Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

38% do público alvo ainda não foi vacinado contra gripe em Parauapebas

Sessenta por cento da população alvo da campanha nacional contra a gripe no Pará já foi imunizada, o equivalente a 881.509 pessoas. A meta é chegar ao percentual de até 80%, até o dia 20 de maio, prazo final da mobilização nos postos de vacinação localizados nos 144 municípios paraenses, em estratégias executadas por suas secretarias de Saúde.

Como orientadora da Campanha, a Divisão de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) recomenda que os profissionais das secretarias municipais de Saúde estejam empenhados em convencer a população pela adesão à campanha, pois a vacina concede imunidade após 15 dias da aplicação.

O público-alvo da campanha no Pará soma 1.704.531 pessoas e o objetivo é chegar a pelo menos 80% desse quantitativo, mediante o funcionamento, em todo o Estado, de 2.506 postos de vacinação fixos, além de 390 volantes e 62 fluviais, com 21.350 pessoas envolvidas, incluindo 2.048 equipes de vacinação. Além de 650 carros, também estarão disponíveis para a campanha 42 barcos, 16 voadeiras e 29 motos.

Com o objetivo de reduzir casos graves e mortes por síndromes respiratórias, a atual campanha está vacinando, gratuitamente, crianças com idade entre seis meses e menos de cinco anos, indivíduos com mais de 60 anos, profissionais da saúde, povos indígenas, grávidas, mães até 45 dias após o parto, presidiários e servidores do sistema prisional.

A Sespa informa que até às 12 horas desta sexta-feira, 13, o índice chegou a 60% da população paraense vacinada. Destes, a categoria mais imunizada foi dos trabalhadores de saúde, que ultrapassou a meta ao atingir 89%, seguida por idosos (69%), puérperas (66%), gestantes (50%), crianças (50%) e índios (35%).

Entre os municípios paraenses mais populosos, a capital foi a única cidade a cumprir a meta até o momento, com 85% da população vacinada. Os demais municípios que estão mais próximos deste índice são Abaetetuba (74%), Redenção (66%), Castanhal (63%) e Ananindeua e Parauapebas (62%). Na sequência vem Paragominas (56%), Santarém (50%), Altamira (43%), Bragança (41%), Soure (40%), Cametá (37%), Vigia (36%) e Portel (35%).

O monitoramento desses dados pode ser feito por gestores, imprensa e população por meio do Vacinômetro, sistema via internet implantado pelo Ministério da Saúde, que compila os dados preliminares encaminhados diariamente pelos municípios sobre a cobertura vacinal. A velocidade das informações repassadas está relacionada com a estrutura da rede de informática disponível, principalmente nos municípios do interior do Estado, visto que o sistema vai sendo alimentado ao longo da campanha, de acordo com as condições operacionais de cada Secretaria Municipal de Saúde.

Por isso, o percentual de pessoas imunizadas mostrado pelo serviço depende da capacidade dos gestores de reunir e repassar as informações. A recomendação é que os postos de saúde, que são administrados pelas prefeituras e não pelo Governo do Estado, funcionem em horário integral, ou seja, das 8h às 18 horas. Mas essa carga horária fica a critério das administrações municipais.

No link disponibilizado pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (http://sipni.datasus.gov.br/si-pni-web/faces/relatorio/consolidado/vacinometroInfluenza.jsf) é possível conferir o desempenho de cada um dos 144 municípios paraenses, bem como o número de crianças imunizadas por idade. A alimentação dos dados é feita on line pelas Secretarias Municipais de Saúde em tempo real.

Reportagem: Mozart Lira / Agência Pará

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário