Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Ação conjunta entre SEMSA e SESPA garante agilidade no atendimento aos munícipes de Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O paciente, N. L. P., 02 anos, acompanhado por sua mãe, foi transferido na tarde desta segunda-feira, 22, em uma aeronave modelo Turbo Hélice – OTV, para o Hospital Regional de Santarém.

A criança deu entrada no Hospital Geral de Parauapebas – HGP, na última sexta-feira, 19, sendo recebida pela equipe médica da Dra. Silvia Letícia S. Maués, que, após uma ultrassom constatou uma obstrução intestinal, sendo uma condição gastrointestinal em que o material digerido é impedido de passar normalmente pelo intestino.


A Dra. Silvia Letícia observou através dos exames que o paciente estava com líquido livre em sua região abdominal e que seria necessário uma Laparotomia Exploradora. “O paciente recebeu toda atenção necessária enquanto internado na ala pediátrica do HGP, porém, devido à gravidade do caso, ele deverá passar por uma operação na qual é realizada para examinar os órgãos abdominais e ajudar no diagnóstico de qualquer problema, incluindo dor abdominal, no caso de do paciente, para desobstruir o intestino dele”, explica a pediatra.

“Tão logo constatado a gravidade da situação e a necessidade de uma transferência do N. L., nossa equipe de Regulação repassava diariamente para a central de leitos, boletim médico atualizado e acompanhando a atualização junto ao Sistema das Regulações Pactuadas (SER – Sistema Estadual de Regulação e SISREG – Regulações Municipais). Paralelamente, entrei em contato com o Secretário de Saúde do Estado do Pará, Alberto Beltrame, que juntamente com o Diretor de Regulação do Estado, Guilherme Neves, colocou sua equipe a nossa disposição, direcionando a criança para o Hospital Regional de Santarém. Quero agradecer ao Secretário, Alberto Beltrame e ao Diretor de Regulação, Guilherme Neves, pela parceria que, sem dúvidas, alinhado com o compromisso da nossa equipe faz toda diferença na humanização do atendimento aos munícipes de Parauapebas”, ressalta o secretário de Saúde de Parauapebas, Gilberto Laranjeiras.

O gestor da pasta da Saúde de Parauapebas salienta que recebeu a notícia da liberação de leito no Hospital Regional de Santarém solicitou através da Central de regulação de Parauapebas, transporte aéreo a Central Estadual do Aéreo SUS em Belém. “Nossa gestão trabalha por um atendimento humanizado e de qualidade para o nosso povo, é uma preocupação constante do nosso prefeito Darci Lermen, que vidas sejam poupadas, que o atendimento seja rápido e de qualidade”, conclui o gestor da pasta da Saúde.

O paciente e sua mãe foram conduzidos do Aeroporto Maestro Wilson Fonseca em Santarém-PA, em uma ambulância da Brasil Vida até ao Hospital Regional onde passará por novos exames para a realização de sua cirurgia.

Publicidade

Veja
Também