Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Agricultores da APA do Gelado são beneficiados por ação de mineradora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Cerca de 100 famílias foram beneficiadas pelo serviço de mecanização para produção da agricultura familiar, na APA do Gelado, em Parauapebas. Entre eles, o agricultor Odilon Domingues de Araújo, de 81 anos, que já colheu as primeiras espigas de milho cultivadas em dois hectares de sua propriedade. A iniciativa é fruto da parceria entre Vale, Associação de Produtores da APA do Igarapé-Gelado (Aproapa) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A engenheira agrônoma da Aproapa, Rucione Alves da Silva, explica como o serviço foi realizado. “Durante dois meses nós tivemos quatro equipamentos diferentes, um trator de esteira, dois tratores com grade e uma plantadeira, preparando a terra para as lavouras. Alcançamos mais 181 hectares mecanizados, em 100 propriedades da APA”, comenta.


O tamanho da área é um dos principais entraves para a contratação desse serviço. “É muito difícil encontrar alguém que queria fazer serviço em uma área pequena. Nem sempre a gente consegue trazer um trator de Parauapebas para trabalhar em cinco hectares. Mas com a mecanização que a Aproapa fez em parceria com Vale, nós tivemos um serviço de qualidade, realizado na época certa, antes da chuva. E o único custo para o produtor foi a semente”, explica o agricultor Randy Alves, que está aminado, aguardando a colheita. “Espero colher 200 sacas de milho. Estamos na expectativa de um lucro superior há R$ 7 mil, que vai ajudar muito no orçamento da família”, comemora.

A Vale acompanhou a execução do serviço. “Conforme acordado com a comunidade, o serviço de mecanização deverá incentivar a produção nas pequenas propriedades. Do total de 181 hectares, cerca de 58% deve ser de milho, 14% de produção consorciada de milho e mandioca, e 28% de capim, para o manejo de gado. Acreditamos que investir no fortalecimento da agricultura familiar é contribuir para o fortalecimento do homem do campo e diversificar a economia do município”, ressalta o gerente de relacionamento com comunidades da Vale, no Pará, Sérgio Costa.

Publicidade

Veja
Também