Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Jovens se apresentam e são dispensados do serviço militar obrigatório

Cento e cinquenta jovens receberam na manhã desta quarta-feira (14) seus respectivos certificados de dispensa de incorporação no serviço militar obrigatório. Os alistamentos foram feitos no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), durante o mês de outubro e, como de costume, todos os alistados se apresentam para fazer o juramento à bandeira e assim receberem o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Na contramão disto, há muitos jovens que se alistam com o sonho de servir, porém, por terem feito a inscrição em zona de dispensa, ou município não tributário, não são convocados a formar fileira nas Forças Armadas, o que não impede, segundo o 1º tenente do Exército Marco Nunes, que eles entrem para a carreira militar, através de concurso público.

“Parauapebas, por exemplo, é um município não tributário, então, todos os que se alistam aqui são automaticamente dispensados do serviço militar”, explicou tenente EB Marco, detalhando que, além do alistamento militar, feito tradicionalmente no ano em que se completa 18 anos de idade, os interessados podem acessar uma carreira militar através de concursos públicos feitos pelo Exército, Marinha e Aeronáutica.

Segundo ainda Marco Nunes, há ainda os de carreira, optado por pessoas jovens que entram nas Forças Armadas e ficam até se aposentar por tempo de serviço, ou os concursos para prestação de serviço temporário com duração de 7 a 8 anos, tanto para praças quanto para oficiais.

O alistamento militar deve ser feito no ano em que o jovem completa 18 anos. Em Parauapebas, o serviço é prestado na Junta Militar, localizada no Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP), onde funciona provisoriamente o SAC, devendo levar apenas duas fotos três por quatro e a Certidão de Nascimento.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário