Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Alunos de Parauapebas são destaque na Olimpíada de Matemática

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Estudantes da rede pública municipal de ensino de Parauapebas foram destaques na 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada em 2015, com a conquista de 40 menções honrosas e seis medalhas, sendo uma de prata e quatro de bronze.

A cerimônia de premiação dos 17 alunos medalhistas de sete municípios da região do PA02: Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Jacundá, Marabá, Paragominas, Parauapebas, São Domingos do Araguaia, ocorreu na tarde do último sábado (25), no auditório do Campus I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).


Durante o evento, também foram certificados os professores e as escolas que se destacaram nas Olimpíadas, como também foi entregue o troféu à Secretaria de Educação premiada.

OS PREMIADOS DE PARAUAPEBAS

Das seis medalhas conquistadas por Parauapebas, a prata foi mérito do estudante Lucas Fernandes Araújo Silva, da Escola Chico Mendes, já as de bronze ficaram com Fagno Sousa Oliveira Segundo, da Escola Paulo Freire; Ramon Apolinário Mendonça, da Novo Horizonte; Carla Ellen Silva Lemos, da Eduardo Angelim; e com as alunas Jéssica Ribeiro Afonso e Karina Seibert Teixeira, ambas da Chico Mendes.

Além dos alunos, os professores Katiuscia Coelho da Silva (Chico Mendes) e Maurício Reis Pereira de Sousa e Uerlei Moreira da Silva (18 de Outubro) e suas respectivas escolas, por meio dos diretores, também foram homenageados nesta edição.

Para o estudante Lucas Fernandes Araújo Silva o resultado da Obmep foi fruto de muita dedicação. “Sou um aluno estudioso, mas a Obmep me incentivou a estudar mais ainda. Durante a segunda fase, fora o horário de aula, eu estudei no mínimo duas horas por dia. Estou muito feliz com o resultado”, enfatizou o aluno.

A professora Katiuscia Coelho da Silva relatou o quanto à escola se empenha para preparar os alunos para a Olimpíada. “Todos os anos a escola se destaca na Obmep, acredito que por ter uma equipe bastante comprometida. Nós procuramos trabalhar a matemática de uma forma diferenciada, oferecendo inclusive aulas extras, fora do turno de aula, nas sexta-feiras, momento em que revisamos as questões disponibilizadas pela Obmep”, explica

Pedro Emiliano Botelho Neto, coordenador de Matemática dos 3º e 4º ciclos, representou a secretaria Municipal de Educação (Semed) durante o evento. Para ele o município tem crescido muito dentro da Olimpíada em razão do bom trabalho realizado pelos professores e dos investimentos feitos pela Semed em formações continuada. “Essa é nossa maior conquista em número de medalhas na Obmep, desde que começamos a participar, sem dúvida, fruto do empenho de nossos educadores, que contam com o apoio da Semed por meio do Setor de 3º e 4º Ciclos”, frisa o educador.

A OLIMPÍADA

A Obmep foi iniciada em 2005, é promovida pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCTI), conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e é supervisionada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Seu objetivo é estimular o estudo da Matemática em alunos e professores de todo o país.

Reportagem: Messânia Cardoso/Semed

Publicidade

Veja
Também