Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

20º Festival Folclórico da Amizade acontece neste fim de semana em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

De 8 a 10 de julho, acontece na Praça de Eventos e Centro Cultural de Desenvolvimento (CDC), o 20º Festival Folclórico da Amizade, um evento regional que tem como objetivo valorizar a cultura popular paraense-amazônica e integrar os grupos folclóricos da cidade e estados da região norte do País.

Várias atrações culturais prometem movimentar a cidade com Alvorada do Boi Faceiro, Oficinas de Bijuterias regional, Danças folclóricas, Máscaras e Cerâmica, Cortejo cultural com Boi Faceiro de São Caetano de Odivelas, Missa Cabocla, Cine Curta Pará, e apresentação de grupos folclóricos de Parauapebas, Marajó, Ananindeua, Marabá, Cachoeira do Arari, Belém, Soure, Ponta de Pedras, São Miguel do Guamá, São Caetano do Odivelas.


As oficinas e palestras vão contar com a presença de convidados especiais como Monique De Boutteville, doutora em teatro e audiovisual franco-brasileira de teatro em Paris; Josimar Azevedo, doutor em teologia com aprofundamento em antropologia e um dos fundadores da pastoral de cultura do Brasil e coordenador do curso de Produção da PUC. As inscrições para as oficinas podem ser feitas no CDC, Rua F,  de 8h às 12h e de 14h às 18h.

Segundo Clodoaldo Souza, coordenador do Festival, e integrante do grupo local Raízes Parauara, a expectativa é reunir público de 10 mil pessoas nos três dias de evento. “Para conseguirmos trazer o Fest Amizade para Parauapebas, foram três anos de planejamento. Nosso objetivo é chamar atenção do município para a importância de manter a memória dos traços de identidade cultural, reavivar, incentivar e divulgar essa cultura, ao mesmo tempo em que desenvolve esforços no sentido de fortalecer iniciativas dessa natureza”.

O 20º Fest Amizade é uma iniciativa do Grupo Raízes Parauara e tem a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), como parceira na realização do evento.

Programação:

Dia 08/07 – Sexta-feira

7h – Recepção dos grupos e convidados com  Raízes/roda de carimbó.

9h30 – Apresentação Kuarupinho

14h às 16h- Oficinas (CDC): Bijuterias regional, Danças folclóricas, Máscaras, Cerâmica

17h – Cortejo cultural com (Boi Faceiro de São Caetano de Odivelas)

18h – Celebração Missa Cabocla, Igreja de São Sebastião, Praça Mahatma Gandhi

19h – Cine Curta Pará, Praça de Eventos

19h- Abertura Solene (Raízes Parauara), na Praça de Eventos. Participação dos grupos: Ciranda Brasil, Terra Fértil, Retumbá, Atração Cultural e Roda de Carimbó.

 *Inscrições para as oficinas no CDC, de 8h às 12h e de 14h às 18h.

 Dia 09/07- (SÁBADO)

05h30 – Alvorada Boi Faceiro, Praça Mahatma Gandhi

09h – Seminário “Origem das Danças em uma visão Antropológica e sua relação com a sociedade e Religiosidade”, no CDC

11h30 – Concurso Rei , Rainha  e Miss Gay do Folclore, na Praça de Eventos

18h- Cine Pará, na Praça de Eventos

18h30 – Cortejo Cultural

19h – Apresentações Culturais: grupos Paranativo, Amazônia, Cruzeirinho, Mayrabá, Acauã, Nuaruaques, Mayaná, Sauatá, Raízes Parauara, Na Praça de Eventos

23h30 – Roda de carimbo

Dia 10/07 – (DOMINGO)

05h30  – Alvorada ( Boi Faceiro), Praça Mahatma Gandhi

8h – Ação Cultural na Feira do Rio Verde

18h – Cortejo Cultural, Praça de Eventos

18:30 – Apresentações culturais: grupos Paranativo, Amazônia, Cruzeirinho, Mayrabá, Acauã, Nuaruaques, Mayaná, Sauatá, Raízes Parauara

Publicidade

Veja
Também