvar o aluno e amarrar a cadela que foi levada pelos bombeiros para a sede da entidade.

Agora, a cadela ficará aos cuidados da Organização Não Governamental (ONG).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Portal Pebinha de Açúcar (@pebinhadeacucar)

“Velho da Bolsa” e comparsa são presos acusados de matar desafeto a facadas

Policiais da Divisão de Homicídios da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas prenderam uma dupla suspeita de matar um homem identificado como Antônio Carlos dos Santos Sousa. O caso aconteceu na “Capital do Minério” e foi divulgado AQUI no Portal Pebinha de Açúcar.

Segundo informações, o crime foi registrado na noite da última sexta-feira (31), na Rua Lauro Corona, no Bairro da Paz. Na ocasião, Antônio Carlos foi ferido a golpes de faca, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Uma câmera de segurança flagrou o exato momento em que a vítima cai no chão após ser ferida por golpes de arma branca.

A prisão dos suspeitos aconteceu no último sábado (1) e um dos autores estava com um mandado de prisão em aberto pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, furto, tráfico de drogas e roubo.

Reportagem: Márcio Alves  |  Correspondente policial do Portal Pebinha de Açúcar

ELEIÇÕES 2024: Denis deixa a SEMSI e é anunciado como pré-candidato a vice de Rafael Ribeiro

Agora é oficial: Rafael Ribeiro (União Brasil) terá Denis Assunção (PDT) como pré-candidato a vice em sua pré-candidatura para prefeito de Parauapebas. Denis, por sua vez, deixa a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (SEMSI) após quatro anos como secretário titular da pasta, tendo coordenado uma série de ações de segurança e cidadania a frente do órgão executivo.

Denis é natural de Vitorino Freire (MA) e residente de Parauapebas há 12 anos; graduado em História, trabalhou nas redes privada e pública de ensino municipais, tendo destaque como diretor da Escola Municipal João Prudêncio. Em 2017, entrou para a SEMSI como coordenador do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), e em 2020 assumiu a secretaria, comandando uma verdadeira revolução nos serviços prestados.

A SEMSI é responsável por administrar o SAC, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), o Centro de Controle e Operações (CCO), a Guarda Municipal; além de ter celebrado convênios durante a gestão de Denis como secretário com o Núcleo da Polícia Científica do Pará (PCEPA) e a Central de Atendimento e Despacho (CAD).

Exoneração de Denis publicada no Diário Oficial de Parauapebas

DENIS PELA SEGURANÇA E CIDADANIA

O trabalho de Denis Assunção precede seu nome, que certamente não passará despercebido por aqueles que conhecem sua atuação frente a SEMSI. “Quero agradecer a oportunidade de servir aos cidadãos de Parauapebas nestes quatro anos; estou me retirando da secretaria para alçar uma nova caminhada, em que desejo continuar essa prestação ao povo da cidade que adotei como minha”, disse o agora pré-candidato a vice-prefeito de Parauapebas.

A lista de conquistas da segurança sob o comando de Denis é extensa: sob sua tutela, a secretaria melhorou o policiamento da Guarda Municipal, instaurando a Patrulha Maria da Penha e o programa Mais Segurança e Cidadania nas Escolas. Aliada ao monitoramento remoto de vias públicas via CCO, a Guarda teve seus equipamentos renovados, sua equipe especializada através de treinamentos e recebeu uma nova sede, no Cidade Jardim.

O CAD era uma demanda antiga do município, uma vez que as ligações para o 190 e 193 eram encaminhadas para a central de Marabá; a integração entre os órgãos de segurança atuantes em Parauapebas foram prioridade durante a passagem de Denis na SEMSI. Os convênios firmados com o Centro de Perícias e a atuação em conjunto com as Polícias Militar e Civil demonstram essa preocupação.

O Semsi +Ação foi um grande sucesso da gestão, descentralizando a emissão de documentos e ofertando o serviço em pontos afastados das sedes do SAC, inclusive atingindo a zona rural. O SAC Móvel foi outra iniciativa que procurou levar cidadania para os quatro cantos de Parauapebas, que também ganhou outro ponto de atendimento do órgão, na Feira do Produtor.

Na Defesa Civil, o Plano de Contingência (PlanCon) foi um marco ambiental na história de Parauapebas, traçando diretrizes completas para reagir a quaisquer tipos de ocorrências, sejam elas naturais ou antrópicas, e o mapeamento completo das 91 áreas de risco. Também foram implantados os Auxílios Emergencial e Recomeço, para os atingidos pelas intempéries, e a Defesa também ganhou uma nova sede, com novos equipamentos.

No DMTT, além de reforçar as atividades de fiscalização, educação para o trânsito e engenharia, foram realizadas melhorias no espaço físico e aquisição de novos equipamentos, e ainda ações administrativas voltadas para regularizar o departamento de transporte. O aplicativo Mobi Legal desburocratizou a regularização dos motoristas, mototaxistas e cooperativas, que também receberam subsídios da SEMSI e passaram a conceder passagem gratuita para idosos e alunos da rede pública de ensino.

Em geral, o servidor SEMSI foi capacitado para atender melhor a população, com mais de 300 cursos de aprimoramento sendo ofertados pela secretaria, que também concedeu adicionais de insalubridade e periculosidade para agentes de trânsito, da Defesa Civil e Guardas Municipais. “Foram 4 anos marcados pelo zelo, pela dinâmica, pela integração e colaboração”, resumiu assim Denis a sua passagem pela SEMSI.

Reportagem: Assessoria de Comunicação de Denis Assunção

Deixe seu comentário