Pesquisar
Close this search box.

Após falta de leite especial na Secretaria de Saúde de Parauapebas, mães fazem ‘vaquinha’

Todos os meses centenas de mães vão à Secretaria de Saúde de Parauapebas (SEMSA) à procura de leite especial para crianças que têm alergia ou são intolerantes à proteína do leite, por isso nenhum outro alimento que contém leite pode ser ingerido por quem sofre da doença. O preço dos produtos nas farmácias é alto, por isso 205 crianças recebem o auxílio do Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde.

De acordo com três mães que acionaram o Ministério Público na última quinta-feira (20), o leite parou de ser fornecido, diante disto elas se uniram para denunciar o que para elas é um descaso.

Uma das mães, Ivana Silva, que tem duas filhas gêmeas de três anos, afirma que sem o leite as crianças perdem peso e chegam a ficar doentes. “É desesperador seu filho pedir o leite e não ter”, disse.

Tayanara Lúcia, mãe de Davi, de quatro anos, já enfrentou o problema em outra ocasião, na época ela procurou a imprensa para fazer a denúncia e a justificativa dada pela Secretaria de Saúde foi de que o leite estava em falta para ser adquirido, mesmo assim o ex-secretário da pasta, João Luiz, anunciou uma compra de emergência. Segundo Tayanara, as mães foram orientadas a procurar o MP para pressionar o governo a voltar a entregar o leite, eles são principalmente o Neocate, Pregomin e Aptamil. O Neocate, por exemplo, está em falta em uma farmácia consultada, mas uma lata de 400mg custa R$ 238,00.

Diante da dificuldade em ter acesso ao leite especial, as mães fazem o rateio entre si para evitar que a saúde das crianças seja prejudicada, pois elas afirmam não ter condições financeiras para comprar os produtos.

OUTRO LADO

Procurada pela equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou em nota que: “na próxima semana realizará a compra dos tipos de leite que estão em falta no estoque que atende crianças com intolerância à lactose. As latas de leite não haviam sido compradas ainda em função de dificuldades orçamentárias por quais passa a Semsa, por esse motivo, ajustes de redução de custos estão sendo realizados para evitar que insumos, medicamentos e o próprio leite para crianças com intolerância à lactose falte nos estoques”.

Reportagem: Jéssica Diniz – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar
Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Leia mais

Deixe seu comentário