Águas do Pará atribui problema a oscilações de energia e informa que equipamentos foram danificados

Prestes a completar dois meses desde que assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na zona urbana de Parauapebas, a concessionária Águas do Pará enfrenta uma série de reclamações por falhas no fornecimento de água em diversos bairros da cidade.
Desde a substituição do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP), moradores relatam interrupções frequentes, baixa pressão nas torneiras e longos períodos sem abastecimento. Nesta semana, inclusive, foi registrado protesto de moradores que cobram providências e a normalização imediata do serviço.
Equipamentos queimados após oscilações de energia
No último domingo (22), a concessionária divulgou nota à imprensa informando que novas oscilações no fornecimento de energia elétrica, registradas provocaram danos a dois motores do sistema.
Segundo a empresa, os equipamentos queimados são essenciais para o funcionamento do sistema de abastecimento, o que resultou na redução da vazão de água na área atendida pela ETA 01.
A Águas do Pará afirmou que as oscilações de energia na região são frequentes e que, como o sistema depende diretamente da eletricidade para operar, essas ocorrências acabam impactando o fornecimento de água.
Bairros afetados
A redução no abastecimento pode causar baixa pressão ou interrupção temporária nos seguintes bairros:
Vila Rica, Casas Populares, Altamira, Alto Bonito, Betânia, Novo Horizonte, Primavera, Cidade Nova, Maranhão, Jardim Canadá I e II, União, Beira Rio, Parque dos Carajás I e II, Cidade Jardim, Liberdade I e II, Rio Verde, Bairro da Paz, Nova Vida, Guanabara, Caetanópolis, Jardim América I e II, Morada Nova, Parque das Nações I e II e parte do São Lucas.
Moradores dessas localidades relatam que o problema não é isolado e que as falhas vêm ocorrendo com frequência desde que a nova concessionária assumiu os serviços.
Normalização será gradual
De acordo com a empresa, equipes técnicas já trabalham na substituição dos equipamentos danificados para retomar o funcionamento pleno do sistema o mais rápido possível.
Após a conclusão dos reparos, o abastecimento será restabelecido de forma gradual, podendo levar algumas horas até a completa normalização, segundo informou a concessionária.
Canais de atendimento
A Águas do Pará informou ainda que permanece à disposição da população por meio do telefone 0800 091 0091 (ligações e WhatsApp) e pelo aplicativo Águas App, disponível para Android e iOS.
Enquanto isso, moradores seguem cobrando soluções definitivas para evitar que a população continue sendo penalizada com constantes interrupções no abastecimento de água em Parauapebas.























