Pesquisar
Close this search box.

Com o tema ”A magia do Circo”, Rabo de Palha fatura o título do Jeca Tatu 2024

Em apuração das notas dos jurados que aconteceu na noite desta terça-feira (2) nas dependências do Centro de Desenvolvimento Cultural de Parauapebas (CDC), no Bairro Cidade Nova, a Agremiação Junina Rabo de Palha consagrou-se a grande campeã na “Categoria Caipira” da edição 2024 do Festival Junino Jeca Tatu. Esta é a oitava vez que consegue o título de campeã da competição.

Através de uma apresentação que empolgou o grande público que ficou até altas horas da madrugada de segunda-feira (1), a agremiação Rabo de Palha levou para o quadrilhódromo o tema “A magia do Circo”, que contou com vários números sucessos circenses e empolgou jurados e público em geral, ficando em primeiro lugar, com 119,6 pontos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Portal Pebinha de Açúcar (@pebinhadeacucar)

A segunda colocação na “Categoria Caipira” ficou com a junina Cabras da Peste (119 pontos), sendo que o terceiro lugar ficou com a agremiação Flor do Sertão (118 pontos).

Demais resultados

 

Caipira Grupo B (acesso): 

1º Lugar:  Rei do Cangaço 118,4 pontos

2º Lugar: Chapéu de Palha (115,2 pontos)

3º Lugar:  Arrasta Pé (113,9 pontos)

 

Categoria Estilizada:

1º Lugar: Império de São João (407,5 pontos)

2º Lugar: Coração do Sertão (407,4 pontos)

 

Categoria Salão:

1º Lugar: Rosas de Ouro (358,3 pontos)

2º Lugar: Explosão de Cheiro (353,9 pontos)

 

O Festival Junino Jeca Tatu, que está em sua vigésima edição é realizado pela Prefeitura Municipal de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup).

Liajup deixando a desejar

Desde a realização da carroçada que abriu a edição 2024 do Festival Junino Jeca Tatu, até a apuração que define as campeãs do tradicional evento, que membros da Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup) vem deixando e muito a desejar na organização, o que infelizmente acaba perdendo um pouco o brilho do Jeca Tatu, como em confusões na divulgação das notas e nos horários de apresentações do festival, por exemplo.

Alegando não aceitar a visita de Bolsonaro, MST interdita PA-160 em Canaã dos Carajás

Na manhã desta terça-feira (2), membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ocuparam um trecho da PA-160, que fica localizado na entrada do município de Canaã dos Carajás, sudeste paraense.

Em um vídeo obtido pela equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar, Vancivagner, dirigente estadual do MST, afirmou que o movimento está reivindicando na interdição da PA-160 três pautas. “A primeira é que não aceitamos a vinda do ex-presidente Bolsonaro em nosso município, e a outra é que não aceitamos o ex-prefeito Jeová, pré-candidato a prefeito no governo. A terceira é que a prefeita atenda as necessidades no município, sendo que moramos nessa cidade e vamos ser assentados aqui, então precisamos do respeito do poder municipal e funcionários da prefeitura para fazer o cadastramento das famílias no INCRA”, disse.

Confira abaixo a declaração feita pelo dirigente estadual do MST

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Portal Pebinha de Açúcar (@pebinhadeacucar)

Após horas de bloqueio e princípios de confusões entre os manifestantes do MST e motoristas que queriam transitar pela via, a PA-160 foi desobstruída e segue com seu fluxo normal.

Vale ressaltar que os bloqueios em rodovias como a PA-160, por exemplo, ferem o direito constitucional de ir e vir, prejudicando a sociedade em inúmeros aspectos e oferecendo riscos, por exemplo, a pessoas que dependem das rodovias para acesso a serviços de saúde e educação, a quem precisa destas vias para acessar seus locais de trabalho, além de incontáveis prejuízos à economia do Estado e municípios, que podem comprometer o seu desenvolvimento socioeconômico.

PARAUAPEBAS: Com críticas aos governos federal, estadual e municipal, Bolsonaro lança pré-candidatura de Dr. Felipe

Antes mesmo das 8h00 da manhã desta terça-feira (2), apoiadores do ex-presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro (PL) já começaram a se concentrar em uma área que fica localizada ao lado da Havan, nas proximidades das PA’s 275 e 160, em Parauapebas, sudeste paraense.

Acompanhado de sua esposa, Michelle Bolsonaro, dos deputados federais pelo PL-PA Eder Mauro e Delegado Caveira, além de outras autoridades estaduais e municipais, foi realizado o lançamento oficial da pré-candidatura do médico cardiologista Dr. Felipe, que colocou seu nome para concorrer a cadeira principal do executivo da “Capital do Minério”.

Apesar do o sol forte, que fez com que a sensação térmica beirasse na casa dos 40 graus e as as mais de três horas de atraso, um bom público ocupou uma área do local reservado para o evento político e acompanhou os pronunciamentos das autoridades e pré-candidatos a vereador e prefeito do PL de Parauapebas.

Ao fazer o uso do microfone, Michelle Bolsonaro fez um discurso rápido e disse que Dr. Felipe é o candidato “ungido” por ela e seu esposo Bolsonaro. Na oportunidade, a ex-primeira dama do Brasil comentou sobre apoiadores de Aurélio Goiano, pré-candidato a prefeito do Avante que estavam no evento do PL: “Não façam isso, é para estar aqui apenas que está apoiando ele”, relatou Michele, sinalizando para Dr. Felipe.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Portal Pebinha de Açúcar (@pebinhadeacucar)

O momento mais esperado do evento foi o pronunciamento de Bolsonaro, que não economizou críticas aos governos federal, estadual e municipal e enfatizou a importância do PL fazer o maior número de prefeitos possível em todo o Brasil, enfatizando seu apoio ao pré-candidato à prefeito de Parauapebas, Dr. Felipe.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Portal Pebinha de Açúcar (@pebinhadeacucar)

A equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar esteve acompanhando todo o evento, confira os vídeos abaixo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Portal Pebinha de Açúcar (@pebinhadeacucar)

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Portal Pebinha de Açúcar (@pebinhadeacucar)

PARAUAPEBAS: Bairros Rio Verde, Cidade Jardim e União lideram em eleitorado

Com o fechamento do cadastro eleitoral no dia 8 de maio, e feito processamento dos dados por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Parauapebas se configura como o quarto maior colégio eleitoral do estado, atrás apenas de Belém, Ananindeua e Santarém.

O município atingiu 200.693* eleitores aptos, o que cria a possibilidade de segundo turno nas eleições municipais de outubro, caso nenhum candidato alcance mais da metade dos votos válidos no primeiro turno.
O quantitativo de eleitores atualmente é 23,4% maior do que nas eleições de 2020.

Em termos de distribuição do eleitorado de Parauapebas por bairro, a base de dados do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA) aponta que o maior quantitativo está no Rio Verde, com 21.386 eleitores aptos, o que corresponde a 10,7% do total do município.

O segundo maior colégio eleitoral, com 18.701 eleitores, é o Bairro Cidade Jardim. Tal efetivo representa 9,3% do eleitorado municipal. Para fechar os três primeiros, o Bairro União possui 7,6% do eleitorado local, ou 15.338 eleitores.

Já um recorte por local de votação, o quadro a seguir, com dados de 30/junho do TRE/PA, aponta os três locais com maiores quantitativos de eleitores aptos a votar:

 

LOCAL DE VOTAÇÃOBAIRROELEITORADO APTO
EMEF TEREZINHA DE JESUSCidade Jardim7.376
EM CECÍLIA MEIRELESUnião6.955
EE GEN EUCLIDES FIGUEIREDOCidade Nova6.809

 

Um ponto importante sobre o recorte por bairro: a chamada “Lei dos Bairros” (Lei nº 4.879, de 16 de junho de 2020) estabelece que são 42 bairros na área urbana de Parauapebas. O TRE/PA não incorporou tal divisão em sua base atual de dados, que é formada, para Parauapebas, de 28 bairros, já incluindo a zona rural.

(*) Os dados são de 30/junho. Pode ocorrer alguma variação pequena nesse quantitativo no mês de julho, mas sem risco de alterar o quadro de possibilidade de segundo turno.

Reportagem: Wesley Oliveira | Economista, mestre em Economia. Consultor e analista de dados

Deixe seu comentário