Após 22 dias de greve, os servidores do Detran encerraram a greve na instituição. A decisão foi tomada em assembleia dos servidores na manhã desta sexta-feira (19).
O Governo teria assegurado a equiparação do Adicional de Risco de Vida para os 315 fiscais de trânsito da ativa, em relação à Polícia Militar e aos Bombeiros, passando o benefício de 80% para 100%.
Também foi garantido, de acordo com o Sindicato, o reajuste do valor das diárias de viagem para todos os servidores do estado, que hoje está em R$ 135,00. o reajuste será garantido por meio de projeto de lei a ser enviado para a Assembleia Legislativa do Estado até o final do mês de agosto deste ano.
No acordo, o governo informou que cumprirá integralmente o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), regulamentando a Avaliação de Desempenho dos servidores, por meio de decreto.
Segundo Elison Oliveira, do Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará (Sindtran), uma das principais conquistas também foi a mesa permanente de negociação junto a alguns órgãos do governo, como a Secretaria de Administração (Sead), Secretaria de Segurança Pública (Segup), Detran e Casa Civil.
Para ele, outro avanço foi a atenção para a necessidade de pensar melhorias para o trânsito do estado e também a exoneração de funcionários fantasmas e outros envolvidos em casos de corrupção. Segundo Elison, a devoulação do prédio da Ciretran de Igarapé-Miri, nordeste do estado, onde haviam dois gerentes, mas nenhum serviço era prestado.
Reportagem e foto: DOL