Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Assentados do PA Taboqueira recebem visita do Incra e da Prefeitura de Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O último sábado (18), foi marcado pela visita do superintendente regional do Incra do Sul do Pará, Asdrúbal Bentes, ao Projeto de Assentamento (PA) Taboqueira, localizado na divisa entre os municípios de Marabá e Parauapebas, na região conhecida como Contestado.

A presença do superintendente no PA Taboqueira teve como objetivo receber, pessoalmente, a demanda dos vários assentamentos que compõem a região. Estiveram presentes, na reunião, cerca de 600 pessoas, oriundas de mais de 20 PAs.


Durante seu discurso, Asdrúbal Bentes falou sobre a importância de visitar os assentamentos e conhecer os problemas e as pessoas mais de perto. Ele lembrou que este ano, o Incra pretende entregar 18 mil Contratos de Concessão de Uso (CCU) e, pelo menos, sete mil títulos definitivos. “Eu não posso entregar o título, se o projeto não estiver redondo”, informou o superintendente aos presidentes de associações presentes, lembrando que os mesmos devem ficar atentos às suas obrigações à frente dos PAs.

O evento contou, ainda, com a presença do prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen, do vice-prefeito Sérgio Balduíno, secretários municipais de Agricultura, Saúde e Assistência Social, além de vereadores dos municípios de Parauapebas e Marabá.

Um dos problemas atuais do PA Taboqueira é a atualização do cadastro das famílias no CadÚnico, o cadastro que dá acesso às políticas públicas do Governo Federal. Para resolver este problema, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Parauapebas levou uma equipe para cadastrar, ou atualizar o cadastro, as famílias que vivem na região. Finalizando o processo de quem mora em Parauapebas e preenchendo os formulários de quem mora em Marabá, para posterior encaminhamento à prefeitura deste município.

A secretária-adjunta da SEMAS, Suely Guilherme, falou sobre o CadÚnico e a parceria com a prefeitura de Marabá. “A gente sabe que aqui é uma área pertencente a Marabá, mas nós viemos no intuito de parceria. Aqueles que têm o cadastro único em Parauapebas, a gente faz o recadastramento e inserção de novas famílias. Aqueles que são de Marabá, a gente faz o mesmo e enviamos para Marabá, é uma maneira de facilitar a vida das famílias”.

O PA Taboqueira foi criado em dezembro de 2003 e tem 40 famílias assentadas, numa área de 1.157 hectares.

Publicidade

Veja
Também