Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Alunos do campo superam anos de ausência à escola e concluem ensino fundamental

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

As irmãs Elcinete, 29 anos, e Elcineide Lima Saraiva, 24, afirmam que têm muito a comemorar. Morar no campo, adaptar-se à rotina de aulas após anos de ausência à escola, conciliar família e estudos foram seus principais desafios até a conquista do certificado de conclusão da 8ª série, do ensino fundamental. “Não tinha pretensão alguma a voltar a estudar. Se não fosse a dedicação da equipe do Pro Jovem em nos oferecer essa oportunidade e nos acompanhar durante dois anos, sinceramente, não estaria aqui hoje”, assumiu a irmã mais velha, aluna na escola Crescendo na Prática, Palmares II.

Elcinete e Elcineide fizeram parte da turma de 26 formandos do Pro Jovem Campo, um programa que tem como objetivo oferecer a pessoas com idade entre 18 e 29, a oportunidade de cursar de 5ª a 8ª série.


A solenidade de formatura aconteceu na noite de ontem, 17, na Escola Chico Mendes, Cidade Nova. Anaciara Lopes, coordenadora do Pro Jovem Campo, que trabalha há 10 anos com Ensino de Jovens e Adultos (EJA), afirma que o maior desafio para o EJA é evitar a evasão. “Começamos com uma turma de 65 alunos e conseguimos formar 26, nos sentimos parte dessa importante história. Alunos e professores ensinando e aprendendo”

Para Rayana Gondim, da Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ), a formatura desses 26 alunos é a conclusão de uma etapa e significa o início de uma nova caminhada. “Essa iniciativa traz uma nova perspectiva para o campo. Possibilidade de conhecimento e qualificação profissional”, disse.

O Pro Jovem Campo é resultado de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal. Em Parauapebas, compartilham atuação o Conselho Municipal Juventude (CMJ), Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Reportagem: Lisane Bitencourt / Foto: Anderson Souza

Publicidade

Veja
Também