Pesquisar
Close this search box.

Equatorial Pará oferta 150 vagas para curso gratuito de eletricista

Em parceria com o Senai, a Escola de Eletricistas vai oferecer 50 vagas para formar profissionais que visam atuar no setor de distribuição de energia elétrica em Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.

A Equatorial Pará abriu inscrições para a edição 2024 do programa Escola de Eletricistas, que oferece formação gratuita para quem deseja atuar no setor de distribuição de energia elétrica. Ao todo, são 150 vagas abertas na região sul e sudeste do estado, divididas em turmas em Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás, para os cursos que serão ministrados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai). O edital já está disponível no site escoladeeletricistaseqtl.com.br juntamente com as inscrições que seguem abertas até o dia 15 de julho.

A formação é direcionada para homens e mulheres maiores de 18 anos, que possuam diploma de conclusão de ensino médio e carteira nacional de habilitação (CNH) categoria B definitiva, dentro do prazo de validade. Em cada uma das três cidades serão disponibilizadas 50 vagas por turma, sem vínculo empregatício, a partir da aprovação em todas as etapas do processo seletivo.

De acordo com Márcio Caires, presidente da Equatorial Pará, o mercado de trabalho no setor elétrico está aquecido e a Escola de Eletricistas é uma oportunidade para quem deseja entrar na área. Ele destaca, também, que o curso é um projeto que transforma a vida dos alunos e que nesta edição novos municípios paraenses receberão a iniciativa.

“A Escola de Eletricistas é um sucesso. Desde 2022, já formamos diversas turmas. E, desta vez, estaremos em Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás. É uma excelente oportunidade para quem procura qualificação profissional. É um projeto que impacta positivamente quem participa porque, além do ensino, o curso também oportuniza e potencializa a empregabilidade”, afirma Márcio Caires.

A qualificação possui carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112 horas de curso comportamental, que visa apoiar o aluno no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e estruturação do Projeto de Vida. A duração aproximada do programa é de quatro meses e, durante esse período, será ofertada uma ajuda de custo mensal para auxiliar o aluno na conclusão da formação.

O processo seletivo será realizado em etapas, sendo todas de caráter eliminatório e/ou classificatório. A divulgação da lista de candidatos aptos para a realização da prova objetiva, tendo como critério o atendimento aos requisitos estabelecidos no Edital, será divulgada no site escoladeeletricistaseqtl.com.br de acordo com o cronograma previsto no Edital de cada município.

Resultados

Desde o início do projeto, em 2022, a Escola de Eletricistas já formou 1.134 novos profissionais para a atuação no setor elétrico, nos estados de concessão do Grupo Equatorial. Destes, 317 são mulheres, entre elas Jorgiane Souza, eletricista formada na primeira turma do curso em 2022, no Pará, e que hoje está no mercado de trabalho.

“Estou há 1 ano e 5 meses empregada como eletricista em uma empresa parceira da Equatorial Pará. Eu tive uma grande mudança de vida, pois, através do curso, consegui ter a oportunidade de me qualificar profissionalmente e ingressar nessa carreira que tenho muito orgulho. Tenho certeza que a Escola de Eletricistas vai transformar a vida de muitas pessoas, assim como transformou a minha”, comenta Jorgiane.

Sustentabilidade

A Escola de Eletricistas é um programa que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o 4 que visa promover educação de qualidade, mas também atende aos Objetivos 1 (erradicação da pobreza), 5 (igualdade de gênero), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 10 (redução das desigualdades), até 2030.

Todos esses compromissos reforçam o objetivo maior do Grupo Equatorial em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e um futuro cada vez melhor.

Suspeito de comandar chacina ocorrida em Jacundá é morto pela polícia em Parauapebas

Duas pessoas envolvidas nos homicídios ocorridos no município de Jacundá foram identificadas e localizadas durante as ações da força-tarefa integrada pelas Polícias Civil e Militar. Um deles, identificado como Mikael Alves dos Santos, conhecido como Bruxo”, o principal responsável e líder de uma organização criminosa na região, foi localizado no município de Parauapebas, morto durante troca de tiros com a polícia nesta quinta-feira (11). Outro membro do grupo criminoso foi preso na noite da quarta-feira (10), em Jacundá.

Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, as ações demonstram, mais uma vez, o trabalho efetivo das forças de segurança, que desde o ocorrido no último domingo, montou uma força-tarefa na cidade com tropas especializadas das Polícias militar e civil para esclarecer os fatos e dar uma resposta muito rápida à sociedade.

“Com as ações, ainda na segunda-feira, aprendemos quase 5KG de drogas, mais de 200 munições e prendemos outra em flagrante. Já ontem, quarta-feira (10), mais uma pessoa foi presa, essa tendo envolvimento em um homicídio que ocorreu no dia 3, sendo também faccionado. Seguindo nas ações, nessa quinta-feira, foi dado cumprimento de um mandado de prisão em Parauapebas da maior liderança criminosa da região de Jacundá, que reagiu contra a equipe e morreu em confronto com a polícia. Portanto, essas buscas e cumprimentos de mandados são importantes para a desarticulação desses grupos criminosos”, explicou Ualame Machado.

“É importante ressaltar que, desde o início do mês, nossas equipes locais vinham realizando prisões de lideranças criminosas e apreensões de drogas no município. Diante desses fatos, observamos um conflito interno em determinado grupo na busca pela liderança, e também conflitos entre organizações pelo espaço para o tráfico na região, que ocasionado as últimas práticas criminosas, que estamos empenhados para combater e mostrar a força do Estado é quem governa e garante a paz social da população”, afirmou Ualame Machado.

Cumprimentos de mandados judiciais 

As ações integradas pela PC e PM para o cumprimento das ordens judiciais, ocorreram imediatamente após a expedição dos mandados prisão, visto que o trabalho investigativo possibilitou a identificação e localização de dois faccionados.

O primeiro mandado foi cumprido no Bairro Central, município de Jacundá, na última quarta-feira (10), contra um membro de um grupo criminoso, responsável pelo homicídio de um líder de uma organização criminosa ocorrido em Jacundá no dia três de julho. Na ação, também foi apreendido um aparelho celular que estava em posse do investigado, que será periciado e contribuirá para as investigações.

Seguindo as diligências, na tarde desta quinta-feira (11), no Bairro Nova Carajás, em Parauapebas, equipes policiais deram cumprimento ao segundo mandado de prisão preventiva pelo crime de tráfico de drogas contra um homem, identificado como a principal liderança de um grupo criminoso da região. Durante a ação, o faccionado que também tinha envolvimento com as últimas ações criminosas, reagiu contra a equipe policial e no confronto veio a óbito.

Investigações – O trabalho investigativo, e as ações integradas, tiveram início imediato após os homicídios ocorridos no dia 7 de julho. Diante dos fatos, o Estado, por meio do Sistema Estadual de Segurança Pública, montou uma força-tarefa com 30 agentes que atuam nas unidades especializadas das Polícias Militar e Civil, para fortalecer o efetivo local, auxiliar nas investigações e apurar, com maior celeridade, os crimes que resultaram na morte de quatro pessoas; sendo três homens e uma mulher, e deixaram outras três pessoas feridas.

“As ações continuam para que possamos responsabilizar todos os envolvidos nas ações criminosas em Jacundá. Sabemos que é uma briga entre grupos criminosos na tentativa de ganhar espaço e fomentar o tráfico de drogas, mas estamos aqui para afirmar que o Estado segue fortalecendo as ações em combate a essas práticas e que vamos localizar os executores dos homicídios até os mais altos responsáveis pelos fatos, que são mandantes. Portanto, a força-tarefa continua empenhada com equipes locais e cerca de 30 policiais em reforço para que possamos dar uma resposta precisa, cirúrgica e muito rápida à sociedade”, enfatizou o titular da Segup.

Integração – Às ações de segurança seguem reforçadas para o esclarecimento de todos os fatos por equipes das Polícias Militar e Civil local, além das especializadas das Delegacias de Homicídios de Tucuruí e Marabá, Núcleo de Apoio à Investigação de Tucuruí, Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais e Batalhão de Missões Especiais.

A pedido da Justiça, Polícia Civil de Parauapebas manda homem acusado de estupro para a cadeia

Um homem identificado nesta matéria pelas iniciais K.C.B, de 23 anos de idade, foi preso por uma equipe da Polícia Civil de Parauapebas nesta semana.

Segundo informações, contra o elemento havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Criminal de Parauapebas, através da juíza Adriana Karla Diniz Gomes da Costa. Contra K.C pesam os crimes de estupro e descumprimento de medida protetiva da Lei Maria da Penha.

O suspeito foi conduzido e apresentado na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas para os procedimentos cabíveis e posteriormente encaminhado ao Sistema Penitenciário, onde ficará custeado.

Reportagem: Márcio Alves  |  Correspondente policial do Portal Pebinha de Açúcar

Estado reforça apoio a clubes paraenses no Campeonato Brasileiro

A quarta-feira, 10, foi diferente para Remo e Paysandu, que mais uma vez, se encontraram no Mangueirão. Mas, desta vez, o encontro entre os rivais não foi para uma partida de futebol e ambos saíram com boas notícias. Isso porque, na sala de imprensa do estádio, o governador, Helder Barbalho, reafirmou o apoio igualitário aos dois gigantes do futebol paraense.

“Houve um questionamento do valor do Paysandu e do Remo. Nós sempre praticamos a igualdade, ou seja, o valor que vai para o Remo, também vai para o Paysandu. Este é um importante apoio que o Governo do Estado dá aos clubes. Lembrando que em 2023, foi R$ 1,5 milhão. Já para este ano, estamos aumentando o valor, passando para R$ 2 milhões, tanto para Remo quanto para Paysandu e, mais R$ 300 mil para Águia e Cametá”, afirmou o governador.

Desde 2009, o Banpará é o patrocinador oficial do campeonato estadual e, em 2021, reforçou o apoio aos clubes paraenses que disputam o Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, 10, o Governo do Estado e representantes dos times oficializaram a parceria. A vice-governadora Hana Ghassan deu outra boa notícia.

“Nós paraenses, temos paixão pelo futebol, que além de uma cultura, é um grande gerador de emprego, mão de obra e estimula o turismo em nosso Estado. É um investimento nos clubes e no Pará. Esse patrocínio será pago em parcela única semana que vem. Portanto, é dinheiro na conta dos clubes”, destaca Hana Ghassan.

O Banpará tem sido estrutura fundamental no aumento do apoio ao esporte, que é uma grande ferramenta de integração e desenvolvimento social. Desde o início da gestão, 60 agências foram inauguradas e em breve, todos os municípios paraenses terão uma agência do banco do Estado.

“O Banpará é um banco que dá lucro, não gera despesa ao Estado. Este lucro fica para que a gente use em favor do povo do Pará. O papel social do banco, conjuga a visibilidade que os clubes dão para que a instituição financeira possa ter a boa imagem de estar atrelada aos clubes” destaca, o chefe do Executivo estadual.

A presidente do Banpará, Ruth Méllo, reforçou o importante papel que o Banpará desenvolve no Estado. “Todo mundo acha o Banpará é apenas uma instituição financeira e que não tem um lado social. Temos! Bastante. É uma grande satisfação observar que os clubes paraenses nos dão alegria. Isso é lazer, esporte, cultura e acima de tudo, sabemos competir com dignidade. Quero parabenizar a todos os clubes”.

Campeonato Brasileiro – Remo e Paysandu ainda seguem o calendário nas séries “B” e “C” durante o segundo semestre. Já o Águia e Cametá, estão em situação difícil na série “D”.

O governador destacou a importância de apoiar os clubes neste momento tão importantes para o cenário esportivo.

“São dois clubes que continuarão representando o nosso Estado e sem ajuda financeira, enfrentando um momento que, antes do mês de agosto, já não mais tem oportunidade de renda, de receita por conta de não estarem mais com perspectiva de disputar novos campeonatos, correm um sério risco. E isso, de não ter renda, é um problema sério no calendário do futebol nacional. Talvez alguém possa dizer: ‘mas estamos agora patrocinando o Águia que acabou de ser desclassificado?’. Sim! Agora que é a hora de ajudar o Águia, pois, não vai ter receita. E essa ajuda é para que o time não seja desmontado. Um elenco que mostrou qualidade, que nos representou muito bem na Copa do Brasil e fez bonito no Campeonato Paraense do ano passado”, reforça, Helder.

Outros investimentos – Em 2020 o Governo do Estado, por meio do Banpará, comprou o direito de dar nome (Naming Rights) aos estádios do Paysandu e Remo, que passaram a ser chamados de Estádio Banpará Curuzu e Estádio Banpará Baenão, respectivamente. A parceria, que rendeu R$ 1,5 milhão a cada clube, foi um apoio estratégico durante a pandemia de covid-19.

Este ano, o Estado consolidou ainda mais o patrocínio ao Campeonato Paraense, chegando a um investimento próximo aos R$ 10 milhões durante a competição. O palco da grande final foi o Mangueirão, que este ano completou um ano de entrega após a reconstrução.

Partage Shopping Parauapebas oferece diversão e lazer para as férias de julho

Parauapebas, julho de 2024 – O Partage Parauapebas é o lugar perfeito para quem procura diversão e entretenimento neste mês de férias. Com uma programação diversificada e atrações para todas as idades, o shopping se destaca como um ponto de encontro ideal para as famílias.

Uma das grandes atrações desta temporada é a exibição do tão aguardado filme “Divertidamente 2”, que tem conquistado o público com suas emocionantes aventuras.

Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de assistir, a tela do cinema do Partage Shopping proporciona uma imersão completa nas histórias dos adoráveis personagens.

Os entusiastas de animação têm outro motivo para comemorar: o lançamento “Meu Malvado Favorito 4”, prometendo encantar tanto crianças quanto adultos com suas divertidas peripécias.

Após desfrutar de um bom filme, os visitantes podem explorar a praça de alimentação do shopping, que oferece uma ampla seleção de lanches e refeições para todos os paladares. Seja para um lanche rápido ou uma refeição completa, a praça de alimentação do Partage Shopping garante uma experiência gastronômica deliciosa e diversificada.

Para aqueles que desejam aproveitar as férias para cuidar da saúde, o Partage Parauapebas inaugurou recentemente a Bony FIT, uma academia moderna e bem equipada pronta para ajudar o público a manter a forma e o bem-estar.

E para os apreciadores da boa gastronomia, não perca o maior festival gastronômico do Brasil, o Torrsemofest, que acontecerá na Arena Partage de 11 a 14 de julho, das 12h às 22h. Aberto ao público, o evento reunirá chefs renomados apresentando suas mais saborosas criações culinárias, proporcionando uma experiência imperdível para todos os visitantes.

Aproveite as férias no Partage Parauapebas e descubra tudo o que o shopping tem a oferecer neste período especial. Para mais informações sobre horários de exibições de filmes e eventos, visite o site (https://www.partageparauapebas.com.br/) ou acompanhe as redes sociais.

Vale, Komatsu e Cummins anunciam colaboração para desenvolver caminhões bicombustíveis movidos a etanol e diesel

Vale e Komatsu assinaram um acordo pioneiro para desenvolver e testar, em parceria com a Cummins, caminhões fora de estrada bicombustíveis, movidos a uma mistura de etanol e diesel. Serão os primeiros caminhões desse porte no mundo – com capacidade entre 230 e 290 toneladas – a rodar com etanol no tanque, num investimento conjunto em pesquisa e desenvolvimento que demonstra o compromisso das três empresas com o avanço da sustentabilidade na indústria de mineração.

Essa colaboração dá início ao Programa Dual Fuel, que deverá contribuir para a Vale atingir suas metas de reduzir as emissões de carbono de escopos 1 e 2 (diretas e indiretas) em 33% até 2030 e zerar suas emissões líquidas até 2050.

O programa é um reconhecimento à necessidade de se reduzir as emissões de carbono nas operações de mineração. Consiste na conversão dos atuais motores a diesel de caminhões fora de estrada para uma mistura de etanol e diesel, tornando-os mais sustentáveis. Os caminhões adaptados utilizarão até 70% de etanol na mistura e a redução nas emissões diretas de CO2 será de até 70% em relação aos veículos movidos a diesel.

“Retirar de nossas operações de mina um combustível fóssil como o diesel é fundamental para atingirmos nossas metas de descarbonização”, afirma José Baltazar, diretor de Engenharia para Operações de Mina e Usina da Vale. “A aplicação da solução na frota existente, sem a necessidade de aquisição imediata de novos caminhões, é um excelente caminho para avançarmos com o processo de descarbonização, mantendo também nosso foco em confiabilidade e eficiência produtiva”.

“Estamos constantemente desenvolvendo e testando soluções para atingir nossas metas de redução de carbono até 2030”, afirma Benjamin Stear, diretor de Engenharia, Desenho e Tecnologia de Produtos da Komatsu. “Esta parceria contribuirá muito para alcançarmos nossos objetivos coletivos. Estamos ansiosos por estabelecer parcerias com nossos clientes através do processo de gestão da mudança para os bicombustíveis, enquanto mantemos as operações produtivas para atingir nossos objetivos de redução de emissões.”

Ao longo dos próximos dois anos, o projeto prevê o desenvolvimento, testes e implantação dos motores movidos a etanol e diesel, fabricados pela Cummins. Luke Mosier, gerente de Planejamento e Estratégia de Produtos de Mineração da Cummins, destaca: “Komatsu e Vale são duas organizações que compartilham o compromisso da Cummins com a inovação e a aceleração da redução da pegada de carbono. Será fantástico contribuir com a nossa experiência em motores de combustão interna para este projeto, que testemunhará mais avanços na tecnologia pronta para o futuro”.

As emissões de diesel das operações de mina respondem por 15% das emissões diretas de CO2 da Vale. Entre os equipamentos de mina, o caminhão fora de estrada é o maior consumidor de diesel e, portanto, o maior emissor. A opção pelo etanol se justifica por já ser um combustível adotado em larga escala no Brasil, com uma rede estabelecida de fornecimento.

“Temos de aproveitar a vantagem competitiva do Brasil em biocombustíveis, já que somos um dos maiores produtores mundiais de etanol”, afirma Ludmila Nascimento, diretora de Energia e Descarbonização da Vale. “Com essa parceria, podemos reduzir nossas emissões diretas para 2030 com uma solução competitiva, além de também contribuir para fortalecer essa indústria de baixa emissão no Brasil”.

Descarbonização na Vale

Em 2020, a Vale anunciou investimento entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões para reduzir suas emissões diretas e indiretas (escopos 1 e 2) em 33% até 2030. É mais um passo para atingir o objetivo de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050, em linha com a ambição do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global abaixo de 2ºC até o fim do século. A empresa também assumiu o compromisso de reduzir em 15% suas emissões líquidas de sua cadeia de valor (escopo) 3 até 2035.

Sobre a Komatsu

A Komatsu desenvolve e fornece tecnologias, equipamentos e serviços para os mercados de construção, mineração, empilhadeiras, industrial e florestal. Durante mais de um século, a empresa vem criando valor para os seus clientes através da inovação manufatureira e tecnológica, estabelecendo parcerias para potencializar um futuro sustentável em que as pessoas, as empresas e o planeta prosperem em conjunto. Indústrias de primeira linha em todo o mundo utilizam as soluções da Komatsu para desenvolver infraestrutura moderna, extrair minerais fundamentais, gerir florestas e criar produtos de consumo. As redes globais de serviços e distribuidores da empresa apoiam as operações dos clientes para ajudar a aumentar a segurança e promover a produtividade, enquanto trabalham para otimizar o desempenho. Saiba mais em www.komatsu.com.

Sobre a Cummins

A Cummins Inc., líder global em soluções de energia, é composta por cinco segmentos de negócios – Componentes, Motores, Distribuição, Sistemas de Energia e Accelera by Cummins – apoiados por nossa manufatura global e extensa rede de serviços e suporte, força de trabalho qualificada e vasta experiência tecnológica. A Cummins está empenhada na sua estratégia Destination Zero – o compromisso da empresa com a sustentabilidade e em ajudar os seus clientes a navegar com sucesso na transição energética com o seu vasto portfólio de produtos. A Cummins tem aproximadamente 75.500 funcionários e lucrou cerca de US$ 735 milhões em vendas de US$ 34,1 bilhões em 2023. Veja como a Cummins está impulsionando um mundo mais próspero em https://www.cummins.com/.

Segunda pesquisa do Instituto Gauss mostra ampla liderança de Aurélio Goiano rumo à Prefeitura de Parauapebas

Este é o segundo levantamento oficial deste período do Instituto Gauss

Na segunda rodada de pesquisa do Instituto Gauss sobre as eleições municipais em Parauapebas, o pré-candidato Aurélio Goiano mantém ampla liderança e favoritismo, agora com 60% das intenções de voto, no levantamento feito entre 5 a 6 de julho. Em relação à pesquisa anterior, entre 11 e 12 de junho, ele caiu 0,03%, porém o seu principal adversário, Rafael Ribeiro, aparece agora com 14,10%, tendo caído 1,8%. O levantamento está registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral com o nº PA-03662/2024.

Na terceira colocação, aparece Dr. Felipe(8,3%), seguido por e Hipólito (2,9%) e Keniston Braga (2,70%). O percentual de voto em branco ou nulo ficou em 0,50%, enquanto 1,50% disseram não votar em nenhum dos nomes apresentados. Já 10% das pessoas abordadas não sabe ou não quis opinar.

Este é o segundo levantamento oficial deste período do Instituto Qualiquanti Gauss em relação à intenção de votos para prefeito de Parauapebas, desta vez contratado pela Radiodifusão Carajás. O grau de confiança de 95% para os resultados gerais, com margem de erro de 4,0 pontos percentuaispara mais ou para menos.

A nova pesquisa foi realizada após a passagem de Jair Bolsonaro pela cidade, fator que muitos imaginavam que teria impacto no panorama político.

Parauapebas é um dos mais importantes municípios da região, e conta com 267.836habitantes e acaba de alcançar 200.812 eleitores, segundo o TSE.

Aurélio Goiano é comunicador, com longa história no rádio e na TV e é atual vereador na Câmara Municipal de Parauapebas, estando filiado ao Avante. Rafael Ribeiro, que terá apoio do atual prefeito, também é vereador e atual presidente do Poder Legislativo.

ESPONTÂNEA

A pesquisa, que teve uma amostra de 1000pessoas, também foi realizada na modalidade espontânea (quando não são apresentados os nomes dos possíveis candidatos).

Também neste formato, Aurélio Goiano lidera com ampla vantagem, figurando com43% das intenções de voto. A lista segue com Rafael Ribeiro com apenas 10,4%, Dr. Felipe (4,8%), Keniston (0,9%) e Hipólito (0,8). Foram citados, ainda, outros nomes relacionados à política, mas que não têm se colocado como pré-candidatos nestas eleições, como Branco da White (0,2%) e Graziely (0,1%). Outros 39,8% não souberam ou não opinaram. 

Deixe seu comentário