AS FIGURAS DA CIDADE: Eudes, o “Rambo” de Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Eudes Pereira, o “Rambo” da Rua do Comércio

As pessoas que passam pela Rua do Comércio, quase na esquina com a Rua Rio de Janeiro, no Bairro Rio Verde, em Parauapebas (PA), em uma loja que vende aparelhos de celulares e acessórios, à esquerda de quem vai em direção ao Hospital Santa Terezinha, já devem ter visto um jovem segurança perfilado e atento a tudo o que ocorre na área. O que chama a atenção é que ele passa o dia todo equipado como se fosse o personagem Rambo, tão bem interpretado pelo famoso ator norte-americano Sylvester Stallone. O segurança chama-se Eudes Pereira dos Santos, de 40 anos. Ele nasceu em Floresta (PE), mas ainda garoto foi com a família para Teresina, e depois para Caxias (MA), que fica a 70 km da capital piauiense.

Em 2005, o irmão dele, Hernani, veio morar em Parauapebas (PA) e trabalhar como segurança. Em 2008 veio a família toda: Eudes, os pais, Antônio Deocleciano dos Santos e Maria José Moraes Santos e os irmãos Elvis, Dioclécio, Danilo, Ionara e Ione. Atualmente, o Hernani trabalha na área da construção civil.


O trabalho do irmão despertou o interesse do Eudes pela a área de segurança. Desde Pernambuco que o menino Eudes era fã do ator Sylvester Stallone, que interpretou com maestria os personagens Rock, o lutador, e Rambo, da série de sucesso Rambo, “o soldado boina verde e ex-combatente da Guerra do Vietnã John Rambo”. Eudes gosta tanto do Rambo que já assistiu todos os filmes da série.

Há um ano ele trabalha na loja na Rua do Comércio. O serviço é puxado. Começa às 8h da manhã, tem uma hora para o almoço (quando pede para um amigo ficar em seu lugar, ou melhor, no “posto”), vai até às 19h00, e folga aos domingos. Ele disse que ganha um salário mínimo e está feliz no trabalho que faz, “porque protejo a sociedade”.

Não dói os joelhos, não, por ficar tanto em pé? – pergunta o repórter.

Não. Não dói nada. Já estou acostumado e gosto do que faço, disse ele.

A indumentária é caprichada. A cor preferida é o verde, parecendo o uniforme de um militar do Exército, e ele acrescenta: uma boina, lança fogo, algema, pistola que dispara chumbo como se fosse bala de borracha, cassetete de madeira e um “rádio balístico”, que segundo ele, “pode se comunicar com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros a qualquer momento, em caso de emergência”. Ao mostrar um dispositivo que parece um controle remoto, ele explica: “Quando aperto aqui, sai fogo no lança chama na hora”.

Esse uniforme e todos esses acessórios não esquentam, não?

“Esquentam, mas aguento e já acostumei”, afirmou o “Rambo”, acrescentando que sua presença na loja inibe os assaltantes. “O bandido não tem coragem de cometer algum crime porque sabe que a loja está protegida e tenho o apoio das forças policiais”, destacou. Ele disse que desde quando começou o trabalho na loja especializado em aparelhos celulares há um ano “nunca houve assalto ou roubo”. As funcionárias da empresa, ouvidas pela reportagem, disseram que se sentem mais seguras com a presença do “Rambo” o tempo todo na entrada da loja.

Com apenas o ensino fundamental, Eudes Pereira disse que sua meta é fazer cursos de especialização em segurança e trabalhar em uma empresa de transportes de valores ou que faz segurança para agências bancárias.

Parauapebas

O pernambucano disse que se adaptou fácil em Parauapebas e gosta muito da cidade. “Parauapebas é uma cidade muito boa. E meu trabalho aqui é para proteger a sociedade”, afirmou, ressaltando que “há assaltos nas imediações em lojas que não têm segurança e estão desprotegidas”.

Eudes Pereira, o nosso “Rambo”, é casado há 17 anos com a cozinheira Maria Francisca Ribeiro da Rocha Santos e não tem filhos. E antes de atuar como segurança, ele trabalhou fabricando desinfetantes. “Sei fabricar qualquer tipo de desinfetante”, destacou.

Atencioso e gentil com as funcionárias da loja e com os fregueses que chegam a cada momento, Eudes Pereira, o “Rambo”, é mais uma figura que faz história em Parauapebas e vive feliz na cidade com o trabalho que faz no dia a dia.

“Rambo” foi entrevistado por Lima Rodrigues

 

Rambo

Rambo é uma série de filmes baseada no romance “First Blood”, de 1972, escrito por David Morrell, mas que tornou-se célebre pelos filmes protagonizados pelo ator norte-americano Sylvester Stallone. A série tem como personagem principal o soldado boina verde e ex-combatente da Guerra do Vietnã John Rambo, considerado um dos grandes sucesso de crítica e de bilheteria do cinema mundial. O primeiro Rambo: Fist Blood foi lançado em 1982. Depois vieram o Rambo II em 1985, o Rambo III em 1988, o Rambo IV em 2008 e o Rambo V: Last Blood, em 2019. (Fonte: Wikipedia).

veja também