Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Após recesso, vereadores de Parauapebas retomam trabalhos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Em recesso desde o dia 19 de dezembro, os trabalhos do Legislativo de Parauapebas foram retomados nesta quinta-feira (15), por volta das 9h00. A data é estabelecida no Regimento Interno daquela Casa de Leis, quando foram reabertos os trabalhos da 8ª legislatura.

Sendo apenas uma Sessão Solene, nenhuma proposição foi apreciada, mas o tempo foi dedicado para falas dos parlamentares que expuseram suas expectativas para o ano de 2018.


A sessão contou ainda com a presença de diversas autoridades, entre elas, secretários municipais, o vice-prefeito Sérgio Balduíno e o deputado estadual Gesmar Costa, que também fizeram uso da tribuna desejando sorte aos parlamentares neste novo ano.

 

Para muitos dos 15 componentes do parlamento de Parauapebas esse é o segundo ano de sua primeira experiência. Exemplo de Elias Ferreira (PSB), presidente da mesa diretora; além de Joel do Sindicado e Francisca Ciza, ambos do DEM; Luiz Castilho (PROS); Rafael Ribeiro (PMDB) e Kelen Adriana (PTB); e Horácio Martins (PSD); todos em seus primeiros mandatos.

Apesar de estar em seu primeiro mandato, na condição de suplente, Rafael Ribeiro, o mais jovem parlamentar de Parauapebas, tem destaques importantes. Um deles é ser filho deste município; outro é ter experiência na militância onde lutou pelas políticas públicas voltadas para a juventude.

Horácio Martins, além da experiência de vida, com 58 anos de idade, exerceu a função de Secretário Municipal de Produção Rural na gestão anterior, tendo sido o único secretário que não foi trocado durante todo o governo de Valmir da Integral.

Mas, a Câmara de Parauapebas conta ainda com parlamentares reeleitos, três deles pelo PSDB. Um é Zacarias Marques que, além de acumular mais de 30 anos de serviço público, esteve em uma cadeira na condição de suplente na gestão anterior. Francisco do Amaral Pavão (PSDB) é outro reeleito que também esteve na mesa diretora no mandato passado e agora ocupa pela segunda vez espaço no comando do parlamento municipal como vice-presidente. Ivanaldo Braz (PSDB), além de reeleito, traz consigo a experiência de ter sido presidente deste parlamento, quando teve a missão de reconstruir a imagem da Câmara em um período em que, além de afastados, houve prisão de parlamentares.

Marcelo Parcerinho e Maridé, ambos do PSC, também são reeleitos e somam com suas experiências. João do Feijão (PV), retornou ao parlamento pela terceira vez. Eliene Soares (PMDB) também teve um mandato anterior na legenda petista, mas trocou de legenda e também se reelegeu.

Joelma Leite (PSD), também teve passagem pela Câmara Municipal na gestão anterior, quando assumiu uma cadeira na condição de suplente. Mas, além disso, carrega consigo a experiência de oito anos no Poder Executivo, tendo sido responsável por implantar a Secretaria Municipal da Mulher, sendo também a primeira gestora daquela pasta onde permaneceu por oito anos.

Esta legislatura também tem como diferencial o aumento do número de mulheres, quatro ao todo: Eliene Soares, Joelma Leite, Francisca Ciza e Kelen Adriana.

A bancada evangélica também se faz notar, tendo em sua composição: Pavão, Marcelo Parcerinho, Maridé, Joel do Sindicato, Eliene Soares, Rafael Ribeiro e Kelen Adriana.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também