Pesquisar
Close this search box.

“Estou aberto ao diálogo com o deputado Keniston Braga”, diz Rafael Ribeiro

Em entrevista cedida ao apresentador Jarbas Lemos, do Podcast Pebas na TV, na noite desta quinta-feira (25), o pré-candidato a prefeito pelo União Brasil, atual vereador e presidente da Câmara de Parauapebas, Rafael Ribeiro, comentou sobre uma possível união entre ele e o deputado federal Keniston Braga (MDB).

“Eu sempre prezei pelo diálogo e estou aberto. O deputado tem sua importância, tem muito a contribuir com nosso município e região. Como prefeito, precisarei do deputado estadual, federal e estou aberto ao diálogo, não somente com ele, mas com todos os partidos políticos. Estou aberto ao diálogo com o deputado Keniston e com qualquer eleitor e qualquer cidadão do município de Parauapebas”, relatou Rafael Ribeiro.

Deputado Federal Keniston Braga

Vale ressaltar que o deputado federal Keniston Braga é o atual presidente municipal do MDB, ex-partido de Rafael Ribeiro. Braga também colocou seu nome como pré-candidato a prefeito de Parauapebas e nesta semana, rumores não oficiais começaram a circular pelas redes sociais dando conta que ele havia desistido de sua pré-candidatura, e com isso, os analistas políticos davam conta que Keniston poderia apoiar a pré-candidatura de Rafael.

A entrevista completa de Rafael Ribeiro ao Podcast Pebas na TV pode ser conferida abaixo na íntegra:

ELEIÇÕES 2024: Pesquisa DOXA mostra Iara Braga na liderança em Eldorado do Carajás

A DOXA realizou sua primeira pesquisa eleitoral registrada no T.R.E para o município de Eldorado do Carajás, região sudeste paraense. A atual prefeita, Iara Braga, que vai defender seu mandato e é pré-candidata a prefeita, aparece com 46,0% de intenções de voto. Depois, em segundo lugar, vem Wagner Machado com 22,0%. Dr. Jackson vem com 6,6%. Antonio Augusto, 1,6% e Dr. Erlison, 1,5% e Clebinho, 0,3%. A pesquisa também avaliou os governos de Iara Braga, Helder Barbalho e do presidente Lula.

A pesquisa foi realizada no período de 19 a 21 de julho de 2024 em todos os bairros de Eldorado do Carajás e comunidades da zona rural com uma amostra de 394 entrevistas. A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-06767/2024.

A margem de erro é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos dos resultados encontrados na pesquisa.

ESPONTÂNEA: 52,3% NÃO SABEM, AINDA, EM QUEM VOTAR

A pesquisa testou alguns nomes de políticos que ensaiam ser candidatos a prefeito de Eldorado do Carajás. Na questão espontânea, a pesquisa mostra Iara Braga a frente com 30,2% de intenções de voto. O segundo colocado é Wagner Machado, que aparece com 14,4%. Dr. Jackson obteve 2,6%; Dr. Erlison, 0,3% e Antonio Agusto, 0,2%.

ESTIMULADA: IARA BRAGA FICA EM PRIMEIRO LUGAR NA ESTIMULADA

Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de Eldorado do Carajás, os votos flutuantes caem significativamente, ficando em 22,0%. Na disputa eleitoral, a atual prefeita, Iara Braga, aparece em primeiro lugar com 46,0%; Em segundo vem Wagner Machado com 22,0%. Dr. Jackson está com 6,6%. Antonio Augusto vem com 1,6%; Dr. Erlison aparece com 1,5% e Clebinho, 0,3%.

EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE ELDORADO DOS CARAJÁS

Quando se trata de rejeição, a prefeita, Iara Braga, vem com 13,8% de rejeição. Wagner Machado aparece rejeitado com 13,7%. Doutor Jackson é rejeitado por 3,9%; Antonio Augusto, 2,6%; Clebinho, 2,0% e Dr. Erlison, 1,0%. 32,0% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos; e 31,0% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO IARA BRAGA

Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de Iara Braga governar, Doxa aferiu que 60,3% aprovam seu governo; enquanto sua desaprovação chega a 23,9%. Outros 15,7% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 65,9% dos eleitores de Eldorado do Carajás estão aprovando o governo de Helder; enquanto 14,1% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 52,5% dos eleitores de Eldorado dos Carajás. A sua desaprovação é de 40,7%.

 
 

HELDER

LULA

APROVA

65,9 %

52,5%

DESAPROVA

14,1 %

40,7%

NS SR

20,0 %

6,9%

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº  PA-06767/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010 

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em ELDORADO DOS CARAJÁS-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 394 entrevistas

Período: 19 a 21 de julho de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

Fonte: Instituto Doxa

Indígenas voltam a interditar Estrada de Ferro Carajás e circulação do trem de passageiros continua suspensa

A Estrada de Ferro Carajás (EFC) foi novamente interditada hoje, 25, por indígenas integrantes de três aldeias da Comunidade Gavião Parkatejê, da Terra Indígena Mãe Maria, em Bom Jesus do Tocantins (PA). Ontem, quarta-feira, a ferrovia já havia sido bloqueada por um período pelo grupo de indígenas no mesmo trecho. Este bloqueio está impedindo a circulação diária de 1.800 pessoas que utilizam o Trem de Passageiros na alta temporada e, também, a movimentação de cargas, incluindo o combustível que abastece o sul e sudeste do Pará.

A Vale repudia o ato arbitrário e ilegal praticado e informa que já obteve liminar do Poder Judiciário favorável à continuação plena de suas atividades. As obrigações assumidas pela Companhia, previstas no atual acordo de relacionamento com os indígenas integrantes da TI Mãe Maria, estão em dia.

A empresa continua dialogando com os ocupantes da linha férrea, a fim de restabelecer a operação e a retomada do Trem de Passageiros. Informações relacionadas a reembolso ou remarcação de passagem podem ser obtidas no Alô Vale (0800 285 7000).

A Vale lamenta os transtornos e continuará informando sobre este assunto por meio de seus canais oficiais.

Quinta edição da Operação Força Total reúne vários PM’s nas ruas de Parauapebas

Na noite da última quarta-feira (24), ocorreu em frente ao Quartel da Polícia Militar de Parauapebas o lançamento da 5ª edição da “Operação Força Total”.

A ação, que é realizada simultaneamente por todas as polícias militares do Brasil, tem como objetivo principal ampliar a ostensividade das tropas e demonstrar a capacidade operativa e de articulação das polícias militares em todos os 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal. Em Parauapebas, mais de dez viaturas com seus respectivos oficiais estão participando da operação que segue durante o final de semana.

Em entrevista à equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar, o segundo tenente Miranda, do 23º Batalhão de Polícia Militar de Parauapebas, afirmou que a operação tem como intuito coibir crimes no município, sendo empregado o efetivo policial em pontos estratégicos da cidade, conforme a mancha criminal. Na primeira noite da operação, os policiais seguiram em comboio pelas ruas do município e posteriormente realizaram abordagens.

Segundo tenente Miranda

No Pará, a “Operação Força Total” foi desencadeada simultaneamente em todo o Estado, e compreende a realização de abordagens, barreiras estratégicas nas vias de maior movimentação, com a intensificação do esforço policial em regiões com elevada incidência criminal, obedecendo um criterioso planejamento operacional.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Portal Pebinha de Açúcar (@pebinhadeacucar)

Advogada Maura Paulino abre mão de ser candidata nas eleições 2024 em Parauapebas

Em uma entrevista ao Blog pluatrox.com, a advogada Dra. Maura Paulino (PRD-PA) relatou que não será candidata a vice-prefeita em nenhuma chapa nas próximas eleições municipais em Parauapebas. Além disso, Dra. Maura também confirmou que não concorrerá a nenhuma vaga no legislativo como vereadora.

Durante a entrevista, Dra. Maura Paulino destacou que sua decisão está em conformidade com um compromisso assumido com os membros do Partido Renovação Democrática (PRD). “Não poderei agir de forma diferente, uma vez que preceitos éticos e morais são muito importantes para mim”, afirmou a advogada, reforçando sua postura de integridade e compromisso com os princípios que norteiam sua atuação pública e profissional.

Nascida em Fernandópolis, São Paulo, Dra. Maura Paulino se mudou para Parauapebas há 15 anos. Desde então, construiu uma carreira de sucesso e reconhecimento como advogada e empreendedora. Especialista em Direito do Trabalho e Cível, ela é presidente licenciada da OAB Subseção Parauapebas, cargo que ocupa pela segunda vez consecutiva.

Além de sua atuação jurídica, Dra. Maura é uma mulher de luta no movimento de empoderamento feminino na região. Ela é uma das fundadoras da Associação das Mulheres de Negócios e Profissionais de Parauapebas (AMNP), organização que promove o desenvolvimento e a capacitação das mulheres locais. Também é presidente do PRD Mulher Parauapebas, onde trabalha ativamente para fortalecer a participação feminina na política e nos negócios.

A decisão de Dra. Maura de não se candidatar nas próximas eleições é vista como um gesto de respeito aos compromissos firmados com seu partido e um reflexo de sua dedicação aos valores éticos que sempre pautaram sua carreira. A comunidade de Parauapebas continuará a se beneficiar de sua liderança e experiência, independentemente de sua participação direta nas eleições.

Reportagem: Gilberlan Atrox

Aposentados poderão comprar passagem aérea por até R$ 200 cada trecho

O Ministério de Portos e Aeroportos lançou nesta quarta-feira (24) a primeira fase do programa Voa Brasil, que oferecerá passagens aéreas por até R$ 200 em cada trecho. A fase inicial vai disponibilizar 3 milhões de passagens para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), independente da faixa de renda.  

Para comprar as passagens mais baratas, o aposentado não deve ter viajado de avião nos últimos 12 meses. Cada beneficiário terá direito a dois bilhetes aéreos por ano.

Segundo o ministério, mais de 23,3 milhões de aposentados terão direito ao benefício. A compra é feita direto pelo site gov.br/voabrasil com a conta do Gov.br. A conta precisa ser nível prata ou ouro, para dar mais segurança ao processo. Quem tem conta bronze deve fazer o upgrade com a inclusão de dados pessoais e reconhecimento facial.

Quem não atender aos critérios não conseguirá fazer o login no site. Ao localizar a passagem desejada no site, o usuário é direcionado para a página da companhia aérea para realizar a compra. As empresas Azul, Gol, Latam e VoePass participam do programa.

Segundo o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a ideia do governo é expandir o programa para estudantes inscritos no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A previsão é que a oferta para esse público comece no primeiro semestre de 2025.  “Esse é o primeiro passo para incluir mais brasileiros viajando pelo Brasil”, disse.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Geraldo Alckmin, destacou os benefícios do programa para a população, especialmente para a saúde. “Para combater depressão, ansiedade, não há nada melhor do que você sair, conhecer outras pessoas, visitar as pessoas queridas, família, amigos e conhecer o Brasil, esse país fascinante”.

Ociosidade

A adesão das companhias aéreas será voluntária e não há recursos públicos envolvidos ao programa. O CEO da Azul Linhas aéreas, John Rodgerson, explicou que a ideia é aproveitar a ociosidade das aeronaves na baixa temporada.

“Cada voo que nós temos, tem assentos vazios. Então, temos oportunidade de incluir mais pessoas, e isso não quer dizer que as outras pessoas terão que pagar mais, mas elas têm que se planejar mais, comprar com antecedência, não podem voar nos feriados. Os aposentados são um povo mais flexível, não têm emprego, então podem viajar quando não é o pico. Isso é onde a indústria quer que as pessoas viajem”, disse.

Atualmente, de janeiro a junho, a taxa média de ociosidade das aeronaves é de 20%.

Segundo o secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, apenas 2% da ocupação nas aeronaves brasileiras é de pessoas com mais de 65 anos de idade, sendo que a população brasileira nessa faixa etária é de 10% do total. “O nosso trabalho foi reunir esse conjunto de disponibilidade de passagens no período de baixa estação e na ociosidade das aeronaves, que chega a 20%”, explicou.

Deixe seu comentário